Buscar

resposta do caso 2 de direito administrativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A publicidade dos atos administrativos é feita tanto na esfera federal (através do Diário Oficial Federal) como na estadual (através do Diário Oficial Estadual) ou municipal (através do Diário Oficial do Município). Nos Municípios, se não houver o Diário Oficial Municipal, a publicidade poderá ser feita através dos jornais de grande circulação ou afixada em locais conhecidos e determinados pela Administração.
Por último, a Publicidade deve ter objetivo educativo, informativo e de interesse social,  não podendo ser utilizados símbolos, imagens etc. que caracterizem a promoção pessoal do Agente Administrativo.
Impessoalidade relativa à Administração: segundo esta corrente, os atos impessoais se originam da Administração, não importando quem os tenha praticado. Esse princípio deve ser entendido para excluir a promoção pessoal de autoridade ou serviços públicos sobre suas relações administrativas no exercício de fato, pois, de acordo com os que defendem esta corrente, os atos são dos órgãos e não dos agentes públicos;
 Princípio da Impessoalidade:  no art. 37 da CF o legislador fala também da impessoalidade. No campo do Direito Administrativo esta palavra foi uma novidade. O legislador não colocou a palavra finalidade.
R: De acordo com a carta mãe em seu art 37 caput da CF/88 foram infringidos os princípos da impessoalidade relativa à administração e da publicidade, que ao tratammneto da doutrina entendesse que o dever do administrador público atuante em suas atividades de prerogativa ,devem ser devidas de forma que o designo da ação não tenha o dolo da promoção pessoal de autoridade ou serviços públicos sobre suas relações administrativas no exercício de fato ,pois entendesse que apesar de ser através de um agente público a efetivação dos atos ,todo o méritos é devido ao órgão não ao agente atuante .E a publicidade dada ao ato praticado deve ser de cunho educativo ,informativo e de interesse social ,não promocional a imagem do sujeito.

Continue navegando