Buscar

saude da criança

Prévia do material em texto

Saúde da criança
	 1a Questão (Ref.: 201503722063)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Algumas alterações apresentadas pelos recém-nascidos e que preocupam as mães estão com frequência relacionadas com o nascimento ou são próprias deste período etário e, por isso, transitórias e sem consequências importantes para o bebé. O Cefalohematoma é uma dessas lesões que podem se apresentar ao nascimento e seria correto dizer:
		
	
	Edema no local de apresentação do couro cabeludo, resulta de trauma leve quando esta área é forçada contra a cérvix uterina.
	
	É uma lesão quística presente em alguns recém-nascidos, localizada na região mediana coccínea. Raramente requer tratamento.
	
	Diminuição da espessura e amolecimento dos ossos do crânio. Permanência maior que 3 meses deve ser investigada.
	
	Resulta de trauma maior e é caracterizada por uma grande quantidade de sangue sobre todo o couro cabeludo, inclusive regiões temporais.
	 
	Acontece em casos de lesão a pequenos vasos subperiosteais no momento do parto, geralmente sendo clinicamente percebida em alguns dias e o principal diagnóstico diferencial é a bossa, que corresponde unicamente a edema e sangramento restrito aos tecidos moles do couro cabeludo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503722049)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), cabe ao enfermeiro o desafio de adequar o conhecimento disponível sobre o uso do processo de enfermagem em pediatria à prática da assistência. De acordo com as etapas da SAE, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	O histórico deve conter dados de identificação, entrevista, avaliação física e do desenvolvimento.
	
	O registro de enfermagem realizado após a avaliação do estado geral da criança, tem como objetivo nortear o planejamento da assistência a ser prestada e informar o resultado das condutas de enfermagem implementadas.
	
	Dentre os diagnósticos de risco mais frequentes identificados na criança e no adolescente hospitalizados destacam-se: de infecção, de integridade da pele prejudicada e comportamento infantil desorganizado.
	 
	A evolução de enfermagem constitui uma estratégia específica que auxilia a criança como a família a chegar nos resultados esperados.
	
	Dentre os diagnósticos reais mais frequentes em crianças, destacam-se comunicação verbal prejudicada, padrão de sono perturbado e atividade de recreação deficiente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503722037)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Aos Enfermeiros que atuam em pediatria cabe o desafio de adequar a sistematização da sistematização da assistência de enfermagem às necessidades das crianças e suas famílias. Com relação as particularidades que devem ser consideradas no histórico de enfermagem de cada criança, leia as assertivas abaixo e em seguida, marque a alternativa que contempla as informações corretas: I - na elaboração do histórico de enfermagem em pediatria com relação as características da família, o enfermeiro deve ter conhecimento sobre o genograma. II - na avaliação física, o enfermeiro ao avaliar os segmentos corporais, deve fazê-lo de forma comum para todas as crianças, independente da faixa etária. III - inserido no histórico de enfermagem em pediatria, encontra-se a avaliação do desenvolvimento e um dos testes mais utilizados atualmente é o teste de triagem do Desenvolvimento de Denver.
		
	
	As assertivas I e II estão corretas
	 
	As assertivas I e III estão corretas
	
	Todas as assertivas estão corretas
	
	Nenhuma assertiva está correta
	
	Somente a assertiva II está correta
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503722177)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o calendário básico de vacinação da criança, proposto pela Politica de Atenção Integral a Saúde da Criança e pelo Programa Nacional de Imunização podemos afirmar que:
		
	
	a vacina contra hepatite B é administrada em 3 doses, a partir dos 5 anos de idade
	
	a vacina contra febre amarela é administrada em 5 doses, a partir dos 3 meses de idade
	
	a vacina contra o tétano é administrada em dose única, a partir dos 2 anos de idade
	
	a vacina contra o vírus da varicela não é ofertada pelo SUS
	 
	a BCG é administrada em dose única, quando a criança nasce
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503722048)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere a legislação à saúde da criança, nos últimos 70 anos, importantes leis e portarias foram publicadas no país, a fim de assegurar o direito da criança brasileira. Atualmente, a legislação brasileira trata de uma série de temas, como imunização, aleitamento materno, atenção à saúde do recém-nascido, nutrição, prevenção de acidentes e violências dentre muitos outros aspectos relacionados às políticas públicas de saúde da criança. Com base nessas informações, assinale a assertiva INCORRETA:
		
	
	No que se trata da transmissão vertical do HIV, a portaria GM/MS nº 1.930 qualifica estados para o recebimento de recursos adicionais para disponibilização da fórmula infantil às crianças expostas ao HIV verticalmente.
	
	O Hospital Amigo da Criança, através da portaria MS nº 1.117 define valores de remuneração dos estabelecimentos de saúde credenciados como Amigo da Criança.
	
	Nas normas para comercialização de alimentos para lactentes, a portaria MS nº 2.051 estabelece os novos critérios da Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, através das recomendações para o não uso de bicos artificiais e mamadeiras.
	 
	Em situações de maus tratos contra crianças, a portaria MS nº 1.968 dispõe sobre a comunicação de casos confirmados de maus tratos contra crianças.
	
	O Alojamento conjunto, instituído pela portaria Inamps/MS nº 18 estabelece normas e torna obrigatória a permanência do bebê ao lado da mãe, 24h por dia, através do Sistema de Alojamento Conjunto nos hospitais públicos e conveniados.
		
	
	Questão (Ref.: 201503722044)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) tem como finalidade reduzir a mortalidade infantil, reforçar o conceito da integralidade da atenção à saúde da criança e fortalecer a capacidade de planejamento e resolução dos problemas no nível primário de atenção. Sabendo que a estratégia AIDPI engloba os principais problemas de saúde que afetam crianças menores de 5 anos de idade, dentre os objetivos que que direcionam essa estratégia, pode-se afirmar que: I - não tem a intensão de expandir a atenção integrada no nível comunitário. II - visa redução do número e a gravidade dos casos de infecção respiratórias agudas, diarreias e desnutrição. III - valoriza a introdução de ações de promoção e prevenção da saúde infantil na rotina de atenção dos serviços de saúde.
		
	 
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	Apenas a assertiva I está correta.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503722073)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Podemos afirmar que as contra indicações para a prática do aleitamento materno são :
		
	 
	Mãe portadora dos vírus HTLV1 e HTLV2
	 
	Mãe infectada pelo HCV com baixa carga viral e sem lesões mamilares sangrantes
	 
	Mãe portadora de Tuberculose pulmonar em fase bacilífera
	 
	Criança com fenda palatina labial
	 
	Mãe portadora de Doença de Chagas na fase aguda .
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503722007)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Por meio do índice de APGAR é possível avaliar as condições de vitalidade do recém-nato. Todavia, a avaliação que corresponde ao 1º e 5º minutos, provê a respectiva indicação:
		
	
	da adaptação inicial à vida extrauterina e da maturidade do sistema cardiorrespiratório.da adaptação inicial à vida extrauterina e da capacidade de regulação hemodinâmica.
	
	da expansão pulmonar e da adaptação inicial à vida extrauterina.
	 
	da adaptação inicial à vida extrauterina e do estado geral do sistema nervoso central.
	
	da maturidade do sistema cardiorrespiratório e da capacidade de regulação hemodinâmica.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503721968)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nos recém-nascidos com apresentação cefálica, além dos calvagamentos de suturas, também são comuns as presenças de sufusões hemorrágicas de couro cabeludo, que podem ser representadas pelo cefalohematoma ou bossa serossangüínea. O acúmulo de líquido e sangue entre o perióstio e o couro cabeludo, sem limites específicos, decorrente da pressão da cabeça sobre o canal de parto e que geralmente desaparece em 2 a 3 dias, denomina-se:
		
	
	hemangioma.
	
	Manchas mongólicas
	 
	Bossa serossanguínea
	
	Sindactilia
	
	Cefaloematoma
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503722292)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Conforme situações de disfunção musuloesquelética ou articulares em crianças. Marque a alternativa que apresenta uma patologia classificada como defeito congênito:
		
	
	Doença de legg-calvé-perthes
	 
	Displasia do desenvolvimento do quadril
	
	Lúpus eritomatoso sistêmico
	
	Osteossarcona
	
	Osteomielite
		
	1a Questão (Ref.: 201503722007)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Por meio do índice de APGAR é possível avaliar as condições de vitalidade do recém-nato. Todavia, a avaliação que corresponde ao 1º e 5º minutos, provê a respectiva indicação:
		
	
	da adaptação inicial à vida extrauterina e da capacidade de regulação hemodinâmica.
	 
	da adaptação inicial à vida extrauterina e do estado geral do sistema nervoso central.
	
	da adaptação inicial à vida extrauterina e da maturidade do sistema cardiorrespiratório.
	
	da expansão pulmonar e da adaptação inicial à vida extrauterina.
	
	da maturidade do sistema cardiorrespiratório e da capacidade de regulação hemodinâmica.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503721974)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na sala de parto, após o nascimento do neonato, pode ser realizada a avaliação da idade gestacional do mesmo avaliando-se algumas de suas características físicas externas e neurológicas. Para a realização desta avaliação, o sistema empregado é:
		
	 
	Ballard
	
	Apgar
	
	Leopold
	
	Ortolani
	
	Moro
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503722042)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em 1983, o Ministério da Saúde, por meio da DINSAMI, elaborou o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança (PAISMC). O objetivo era melhorar as condições de saúde da mulher e da criança, incrementando a cobertura e a capacidade resolutiva da rede pública de serviços de saúde. No ano seguinte, o PAISMC deu lugar a dois programas específicos para a saúde da mulher e da criança, que funcionavam de forma integrada: Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e Programa de Assistência Integral à saúde da Criança (PAISC). Ambos surgiram como resposta do setor saúde aos agravos mais frequentes desse grande grupo populacional, e seus principais objetivos eram diminuir a morbimortalidade infantil e materna e alcançar melhores condições de saúde por meio do aumento da cobertura e da capacidade resolutiva dos serviços, conforme preconiza a Constituição Federal e o Sistema Único de Saúde (SUS). Resumidamente, dentre as principais ações relativas ao PAISC pode-se afirmar que são:
		
	 
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle das infecções respiratórias agudas (IRA); prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle do câncer de mama; prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle das infecções respiratórias agudas (IRA); prevenção de patologias cirúrgicas em pediatria; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	crescimento e desenvolvimento; controle das diarreias e desidratação; controle da hiperbilirrubinemia e da doença da membrana hialina; prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
	
	crescimento e desenvolvimento; atenção à sexualidade e gravidez na adolescência; controle das infecções respiratórias agudas (IRA); prevenção e manejo do recém-nascido de baixo peso; prevenção de acidentes e intoxicações; assistência ao recém-nascido.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503722103)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A forma mais adequada para o acompanhamento do crescimento de uma criança, nos serviços básicos de saúde, é o registro periódico do (a):
		
	
	altura /perímetro braquial.
	 
	peso/idade.
	
	peso/altura.
	
	perímetro braquial/prega cutânea.
	
	altura/perímetro cefálico.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503722267)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	3. Sobre o exame físico do recém-nascido a termo marque a opção correta
		
	
	As respirações são geralmente torácicas e variam de 40 a 50 mrpm e a freqüência cardíaca varia de 80-100 bpm
	
	e) A solução de nitrato de prata a 1% e a fitonadiona devem ser administrados nos cuidados imediatos ao recém-nascido no berçário
	
	A pele geralmente é corada e é comum a acrocianose nas primeiras horas de vida
	 
	A icterícia pode aparecer em recém-nascidos a termo e saudáveis, mas é preocupante se aparece nas primeiras 24 horas de vida
	
	Em função dos tocotraumatismos, a enfermagem deve atenção especial ao cefalohematoma, pois se deve ao acúmulo de sangue entre o periósteo e o osso produzindo edema que cruza as linha de sutura, podendo se expandir.
		
	
	a Questão (Ref.: 201503722301)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É uma má-formação congênita caracterizada por defeito na formação da parede abdominal, permitindo que as vísceras abdominais, como estômago e intestinos, saiam por uma abertura. Quase sempre ocorre à direita da região umbilical.
		
	
	Encefaloceles
	
	NRA
	
	Anencefalia
	
	Onfaloceles
	 
	Gastrosquise
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503722076)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação aso PAISC (Programa de Assistência a Saúde da Criança) é correto dizer:
		
	
	É dever da família, sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente, o direito à vida, a saúde e a dignidade.
	
	Reduzir o índice de morbi/mortalidade e desajustes sociais do adolescente.
	 
	Acompanhamento de Crecimento e desenvolvimento com metodologia de assistência.
	
	Progama formulado para controlar doenças imunoprevisívei.
	
	Promover a saúde integral do adolescente no processo geral do seu CD.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503722287)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com dados do Ministério da Saúde, as quedas são a principal causa de internação de crianças até 14 anos no Brasil. De acordo com a OMS, as quedas devem, sempre que possível, ser evitadas ou, pelo menos, minimizadas. Sempre pensando no bem estar das nossas crianças e jovens marque V ou F nas seguintes afirmações:
		
	 
	Se a criança caiu de uma altura maior ou igual a 1,5m, não apresentando sintomas aparentes, independente da idade e do piso. Não existe a necessidade eminente de leva-la ao medico.
	 
	É recomendada a oferta de leite para a criança pelo menos até os dois anos de idade.
	 
	Em caso de quedas cheque respiração, batimentos cardíacos e consciência.Se apresentar sonolência ou diminuir o ritmo de raciocínio, é preciso procurar um pronto socorro o quanto antes. Vômitos e dor de cabeça também merecem atenção especial.
	 
	Se for um bebê, e sua queda for de um trocador ou do colo de um adulto, é preciso levá-lo ao médico com urgência.
	 
	As grades de proteção do berço devem estar fixas. O vão entre as grades não deve ter mais que 6 cm de distância.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503722162)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A violência física praticada contra crianças e adolescentes é a violação dos direitos humanos universais e dos direitos peculiares à pessoa em desenvolvimento, assegurados na Constituição Brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As estatísticas brasileiras informam que este tipo de violência é praticado principalmente nas (os):
		
	
	favelas
	
	ruas
	 
	famílias
	
	escolas
	
	abrigos
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503722061)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao 1 exame de um RN o examinador constata uma bolha no ante braço e uma pequena mancha cor rosa pálido em região occipital, que empalidece sob pressão e retorna a cor original quando cessada a compressão. De acordo com os dados respectivamente trata-se de:
		
	
	Dermatite seborréica e marcas de stork
	
	Marcas de Stork e quisto pilonidal
	
	Bolha de sucção e vêrnix caseoso
	
	Bolha de sucção e quisto pilonidal
	 
	Bolha de sucção e marcas de stork

Continue navegando