Buscar

Danças brasileiras

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
 Faculdade de Ciências -­ Bauru
CARIMBÓ
 Bauru
 2017
Trabalho 1: Pesquisa de uma dança tradicional brasileira.
Data: 24/08/2017
Disciplina: Dança
Docente: Professora Dra. Andresa de Souza Ugaya
Discentes: Mateus de Sousa Ferreira e Douglas da Silva Nascimento
Nome da dança: 
CARIMBÓ
Local de origem:
Pará, região Norte do Brasil.
Contextualização: 
Considerado um ritmo musical e também uma dança, o Carimbó tem sua origem na região norte do Brasil, mais precisamente no Estado do Pará. Sua origem étnica se mescla entre indígena, africana e ibérica, e tem influencias mais significativas das primeiras culturas citadas. O nome Carimbó acredita-se que veio derivado do instrumento indígena curimbó (que na língua Tupi significa pau oco furado), espécie de tambor feito de tronco de madeira e pele de animal. Além do curimbó também são utilizados outros instrumentos no ritmo como por exemplo gaitas de cana, banjo e maracas. O Carimbó era uma manifestação cultural e muito praticada nas festas populares, nos terreiros e rituais religiosos, e a principal representação deste era a relação entre trabalho e desigualdade social. 
Devido ao Carimbó ser muito relacionada a rituais e cultos pagãos, foi muito repreendido, inclusive proibido por lei no município de Belém em 1880.
Porém hoje a história é outra e o Carimbó é muito bem visto como manifestação cultural, inclusive recebeu o título oficial de Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no dia 11/11/2015. 
O Carimbó é ainda o percursor de alguns ritmos como lambada, tecnobrega além de outros ritmos menos conhecidos.
A dança e ritmo estão tão em alta atualmente que fazem parte até de algumas cenas da novela da Globo, ‘A Força do Querer’ da criadora Glória Perez.
Realização: 
A dança é feita em duplas de casais (um homem e uma mulher), tradicionalmente feita em rodas, a dança é feita com passos curtos e bastante rebolado e giros. 
Dinâmica:
A coreografia corre da seguinte forma: Duas fileiras, uma de homens e outra de mulheres, ambas voltadas de frente para o centro, a música começa e os homens vão em direção às suas respectivas parceiras, chegando próximo a elas eles batem palmas em sinal de convite para a dança, os pares se formam então, a os pares dançam em torno de si mesmos e em círculo o qual gira no sentido anti-horário.
O vestuário também é bem característico. As mulheres costumam usar grandes saias coloridas e franzidas, blusas lisas e pulseiras e colares de sementes. Já os homens vestem-se com calças de mescla e camisa amarrada na altura do umbigo pelas pontas no mesmo tom da saia das moças, também podendo usar um lenço no pescoço.
Imagens:
 
 
 
Videos:
https://www.youtube.com/watch?v=Lyr-xkXVmxw
https://www.youtube.com/watch?v=RmQsMspwNLA&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=10cxbdnqk8I&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=Rdles3Kck_k
Referências:		
GABBAY, Marcello M. (2010). Representações sobre o carimbo: tradição x modernidade. Intercom. IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte. Consultado em 24 de agosto de 2017.
CARIMBÓ. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Carimb%C3%B3>. Acesso em: 24 de agosto de 2017.
DO G1 PA. Carimbó do PA recebe oficialmente o título de patrimônio cultural brasileiro. Disponível em: <http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2015/11/carimbo-do-pa-recebe-oficialmente-o-titulo-de-patrimonio-cultural-brasileiro.html>. Acesso em: 24 de agosto de 2017.
BRANDÃO, Priscila. Maraparim PA. Conheça a História do Carimbó. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2015/12/conheca-historia-do-carimbo.html>. Acesso em: 24 de agosto de 2017.
SANTANA, Ana Lucia. Carimbó. Disponível em: < http://www.infoescola.com/danca/carimbo/>. Acesso em: 20 de agosto de 2017.
PRODEPA. Dança do Carimbó. Disponível em: < http://www.cdpara.pa.gov.br/carimbo.php>. Acesso em: 20 de agosto de 2017.
CAMPELO, Lilian. Carimbó, manifestação cultural que retrata a indentidade do povo paranaense. Disponível em: < https://www.brasildefato.com.br/2017/02/24/carimbo-manifestacao-cultural-que-retrata-a-identidade-do-povo-paraense/>. Acesso em: 24 de agosto de 2017.
DO G1 PA. Carimbó do Pará é destaque em novela da Globo ‘A Força do Querer’. Disponível em: < http://g1.globo.com/pa/para/e-do-para/videos/t/edicoes/v/carimbo-do-para-e-destaque-em-nova-novela-da-globo-a-forca-do-querer/5819506/>. Acesso em: 24 de agosto de 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais