Buscar

FÓRUM DE ÉTICA,POLITICA E SOCIEDADE UNOPAR

Prévia do material em texto

Entenda os conflitos na Síria
Os confrontos tiveram início em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados, sem acesso a alimentos e remédios. Entre elas, estão mulheres e crianças. A guerra civil na Síria tomou as grandes proporções atuais, principalmente, em razão da interferência estrangeira no país. Diversos países envolveram-se direta ou indiretamente no conflito, financiando determinados grupos.
O governo sírio possui o apoio da Rússia e do Irã, que enviam, além de armas e dinheiro, tropas. O Exército Livre da Síria e o Exército curdo recebem o apoio dos Estados Unidos. Além disso, a Turquia também financia o Exército Livre da Síria, mas luta abertamente contra o Exército curdo (os curdos são uma minoria perseguida na Turquia). Outros países que atuam no conflito são Arábia Saudita, Reino Unido, França.
Conclusão
Não há previsão de quando a guerra civil síria chegará ao fim. Em virtude da alta complexidade dos grupos que lutam entre si e da alta interferência estrangeira na região, o conflito segue sendo alimentado. Além disso, a existência do Estado Islâmico deu uma nova dimensão ao conflito.
A guerra que se estende por seis anos e já resultou em 470 mil mortes gerou uma crise internacional de refugiados. Estima-se que mais de 11 milhões de sírios sejam refugiados e que aproximadamente 5 milhões estejam fora do país. Após seis anos de conflito, a população civil é quem mais sofre, principalmente as crianças.
Atribuem-se crimes de guerra a todas as partes do conflito, como genocídios de civis, além de dois ataques com armas químicas. A guerra resultou na destruição de grande parte do acervo histórico existente no país, principalmente pela ação do Estado Islâmico.
Você é um profissional que está buscando se inserir no mercado de trabalho. Depois de enviar muitos currículos você foi convocado para uma seleção em uma Organização Não Governamental (ONG) que tem as suas atividades voltadas para o âmbito social, econômico e político. A ONG conta com a atuação dos mais diversos tipos de profissionais devido à sua vasta atuação e abrangência.
Após a dinâmica de grupo e a entrevista foi solicitado que você escreva um pequeno texto dissertativo-argumentativo a respeito dos conflitos no território Sírio. O tema foi escolhido pois as questões que permeiam o conflito vão de encontro com os valores da ONG, como a valorização da vida, a liberdade de expressão, de livre circulação, liberdade religiosa, a ética nas relações pessoais e políticas, além do desenvolvimento econômico e social.
Como subsídio teórico foi disponibilizado o seguinte texto: “Por que há uma guerra na Síria: 10 perguntas para entender o conflito, das origens às novas frentes de batalha”. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-43204513. Acesso em 08 mar. 2018.
Atividade Avaliativa Ciclo 1: Início: 05/03/18 – Fim: 31/03/18
Agora é com você: redija um texto dissertativo-argumentativo que contenha entre 10 e 15 linhas e que contemple os seguintes aspectos:
a)O que motivou o início do conflito na Síria? Inicialmente, esse conflito se iniciou por volta de 2011, durante a Primavera Árabe, que teve início na Tunísia.
Além disso, partindo de uma perspectiva histórica, nesse período, os sírios protestaram contra o governo do ditador Bashar Assad, aumentando o número de movimentações rebeldes, que vem assolando a humanidade, e, principalmente o continente até os dias de hoje.
b)Existem questões econômicas e religiosas por trás do conflito?
c)As potências internacionais se posicionam de maneira ética perante ao conflito? (pensar a respeito da interferência no conflito, ajuda humanitária e acolhimento aos refugiados).d)Quais são as consequências para a população local e internacional?

Continue navegando