Buscar

atividade 1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
NOME: ANA CAROLINA TIBCHERANY AMARAL
MATRÍCULA: 2578344
Nos estudos ligados ao comportamento organizacional, teremos três áreas de análise: a microrganizacional, mesorganizacional e a macrorganizacional. Na classificação comportamental microrganizacional, o objeto a ser analisado é o indivíduo sozinho no desempenho de suas funções dentro da organização e três teorias da psicologia são utilizadas, a experimental, clínica, e industrial. Na classificação mesorganizacional, o destaque está relacionado ao trabalho em equipe e nos grupos dentro das organizações, ao contrário do citado anteriormente. E na classificação macrorganizacional, são consideradas questões sobre aquisição de poder nas empresas, soluções para conflitos e diferentes formas de estruturas organizacionais para a eficácia das empresas. 
Visto isso, compreender o comportamento organizacional se faz importante e é fundamental para a empresa em análise, melhorando as formas de motivação e de valorização de seus colaboradores, diminuindo a rotatividade dentro das empresas e demais problemas, visando sempre o crescimento da mesma. E ainda, permite aproximar o setor administrativo das equipes de trabalho de modo a entender suas demandas e maneiras de pensar e agir. Além disso, pode propor soluções e metas que possam estimular a proatividade e o engajamento de todos os profissionais.
Uma prática que os gestores das organizações podem desenvolver para incentivar uma mudança de comportamento dos funcionários e consequentemente levar a um processo de aprendizado é a motivação. A motivação é descrita como um estímulo psicológico que encoraja indivíduos a começarem e darem continuidade a algum projeto. Todo ser humano precisa de encorajamento, e motivos para entregar bons resultados. A falta desse ânimo, afeta de forma negativa os resultados a serem entregues por esse profissional no âmbito empresarial, sendo exatamente isso que todo líder deve evitar. Ter funcionários sempre motivados é o grande desafio para os gestores. O fato é que trabalhadores motivados e satisfeitos são mais criativos, proativos e autossuficientes. Levando isso em conta, com uma adoção efetiva de estratégias motivacionais, os gestores conseguem obter resultados satisfatórios e mantêm a produtividade em alta. Adotar medidas que vão além da remuneração é uma ótima rota de auxilio para alcançar tal objetivo, como por exemplo, dividir tarefas de acordo com a aptidão de cada um, incentivar a criatividade, promover desafios internos, estabelecer metas alcançáveis, reconhecimento por bons resultados, feedbacks com regularidade e clareza, dentre outros. Claro, que o primordial é sempre investir em um bom ambiente de trabalho. 
Diante de tudo estudado e descrito anteriormente, e também dando continuidade no tema motivação, vou discorrer um pouco sobre a pessoa que me motiva e tenho total admiração no meu ambiente de trabalho. O nome dele é Rony Meisler. É o CEO do grupo ao qual faço parte, o Grupo Reserva, e é um dos caras mais motivacionais, mais humano, mais preocupado com os valores que são passados e disseminados dentro da empresa. “Cuidar, emocionar e surpreender as pessoas todos os dias”, esse é o lema da empresa e não é apenas uma frase descrita num quadro ou nas paredes dos escritórios e lojas, é diariamente aplicável dentro da empresa. “Café com sócios” é um dos programas de incentivo, motivação e reconhecimento para os colaboradores de todos os setores ao qual se destaquem. Promoções de níveis e para outros setores, de acordo com seu desempenho e destaque, são alguns poucos exemplos da cultura cultivada na empresa e criada por ele. Sempre visando o crescimento do colaborador que esta dentro, fazendo com que o mesmo cresça e desenvolva, ao invés de buscar fora. Um cara extremamente extrovertido, que apesar da posição a qual ocupa, faz questão de se fazer presente nos setores dos escritórios, e nos pisos de loja no varejo. Encontrar com ele não é difícil, um cara de fácil acesso, pronto a ouvir e servir. E que orgulho eu tenho em pertencer e fazer parte de uma empresa tão incrível e liderada por ele. E para finalizar esse trabalho, deixo uma frase descrita por ele que acho sensacional e tem muito significado para mim no âmbito profissional. 
“Se não cuidamos das pessoas no nível máximo, elas não vão entregar resultados no nível máximo”. 
Rony Meisler
Referências
“O caminho para o acerto é o erro”, diz CEO da AR&Co | Carreira | Valor Econômico (globo.com) . Acesso em 19 de março de 2024.
BERGAMINE, Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. 6 ed. Atlas, 2013.

Continue navegando