Buscar

Avaliando aprendizado 5 BIOFÍSICA

Prévia do material em texto

Avaliando aprendizado 5 
	De acordo com o equilíbrio, podemos afirmar:
		
	
	Quando há informações opostas entre a visão, sistema cardio-respiratório, músculos e ligamentos, o resultado é a tontura, há impressão de desequilíbrio (a cabeça parece oca, zonza, há um escurecimento da visão etc.).
	
	Quando há informações opostas entre a visão, sistema excretor, músculos e ligamentos, o resultado é a tontura, há impressão de desequilíbrio (a cabeça parece oca, zonza, há um escurecimento da visão etc.).
	
	Quando há informações opostas entre a visão, labirinto, músculos e ligamentos, o resultado é a diarréia, há impressão de desequilíbrio (a cabeça parece oca, zonza, há um escurecimento da visão etc.).
	
	Quando há informações opostas entre a visão, sistema digestório, músculos e ligamentos, o resultado é a tontura, há impressão de desequilíbrio (a cabeça parece oca, zonza, há um escurecimento da visão etc.).
	 
	Quando há informações opostas entre a visão, labirinto, músculos e ligamentos, o resultado é a tontura, há impressão de desequilíbrio (a cabeça parece oca, zonza, há um escurecimento da visão etc.).
	
	
	Como funciona o labirinto?
		
	
	Assim como os olhos são estimulados por diferentes espectros luminosos, o ouvido pelo som, o labirinto é estimulado por movimento ou por mudança na posição da cabeça. As informações provenientes da esclera são transmitidas pelo nervo vestibular e distribuídas através de vias especificas até algumas regiões do tronco encefálico, cerebelo, tálamo, córtex e medula espinhal.
	
	Assim como os olhos são estimulados por diferentes espectros luminosos, o ouvido pelo som, o labirinto é estimulado por movimento ou por mudança na posição da cabeça. As informações provenientes das meninges são transmitidas pelo nervo vestibular e distribuídas através de vias especificas até algumas regiões do tronco encefálico, cerebelo, tálamo, córtex e medula espinhal.
	 
	Assim como os olhos são estimulados por diferentes espectros luminosos, o ouvido pelo som, o labirinto é estimulado por movimento ou por mudança na posição da cabeça. As informações provenientes do labirinto são transmitidas pelo nervo vestibular e distribuídas através de vias especificas até algumas regiões do tronco encefálico, cerebelo, tálamo, córtex e medula espinhal.
	
	Assim como os olhos são estimulados por diferentes espectros luminosos, o ouvido pelo som, o labirinto é estimulado por movimento ou por mudança na posição da cabeça. As informações provenientes da fóvea são transmitidas pelo nervo vestibular e distribuídas através de vias especificas até algumas regiões do tronco encefálico, cerebelo, tálamo, córtex e medula espinhal.
	
	Assim como o tato e o olfato são estimulados por diferentes espectros luminosos, o ouvido pelo som, o labirinto é estimulado por movimento ou por mudança na posição da cabeça. As informações provenientes do labirinto são transmitidas pelo nervo vestibular e distribuídas através de vias especificas até algumas regiões do tronco encefálico, cerebelo, tálamo, córtex e medula espinhal.
	Marque a resposta certa:
		
	
	O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto, chamada de esclera, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
	
	O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto, chamada de fóvea, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
	
	O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto, chamada de retina, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
	
	O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto, chamada de tímpano, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
	 
	O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto, chamada de cóclea, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
	
	
	Com relação a função do labirinto. Marque a resposta certa:
		
	
	A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele não são importantes para estabilizar a visão e para nossa orientação espacial.
	
	A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele também são importantes para estabilizar o sistema respiratório e para nossa orientação espacial.
	
	A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele também são importantes para estabilizar o sistema cardiovascular e para nossa orientação espacial.
	
	A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele também são importantes para estabilizar o sistema excretor e para nossa orientação espacial.
	 
	A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele também são importantes para estabilizar a visão e para nossa orientação espacial.
	
	
	Em uma situação hipotética em que um aluno sentado à frente de outro em uma cadeira giratória o gira diversas vezes e para-o subitamente, podemos verificar que os olhos do colega que foi girado realizam movimentos oscilatórios de vai-e-vem: eles se desviam lentamente para um lado, e se voltam rapidamente à posição anterior para depois repetir este ciclo novamente. Esses movimentos oculares horizontais de vaivém são denominados:
		
	
	Nistagmo optocinético
	
	Nistagmo coclear
	 
	Nistagmo vestibular
	 
	Nistagmo rotacional
	
	Nistagmo utricular
	
	
	Marque a resposta certa:
		
	 
	O equilíbrio do corpo humano é resultado da interação do aparelho vestibular, da visão e da propriocepção.
	
	O equilíbrio do corpo humano é resultado da interação do aparelho vestibular, da audição e da gustação.
	
	O equilíbrio do corpo humano não é resultado da interação do aparelho vestibular, da visão e da propriocepção.
	
	O equilíbrio do corpo humano é resultado somente da visão.
	
	O equilíbrio do corpo humano é resultado da interação do aparelho vestibular, da visão e da gustação.
	
	
	Os canais semicirculares têm formato de anéis e em uma das extremidades há uma estrutura denominada cúpula. Há ainda dentro dos canais semicirculares, um líquido, denominado?
		
	
	hemolinfa
	
	raquidiano
	 
	endolinfa.
	
	meninges
	
	sangue
	A estrutura responsável pela detecção de acelerações lineares, produzidas pela gravidade ou pelos movimentos do corpo e pelo equilibro estático do corpo no espaço é o(a):
		
	 
	Vestíbulo
	
	Cóclea
	
	Infundíbulo
	
	Tróclea
	
	Estribo
	
	
E PROVA AV1 NOTA 7,0
	1a Questão (Ref.: 706729)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Biofísica, como ciência, tem origem no século XIX, com objetivo de explicar os fenômenos biológicos utilizando os conhecimentos dos princípios físicos. O conhecimento da Ciência Física fundamenta vários fenômenos biológicos, como aspectos? Marque a resposta certa.
		
	
	somente elétricos e nucleares.
	
	somente magnéticos.
	 
	elétricos, gravitacionais, magnéticos e até mesmo nucleares.
	
	somente elétricos e gravitacionais.
	
	somente elétricos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 630764)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Distância, área e volume sãoexemplos de:
		
	
	Grandezas básicas
	 
	Grandezas derivadas
	
	Grandezas absolutas
	
	Grandezas relacionadas
	 
	Grandezas fundamentais
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 630801)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O cristalino, promove uma alteração da imagem recebida tornando sua projeção na retina _____________ e ______________.
		
	 
	Mesmo tamanho e invertida
	
	Maior e posicionada
	
	menor e posicionada
	 
	Menor e invertida
	
	Maior e invertida
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 616206)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O cristalino se situa atrás da íris e é uma lente biconvexa que orienta a passagem de luz até a retina. Está cercado por fluidos na parte anterior e posterior. Na parte anterior, há uma câmara preenchida pelo humor aquoso, enquanto que na parte posterior, há uma câmara preenchida com um líquido viscoso e transparente chamado de humor vítreo. Com a chegada da idade, o cristalino pode perder a sua transparência normal, dificultando a visão, é o que chamamos de:
		
	 
	catarata.
	
	daltonismo.
	
	cegueira.
	
	glaucoma.
	
	miopia.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 630810)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando a direção em que se deu a perturbação coincide com a direção de propagação da onda a classificamos como:
		
	
	Obliquas
	 
	Longitudinais
	
	Transversais
	
	Bidimensionais
	
	Mecânicas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 616220)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As ondas sonoras são consideradas ondas de pressão, ou seja, ondas que se propagam a partir de variações de pressão do meio. Por exemplo, quando um músico bate em um tambor musical, a vibração da membrana produz alternadamente compressões e rarefações do ar, ou seja, produz variações de pressão que se propagam através do meio, no caso:
		
	
	o solo.
	 
	o ar.
	
	o vácuo.
	
	a membrana.
	
	o tambor musical.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 630812)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	______________ é um tubo fechado de aproximadamente 2,5 cm. Conduz e amplifica quatro vezes as ondas sonoras na frequência de 2.000 a 3.000 Hz, considerada as frequências da fala.
		
	
	A orelha média
	 
	O meato acústico externo
	 
	A orelha externa
	
	O pavilhão auricular
	
	O estribo
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 630817)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	____________ liga a orelha média à atmosfera, por se abrir na garganta, e, em condições normais, impede o desenvolvimento de diferença de pressão entre a atmosfera e o ouvido médio.
		
	
	A orelha externa
	
	O tímpano
	
	O meato acústico externo
	 
	A tuba auditiva
	
	A orelha interna
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 36611)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As lesões do sistema vestibular causam:
		
	
	Neuropatia, distúrbio vascular e hipotensão postural.
	
	Tinido, vômitos, perda da audição e visão dupla.
	
	Hiperventilção, hipotensão postural e enxaqueca.
	
	Convulsões. ataxia, perda de audição e vômitos
	 
	Vertigem, nistagmo, ataxia e náusea.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 725214)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a resposta certa:
		
	
	O tímpano é responsável por informar o cérebro sobre o deslocamento do corpo; a visão mostra a posição do corpo no espaço; a pele indica a região do corpo que está em contato com uma superfície e os músculos e articulações são responsáveis pela posição e pelos movimentos corporais.
	 
	O labirinto é responsável por informar o cérebro sobre o deslocamento do corpo; a visão mostra a posição do corpo no espaço; a pele indica a região do corpo que está em contato com uma superfície e os músculos e articulações são responsáveis pela posição e pelos movimentos corporais.
	
	A fíbia é responsável por informar o cérebro sobre o deslocamento do corpo; a visão mostra a posição do corpo no espaço; a pele indica a região do corpo que está em contato com uma superfície e os músculos e articulações são responsáveis pela posição e pelos movimentos corporais.
	
	A fóvea é responsável por informar o cérebro sobre o deslocamento do corpo; a visão mostra a posição do corpo no espaço; a pele indica a região do corpo que está em contato com uma superfície e os músculos e articulações são responsáveis pela posição e pelos movimentos corporais.
	
	A retina é responsável por informar o cérebro sobre o deslocamento do corpo; a visão mostra a posição do corpo no espaço; a pele indica a região do corpo que está em contato com uma superfície e os músculos e articulações são responsáveis pela posição e pelos movimentos corporais.

Continue navegando