Buscar

Gestao da poluiçao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A inversão térmica é um fenômeno atmosférico natural que provoca mudanças de temperatura. Sobre a inversão térmica, é incorreto afirmar que:
		
	
	Por ser mais denso, o ar frio forma uma barreira que dificulta a movimentação e, consequentemente, a dispersão de partículas poluentes.
	 
	A inversão térmica ocorre principalmente no verão.
	
	As autoridades têm o poder de limitar ou proibir o tráfego de veículos, porque, em razão da combustão incompleta dos combustíveis, o monóxido de carbono (CO) emitido pelos veículos reduz os reflexos dos motoristas, podendo causar acidentes de trânsito.
	
	Em uma situação de inversão térmica, o ar próximo ao solo esfria rapidamente, permanecendo onde deveria estar o ar quente.
	
	O chamado smog é uma combinação das palavras inglesas: smoke (fumaça) e fog (neblina) e fica estacionado nas camadas inferiores, ocasionando baixa visibilidade e problemas respiratórios à população.
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sobre a capacidade de autodepuração da atmosfera é correto afirmar que:
		
	 
	A atmosfera possui uma capacidade finita de assimilação, esse limite está sendo alcançado, medidas urgentes de controle são necessárias.
	
	Deve-se concentrar intensamente grupos humanos e suas atividades econômico-poluidoras, ganhando tempo e espaço para a autodepuração da atmosfera.
	
	O decréscimo na liberação e concentração de diversos gases, em especial o gás carbônico, o metano, o óxido nitroso e os clorofluorcarbonos fazem com que se ultrapasse cada vez mais a capacidade de autodepuração da atmosfera.
	
	Deve-se definir formas corretas de tratamento e de disposição de resíduos gerados, mas não as aplicar neste momento.
	
	Para que tenhamos uma boa qualidade do ar, precisamos maximizar a geração de resíduos, já que com mais resíduos fica mais fácil a assimilação da atmosfera.
	
	
	
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sabe-se que as queimadas são prejudiciais ao meio ambiente, com efeitos imediatos sobre o clima. Os efeitos imediatos das queimadas são apontados nas alternativas a seguir, EXCETO:
		
	
	Não-formação de chuvas.
	
	Impossibilidade de a área devastada reter a energia do sol e gerar fluxos ascendentes de ar.
	 
	Diminuição da temperatura do ar
	 
	Aumento do "buraco" na camada de ozônio.
 
	
	Elevação da temperatura do ar.
	
	
 
	
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A poluição é qualquer acréscimo ao ar, à água, ao solo ou ao alimento que ameace a saúde, a sobrevivência ou as atividades dos seres humanos ou de outros organismos vivos. Sobre poluição é correto afirmar que:
		
	 
	A poluição do ar pode ser definida como a presença de matéria ou energia na atmosfera, de forma a torná-la imprópria, a causar prejuízos aos usos antrópicos, à saúde pública e ao ecossistema natural.
	
	Não são considerados poluentes substâncias que entram no meio ambiente sem a interferência das atividades humanas (como, por exemplo, com os gases tóxicos liberados por uma erupção vulcânica).
	
	A exposição à poluição atmosférica é um acontecimento muito recente na história, que começou no período pós Revolução Industrial.
	
	A agricultura industrializada não é uma fonte de poluição, pois raramente os poluentes alteram a qualidade ambiental na área onde são produzidos.
	
	A maior parte da poluição advinda das atividades humanas ocorre em áreas rurais ou perto delas, onde as fontes de poluição se concentram (como em atividade pecuária e plantações).
	
	
	
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A atmosfera terrestre possui uma estrutura vertical extremamente variável, em termos de composição, temperatura, umidade, pressão, entre outras. Divide-se a atmosfera em camadas, como consequência, principalmente da variação de temperatura entre as regiões. Um fenômeno importante é que tem levado a grandes debates e preocupações é o aquecimento global. Este ocorre em que região da atmosfera?
		
	 
	troposfera.
	
	Exosfera
	
	Mesosfera
	
	Termosfera
	
	Estratosfera
	
	
	
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Nossa atmosfera é constituída por muitos gases diferentes. A ação do homem tem alterado a concentração e existência de alguns gases em uma atmosfera antes não poluída e, a consequência são efeitos ambientais adversos. Dentre estes tipos de gases poluentes podemos destacar:
		
	
	O2 e N2
	
	N2 e H2
	 
	SO2 e NO2
	
	Argônio e N2
	
	Argônio e O2
	
	
	
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida). Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que: I. As chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar. II. As chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais. III. As chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada. Dessas afirmativas está(ão) correta(s):
		
	
	I, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	III, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	
	 
	
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Um processo ambiental que se verificou no final da década de 70 e, que preocupou imensamente a sociedade foi à redução da camada de ozônio. Este problema foi verificado ocorrer pela presença do elemento cloro emitido nos gases CFCs. A redução da camada de ozônio é preocupante, pois,
		
	
	Aumenta a concentração de CO2, pois o cloro também catalisa a síntese deste tipo de molécula.
	
	Reduz a concentração de O2. Pois este gás é formado a partir do ozônio.
	 
	aumenta a incidência de casos de câncer
	
	promove o abaixamento da temperatura da superfície do planeta e o início de uma nova era glacial.
	
	promove o aquecimento da superfície do planeta e da troposfera pelo efeito estufa

Continue navegando