Buscar

pratica 11 equilibrio quimico

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM
QUÍMICA TECNOLÓGICA COM ÊNFASE EM QUÍMICA AMBIENTAL
DESLOCAMENTO DO EQUILIBRIO QUÍMICO
PONTA GROSSA
DATA DE ENTREGA
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Identificar a ocorrência do deslocamento de um equilíbrio químico em uma reação.
2.2 Objetivo Especifico
Verificar experimentalmente o deslocamento de equilíbrio químico;
Adicionar reagentes ao sistema e observar a ocorrência da reação;
Determinar o sentido do deslocamento com as adições de reagentes realizadas;
MATERIAIS E REAGENTES
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Parte 1
Parte 2
 Utilizou-se nesta etapa soluções de cromato e dicromato de potássio respectivamente, os cromatos formam solução amarela e os dicromatos alaranjada. Quando em solução, entre os íons cromato e dicromato se estabelece o equilíbrio, ou seja as velocidades no sentido da formação de produtos e no sentido da volta aos reagentes são iguais, e a composição da mistura de reação é constante. Cromatos podem se converter em dicromatos e vice-versa. A extensão em que isto ocorre depende da concentração dos íons H+ presentes, este efeito pode ser aumentado por adição de ácidos, ou diminuída por adição de hidróxidos. [2]
.
FIGURA 00: Representação do equilíbrio entre cromatos e dicromatos.
Quando adicionou-se HCl à solução de K2CrO4, percebeu-se alteração da coloração da solução, de amarela para alaranjada. Isto aconteceu porque a diminuição do pH do meio favorece a formação do Cr2O72-, que tem coloração característica alaranjada. Isso devido ao fato de que houve um deslocamento no equilíbrio no sentido de formação do Cr2O72-, ou seja no sentido de formação dos produtos, lado direito da reação. Isso pode ser representado pela seguinte reação:
K2CrO4(aq) + 2HCl(aq)  H2Cr2O7(aq) + KCl (aq)
(Amarelo) (Laranja)
Para o caso do dicromato adicionou-se a base NaOH cujo é uma base forte que em solução aquosa libera ânions OH-, que reagem com os íons H+, equilibrando produto cromatografado dicromato para formar água, de acordo com a seguinte equação: 
NaOH(aq) Na +(aq) + OH-(aq)
Os: 
OH- + H+ H2O
Assim, com base na adição de equilíbrio cromato-dicromato é equivalente a uma remoção de produto (H+) que será consumido. Com adição de base, o equilíbrio desloca para a formação dos produtos. A mudança de equilíbrio no sentido da formação de cromato (amarelo) para observar que concentrações crescentes de base, é passada de laranja (dicromato) para cromato amarelo foi verificada. [1] [2] este fato pode ser observado pela seguinte reação:
K2Cr2O7(aq) + 2NaOH(aq)  Na2Cr2O7(aq) + 2KOH(aq)
Portanto verifica-se com isso que no primeiro caso, com adição de um ácido o equilíbrio é deslocado para a direita e, no segundo, para a esquerda, o que fica evidenciado pela intensificação das cores alaranjada e amarela, respectivamente.
CONCLUSÃO
Concluiu-se que 
QUESTÕES
Seja o equilíbrio 
SO3 (g) + NO(g) => SO2 (g) + NO2 (g)
Prediga o efeito de: 
adição de NO;
Neste caso o equilíbrio tende a deslocar-se para o lado direito, ou lado dos produtos, para compensar o aumento da concentração de NO adicionado ao lado dos reagentes. Isso está de acordo com o Princípio de Le Chatelier que diz que quando se provoca alguma perturbação em um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido de anular essa perturbação, procurando se ajustar a um novo equilíbrio.
remoção de SO2;
Se diminuirmos a concentração dos produtos, a taxa da reação inversa irá diminuir, aumentando a taxa de desenvolvimento da reação direta. Isso significa que o equilíbrio se deslocará para a direita.
 
(c) adição de NO2
A adição de produtos desloca o equilíbrio para o lado esquerdo, no sentido de formação dos reagentes.
2) Considere o equilíbrio 
CO(g) + 2 H2 (g) => CH3OH (g)
Prediga o efeito de:
adição de H2; 
Se adicionarmos ao equilíbrio mais gás hidrogênio as concentrações dos reagentes irão aumentar e, com isso, o número de choques efetivos entre suas moléculas também se elevará, deslocando o equilíbrio para o lado direito, no sentido da formação dos produto.
(b) remoção de CH3OH; 
Se diminuirmos a concentração dos produtos, a taxa da reação inversa irá diminuir, aumentando a taxa de desenvolvimento da reação direta. Isso significa que o equilíbrio se deslocará para a direita.
(c) remoção de CO sobre o equilíbrio.
Se retirarmos um dos reagentes, as suas concentrações diminuirão e, consequentemente, a taxa de desenvolvimento da reação direta irá diminuir. Assim, o equilíbrio será deslocado no sentido da formação de mais reagentes, que é para a esquerda.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] Skoog, Douglas A.; West, Donald M.; Holler, F. James; Crouch, Stanley R. Fundamentos de Química Analítitca.Volume único. São Paulo: Cengage learning, 2006.
[2] Vogel, A. Química Analítica Qualitativa. 5ª edição. São Paulo: Mestre Jou. 1981.665 p.
[3] Harris, Daniel C. Análise Química Quantitativa. 6ª edição. Rio de Janeiro: LTC.2005

Continue navegando