Buscar

POLIMERIZAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

POLIMERIZAÇÃO
A polimerização é uma reação em que as pequenas moléculas, denominadas monômeros, se combinam quimicamente para formar estruturas mais longas (macromoléculas). Existem dois tipos de polimerização: por condensação e por adição.
Polimerização por adição
Os polímeros feitos por reações de adição constituem o principal processo de produção de plástico. Para que as estruturas se liguem, é necessária a existência de insaturações. Essas insaturações (apenas as ligações pi) serão rompidas; assim, uma valência livre de cada carbono surgirá na extremidade da molécula.
Desta forma, as moléculas serão adicionadas umas às outras repetidas vezes. Nas reações por adição, podem gerar dois tipos de polímeros: homopolímeros (quando os meros são iguais) e copolímeros (quando os meros são diferentes).
Polimerização por condensação
Neste tipo de reação, não há necessidade do monômero possuir insaturação; porém, é necessário que o monômero seja bifuncional, isto é, que apresente grupo funcional repetido duas vezes. Por exemplo, deve ser um diálcool ou diácido carboxílico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando