Buscar

CEDERJ AD1 Psicologia da Educação 2018.1 (3) Luciane de sousa macedo Polo Itaguaí

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD1 – 2018.01
Entrega exclusivamente pela plataforma até o dia24.02.2018
Enviar arquivo salvo com nome e sobrenome.
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): Ana Lucia Gomes
Nome:
Orientações Gerais
Para responder às questões tome como base os textos referentes às aulas 1, 2 e 3. Antes de fazer as questões, releia os textos e tire suas dúvidas com seus tutores. 
Desenvolva suas respostas expressandoa sua compreensãosobre os assuntos tratados. Verifique se suas ideias estão organizadas de forma clara e se contemplam a tudo o que foi solicitado nas questões.
Caso realize citações ou copie trechos referentes aos textos das aulas ou outros, para fundamentar ou exemplificar suas respostas, não deixe de mencionaras devidas referências. As respostas que apresentarem citações ou cópias sem indicarem seus respectivos autores/fontes originais, não serão pontuadas.
Vamos abolir a prática do plágio. 
O plágio consiste na apropriação integral ou parcial de um trabalho realizado por outra pessoa, cuja autoria não é declarada. Há três tipos de plágio: Integral, onde o trabalho ou parte dele é copiado palavra por palavra; Parcial, onde partes são copiadas ou possuem palavras substituídas por outras de igual valor semântico e Conceitual, onde a ideia do autor é copiada sem a devida menção à sua autoria (Garchagen, 2006).
Como evitar o plágio? Estudando os textos e respondendo às questões tomando como referência o que foi compreendido por você sobre o assunto. Havendo necessidade de reportar aalguma parte de um texto escrito por outra pessoa, não se esqueça de mencionar a sua autoria, por exemplo, “Segundo Gomes (2009), a aprendizagem consiste em...” ou “Podemos definir a aprendizagem como um processo... (Gomes, 2017)”.
Bom trabalho!
Primeira questão: (Valor: 2,0)
Por que o uso dos testes psicológicos para aferir a capacidade de aprendizagem do aluno foi duramente criticado pela psicologia?
Por que todo problema,dificultade do aluno era um problema com o aluno.Para tudo um diagnóstico e dessa maneira nada poderia ser feito pela escola,ou professores.A não ser afastra essas crianças para turmas ou escolas especiais e dessa forma adiando o aprendizando e a solução desses problemas.
Segunda questão: (Valor: 2,0)
Explique porque a aprendizagem é considerada pela psicologia como um processo de natureza complexa.
“Por que é influenciada por múltiplos fatores”(aula 3 texto2)
Terceira questão: (Valor: 2,0)
De que maneira a Psicologia da Educação pode contribuir para a ação do Orientador Educacional na escola?
“A psicologia da educação produz saberes sobre o processo educativo ,compreende esses processos.Compreende o aluno para contribuir no seu processo educativo.Atua na investigação e intervenção nos conceitos educacionais.Dessa forma a psicologia pode perceber as dificuldades do aluno e auxiliar o orientador educacional que tem o papel de agir na sala de aula mediando assuntos pedagógicos e didáticos.”(aula 2 texto 1 e texto2)
Quarta questão: (Valor: 2,0)
De que modo o fator afetivo pode impactar o processo de aprendizagem? Justifique sua resposta.
O fator afetivo nos permite perceber a razão doa aluno se comportar de maneira positiva ou negativa em relação ao aprendizado.
Dependendo da experiência do aluno em determinada aula,curso ou matéria isso ´pode afetar sua relação com o aprendizado.Assim como o exemplo do texto 2 da aula 3 a Aline estava decidida a aprender francês,mas seu desempenho a desmotivou até que ela teve contato com um nativo da língua e essa experiência a motivou a continuar seus estudos até a conclusão do curso.
Quinta questão: (Valor: 2,0)
Sendo a aprendizagem entendida como um processo observável, de que modo o professor pode se certificar sobre a aprendizagem do seu aluno?
A aprendizagem pode ser observada através do comportamento,das ações do aluno.

Continue navegando

Outros materiais