Buscar

Economia

Prévia do material em texto

Curso: Tecnólogos	Valor: 15,00
Professor: Igor Leon	Disciplina: Análise de Cenários Econômicos 
Alunas:
Bianca Las Casas, Bruna Lamera, Camila Cristina, Iolanda Morais, Kelry Tavares e Sarah Danielly
Data: 02/06/2016	NOTA: 
 . 
Numa economia ocorrem os seguintes fatores:
Nível de consumo elevado por parte dos agentes econômicos, justificado pela ampliação de postos de trabalho.
Produção de álcool ineficiente para atender a demanda interna, devido problemas climáticos que desfavoreceram a produção de cana de açúcar e a valorização do preço do açúcar no mercado.
O país em questão pratica taxação de câmbio flutuante e está apresentando uma desvalorização cambial, devido queda de investimentos internacionais no país, gerada por crise econômica externa.
A balança comercial está apresentando déficit.
Com base nestas informações resolva as questões a seguir:
Como o governo desse país pode trabalhar com as Políticas Macroeconômicas (Política Fiscal, Política Monetária, Política Cambial e Política Comercial) para resolver os problemas desse país?
Esse governo pode trabalhar com a POLÍTICA FISCAL, reduzindo os gastos públicos e aumentando a carga tributária através da manipulação das alíquotas de imposto, para inibir o consumo elevado por parte dos agentes econômicos e, consequentemente, reduzir a ampliação excessiva de postos de trabalho. Outra solução para resolver o problema dos níveis de consumo elevados seria aplicar a POLÍTICA MONETÁRIA. Diminuir o estoque monetário causará um elevado preço da taxa de juros e, como resultado, diminuirá a demanda agregada. Aumentando a taxa de juros de reservas compulsórias inibiriam os bancos comerciais de multiplicar e circular moedas, desestimulando empréstimos e financiamentos. Por fim, promovendo a venda de títulos diminuiriam a quantidade de dinheiro em circulação, desaquecendo a atividade econômica, sendo esta política de curto prazo para estabilizar a economia quanto aos preços.
Trabalhando com a POLÍTICA CAMBIAL, que é a atuação do governo sobre a taxa de câmbio através do Banco Central, poderá solucionar o problema de desvalorização cambial. Nesse caso o Banco Central deve intervir vendendo divisas (moedas estrangeiras) para o mercado do país, e, com isso, aumentando a oferta de divisas. Consequentemente, o preço delas cai, equilibrando a taxa cambial.
Por fim, aplicando a POLÍTICA COMERCIAL poderá resolver a produção de álcool insuficiente para atender a demanda interna do país, utilizando instrumentos de estímulo e incentivo a importação, através da manipulação da taxa de câmbio. O governo poderia fazer a importação da matéria prima (cana de açúcar) e fabricar álcool suficiente para suprir de forma mais rápida a sua demanda, devido ao fato do tempo de importação ser menor do que o tempo de fabricação nacional. Após a matéria-prima ser transformada no produto final, poderá usar a POLÍTICA FISCAL aumentando o preço do açúcar e do álcool para diminuir a demanda até o clima se estabilizar.
Com a POLÍTICA COMERCIAL também resolverá o problema de déficit na balança comercial. Esse déficit possivelmente acontece devido o país importar mais do que exporta. Uma possível solução seria a de investir menos em produções estrangeiras, pois esses investimentos tem o custo mais alto e investirem mais em exportação, fazendo os produtos do país se valorizem. Uma diminuição de renda ao país também afeta na balança comercial, já que com a renda menor você importa menos e exporta mais, chegando assim a um possível equilíbrio da balança.
Faça uma conclusão apontando os efeitos que a manipulação dos instrumentos de políticas macroeconômicas, proposta na questão 1, poderá proporcionar ao cenário econômico desse país.
A manipulação dos instrumentos de políticas macroeconômicas, a partir do cenário analisado, proporcionará melhora, estabilidade e regularidade na atividade econômica do país. Trabalhando com as políticas descritas anteriormente, o governo prevenirá uma inflação alta que aconteceria caso o nível de consumo continuasse elevado, fazendo com que os preços aumentassem cada vez mais. Regulará a taxa cambial aumentando, com a ajuda do Banco Central, a circulação de divisas no país, já que a taxação utilizada (flutuante) é determinada pelo mercado de divisas, ou seja, a quantidade de divisas no país, equilibrando a taxa e facilitando a importação da cana-de-açúcar para atender a demanda interna por álcool, já que o país não precisará de uma quantidade extrema de moedas para importar a matéria prima. Por fim, promoverá equilíbrio na balança comercial resolvendo o déficit apresentado.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ICONE (Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais) – Políticas e negociações Comerciais. 2016. Disponível em:< http://www.iconebrasil.com.br/biblioteca/perguntas-e-resposta/politicas-e-negociacoes-comerciais>. Acesso em 31 mai. 2016. 
PREZI – Política Cambial e Comercial. 2013. Disponível em: <https://prezi.com/uv60orqizwow/politica-cambial-e-comercial/>. Acesso em 28 mai. 2016.

Continue navegando