Buscar

TRABALHO SOBRE FUNDAÇOES

Prévia do material em texto

TRABALHO SOBRE FUNDAÇOES 
SAPATAS 
Sapata é um elemento de fundação rasa ou superficial de concreto armado que geralmente tem a sua base em planta quadrada, retangular ou trapezoidal. As sapatas de fundação são dimensionadas para que as tensões de tração que atuam sobre a fundação sejam resistidas pela armadura e não pelo concreto.
Tipos de sapatas 
A sapata é uma fundação rasa com capacidade de carga baixa a média. Sua utilização é indicada caso as sondagens de reconhecimento do subsolo indiquem a presença de argila rija, dentre outros
As sapatas podem ser divididas em: sapata isolada, sapata corrida, sapata associada e sapata alavancada.
Sapata isolada
Sapata isolada é um dos tipos de fundação superficiais mais simples e comuns na construção civil. Ela é dimensionada para suportar a carga de apenas um pilar ou coluna. Podem ser de formato quadrado, retangular, circular, etc.
Sapata corrida
A sapata corrida é utilizada para suportar cargas oriundas de elementos contínuos que possuem cargas distribuídas linearmente como muros, paredes e outro elementos alongados. Por ser uma fundação rasa sua escavação geralmente é feita à mão sem a necessidade do uso de máquinas ou equipamentos especias. Normalmente é executada com concreto ciclópico (concreto e pedras de mão).
Sapata associada
Em situações onde duas colunas são muito próximas e não cabe duas sapatas isoladas, realiza-se a construção de uma sapata associada. Que nada mais é do que uma sapata retangular com comprimento maior e com dois arranques. A armação de aço é parecida com o radier da sapata isolada, porém são colocadas duas estruturas. Uma estrutura vai na parte de baixo e outra na parte de cima para reforçar, já que esta sapata irá suportar o peso de duas colunas.
Sapata alavancada
A sapata alavancada ou com viga de equilíbrio é utilizada quando a base da sapata não coincide com o centro de gravidade do pilar por estar próximo a alguma divisa ou outro obstáculo. Deste modo, é criado uma viga entre duas sapatas de maneira a suportar o momento fletor gerado pela excentricidade.
Método de execução
As sapatas são de simples execução, o que não muda o fato de tomar bastante cuidado na sua construção. A sapata de cota mais baixa deve ser executada primeiro e de acordo com a NBR 6122, nenhuma sapata deve ter dimensão menor do que 60 cm.
Vantagens das sapatas
As vantagens das sapatas em uma fundação são o seu baixo custo, rapidez de execução e a capacidade de construção sem equipamentos e ferramentas especias. Uma fundação em sapatas bem dimensionada pode ser executada com pouca escavação e baixo consumo de concreto.
É claro que as especificações da sapata são influenciadas de acordo com o tipo de estrutura a ser utilizada e o tipo de solo do local. As sapatas são indicadas para regiões onde e solo é estável e com boa resistência nas camadas superficiais e suportam grande capacidade de cargas comparadas a outros tipos de fundação rasa ou direto como blocos não armados, radier e baldrame.

Continue navegando

Outros materiais