Buscar

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA

Prévia do material em texto

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS)
Na abordagem comunicativa – não se descreve a língua por meio de conceitos gramaticais, foca-se nos sistemas de significados necessários para a comunicação.
A lei 9324/96 em relação à obrigatoriedade do ensino da língua estrangeira – é obrigatória apenas a partir do 5º serie
Sobre os fatores que determinam o modo pelo qual se aprende uma língua estrangeira – 
I – A idade do individuo é fator relevante no processo do ensino e aprendizagem da língua estrangeira
II – As oportunidades para a aprendizagem é um determinante no momento da aprendizagem
IV – A motivação para aprender e as diferenças individuais são fatores determinantes para o sucesso da aprendizagem
Segundo o primeiro principio da psicologia vygotskiana que se refere a relação entre pensamento e linguagem – o aprendizado de uma língua estrangeira, na fase da alfabetização, contribui para o aprendizado da língua materna.
Como se classifica a aprendizagem da língua inglesa que se dá em ambiente naturalista entre falantes nativos – Aprendizagem espontânea 
Em relação aos aspectos referentes a infância no momento da aprendizagem da língua inglesa – Crianças, jovens e adultos tem diferentes características de aprendizagem, aprendem de maneiras diferentes.
Como é classificada a aprendizagem de uma língua estrangeira em ambiente de sala de aula – Aprendizagem guiada 
Qual é a definição de aprendizagem de segunda língua L2 dada por Mitchell e Milles (1998) – São línguas estrangeiras aprendidas após a aquisição da língua materna e a aprendizagem pode acontecer de forma formal, planejada e sistemática aquela que se da em sala de aula, e de forma informal e não estruturada aquela que se dá na comunidade entre falantes nativos.
Em relação a influencia do inglês na vida do brasileiro e na língua portuguesa e sua importância no currículo escolar – letra E) V,V,V,V 
De acordo com Wilder e Lamar no que tange a aprendizagem de uma segunda língua - As crianças são aprendizes mais eficientes, pois o cérebro possui uma capacidade especializada para a aprendizagem da língua, evidenciada ate a idade limite de 9 anos. 
Tendo como referencia os estudos de Prabhu sobre planejamento procedimental considere – Um planejamento deve prever o desenvolvimento de condições favoráveis para a aprendizagem e para a percepção da aprendizagem e do processo de ensino como um todo.
Em relação a idade limite de 9 anos considere – A idade limite esta relacionada a flexibilidade ou plasticidade cerebral que permite a aprendizagem direta a partir do input recebido.
Sobre a pedagogia do pós-método - é uma pedagogia totalmente desvinculada do planejamento, encontra-se livre das concepções da natureza da aprendizagem desenvolvidas pelos estudiosos da linguagem.
Sobre métodos e abordagens a partir da conceitualização de Almeida Filho relacione – 2 -1-3
2 - Método – Trata da materialidade de ensino formula estável de ação pedagógica
1 – Metodologia – É o conjunto de ideias que justificam o ensinar de uma certa maneira
3 – Abordagem - É o conjunto potencial de crenças, conceitos, pressupostos e princípios que orientam explicitam não só as experiências diretas mas também as outras dimensões do processo complexo de ensinar a língua.
Em relação aos estudos de Lenneberg sobre o período critico – O período da puberdade coincide com a conclusão do processo de lateralização do cérebro, o que justifica a perda da predisposição biológica para aquisição da linguagem.
Pensando no contexto da sala de aula como ocorre a aprendizagem da língua – cabe ao professor oferecer insumos necessários e propiciar o aprendizado da língua em atividades dentro de sala de aula.
Em relação ao termo abordagem – surge a partir de pesquisas cientificas no campo da psicologia comportamental e da linguística estruturalista.
Para Vygotsky qual é a relação entre o brincar e o conhecimento adquirido em sala de aula?
O brincar é uma atividade humana, criadora na qual imaginação fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades e interpretação de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos. A criança tem necessidade em concretizar o que está aprendendo, os jogos e as brincadeiras são maneiras de concretizar o conhecimento.
O que deve acontecer com o aluno para que ele possa produzir e se comunicar em língua inglesa, de modo a tornar a sua aprendizagem significativa? Discorra sobre essa questão:
Receber bastante insumo relevante, as estruturas e devem estar sempre um pouco além do que o aprendiz já sabe e não haver uma sequência gramatical.
Mikhail Bakhtin já foi denominado teórico da literatura...Qual a duração e como se desenvolve o processo de duração da  língua?
R-A língua constitui um processo de evolução ininterrupto, que se realiza por meio da interação verbal social dos locutores. A interação entre os alunos é essencial para que ocorra o aprendizado de uma língua assim como a interação entre o professor e o aluno é de extrema importância.
Gomes (2007) aborda algumas teorias sobre aquisição da linguagem - R: Aquisição da língua moderna, aquisição da segunda língua, aquisição da escrita. 
Segundo Vallle(2001) o trabalho pedagógico sobre a linguagem oral - Abrir espaços para que os alunos conversem sobre fatos que aconteceram no dia a dia, formular perguntas cujas respostas exijam do aluno manifestação de opiniões ou compreensão do conteúdo abordado: convidar constantemente os alunos a expressarem suas duvidas, organizar detalhes sobre os temas  escolhidos.
De acordo com Gomes (2007) o conhecimento de vários tipos de texto faz com que o leitor crie expectativas a respeito do que vai ler - Organização da formação estrutura gramatical vocabulário.
Lev Semenovitch Vygotski enfatiza o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do individuo - A criança tem necessidade muito grande de concretizar o que está aprendendo, assim, quando o inglês não tem motivos comunicativos, a criança não consegue entender sua importância no futuro. Os jogos e as brincadeiras são maneiras de concretizar o conhecimento, sendo de extrema importância nessa faixa etária, na visão de Vygotski o brincar é uma atividade criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidade de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.
De acordo com o texto-base A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, é possível desenvolver o aprendizado da escrita em língua estrangeira nos anos de alfabetização letramento Por quê?
R: Embora o ensino da leitura em LE possa ser utilizado (de maneira cautelosa) nos anos iniciais do Ensino Fundamental fase relativa aos processos de alfabetização e de letramento, ele não deve se constituir no foco do processo de ensino-aprendizagem. Não há necessidade de ''bombardearmos'' as crianças com palavras, expressões e frases escritas em uma nova língua, visto que podemos e devemos ensinar através de atividades lúdicas e criativas, favorecendo, principalmente, o desenvolvimento da oralidade do aluno. A escrita surgirá nos momentos em que os alunos necessitarem reconhecer alguma palavra do seu dia-a-dia, em diversos eventos de letramento.
O que deve acontecer com o aluno para que ele possa produzir e se comunicar em língua  inglesa, de modo a tornar a sua aprendizagem significativa? Discorra sobre essa questão: 
Receber bastante insumo relevante, as estruturas e devem estar  sempre um pouco além do que o aprendiz já sabe e não haver uma sequência gramatical.

Continue navegando