Buscar

Estudo Dirigido 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estudo Dirigido
Matéria: Comportamento Organizacional
Aluno: Pedro Henrique
1. Organização: cultura organizacional e rotatividade. Equipe:produtividade.
2.A área do comportamento organizacional é uma área de confluência pois é a somatória de diversas ideias, convergência de várias ideias, mas é pulverizada porque apresenta vários conceitos, mas nenhum deles de grande abrangência, ou seja, édividade em pequenas frações, dificultando a formação de algo geral.
3.Max Weber: defende a dominação por meio da burocracia, ou seja, presença de normas, além de também contribuir com as ideias do capitalismo somado à ética protestante.
Marx: defende as que o diferencial são as transformações que o homem faz na natureza. Contribuiu tambem com a ideia da mais-valia e da luta de classes.
Taylor: Maximização do lucro por meio da eliminação da “cera”, defendendo o cientificar do trabalho.
Keynes: Traz a ideia do bem-estar social, que tem como base o ciclo progressista. Conceitos muito bem empregados na sociedade do século XX dos países desenvolvidos.
Ford: Contribui com a inserção da esteira nas fábricas, montando linhas de produção, além de se preocupartambém com o indivíduo dentro e fora da empresa.
4. 1ª Revolução Industrial: Trabalho visto como “cooperação”, trabalhador oferece a mão de obra e o empregador o salário. O foco era a mais-valia, portanto, o operário era cada vez mais alienado,trabalhando de forma exaustiva, monótona, humilhante, discriminante, etc.
2ª Revolução Industrial: Trabalho baseado no modelo Taylorista-Fordista, o que acabou por alienar ainda mais o operário, fazendo-o pensar menos e trabalhar de forma cada vez mais dividida. Somado às péssimas condições de trabalho e início de pensamentos que melhoravam a forma de trabalhar, a insatisfação tomou conta, deixando em risco esse modelo.
3ª Revolução Industrial: Esgotamento do modelo Taylorista-Fordista, ocasionando quebrado sistema e necessidade de novas estratégias de trabalho. As novas tecnologias geraram desemprego estrutural e dissociação entre crescimento econômico e oferta de emprego. Condições de trabalho melhores, porém, exigência cada vez maior do trabalhador, cada vez mais qualificado.
5.Falso. Para o protestantismo o trabalho deveria ser exercido de forma planejada, padronizada e disciplinada, dessa forma se obteria abundância geral e sucesso individual. Porém o resultado disso foi uma exploração radical do operário. Para Marx, o trabalho deveria ser humanizado, sendo isso o que diferenciava o homem do animal, o contrário gerava alienação, exploração, humilhação, embrutecimento e submissão.
6.Melhor. Antes o trabalho era em péssimas condições, sem direitos trabalhistas, tudo a merce do que os donos pretendiam, sem se importar com o operário. O trabalhador não deveria pensar, ele deveria fazer.Atualmente o bem-estar do indivíduo é insumo necessário a realização da tarefa. Você possui um maior envolvimento do trabalhador no processo decisório, possui direitos e deveres e é reconhecido como parte importante para o conjunto.
8.Sim, pois esse é o conceito de organização. Ela abrange várias áreas de trabalho, se fazendo presente em diversos tipos de atividade, comose fosse um conjunto de várias empresas em uma só, valorizando características individuais como: divisão em cargos, habilidades, motivação dentro da empresa; e características coletivas, como: apontar líderes, promover a comunicação entre as diferentes partes, a composição selecionada do grupo, e etc.
9. É uma estrutura hierárquica, com divisão de funções e cadeia de comando.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais