Buscar

Elementos para uma Psicologia kierkegaard

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Elementos para uma Psicologia kierkegaard
Existencialismo a demarcação do existencialismo vem do método fenomenológico considera o existencialismo a partir de Kierkegaard quem começa o existencialismo e o Nit romantismo essência humana a partir da existência. Nit quando trás na fala dele que deus está morto! Ele já começa a trazer a essência do existencialismo para nós, que #existência precede a essência# precisamos existir na condição humana de ser um sujeito ele propicia como será minha existência ao existir, ele vai demarcando como e a minha vida. Não existe nada que demarca a minha vida antes da minha existência.
 28dia / 6:00 áudio Kierkegaard que influencio o Nit, ambos são conhecidos como existencialistas. Níveis de 1 estético, 2 ético, moral e 3 religioso. Tem um nível de hierarquia, seria uma evolução entre os níveis. Fenomenologia ligado ao existencialismo e os três estágios que ele trás no níveis estético do casamento a sociedade, que não era so no casamento que daria certo o encontro consigo mesmo. Ético quando o indivíduo começa a perceber que já há uma preocupação uma questão consigo mesmo onde as coisas mundanas no nível estético, mas ele começa e se preocupar com ele nas relações com o outro no futuro esse o segundo nível. O terceiro nível transcendência do indivíduo tem uma preocupação não só com ele mas com o outro e com toda civilização humana 
Quais são os estágios que Kierkegaard relata na existência do ser humano?
a) Ético, Estético e Religioso b) Estético, Moral e Religioso c) Estético, Ético e Religioso d) Estético, Ético, Moral e Religioso
Sartre fala de responsabilidade que o que eu faço não e só comigo e uma questão de uma sociedade inteira. Quando ele traz o sentido do religioso para transcender, para além de uma preocupação egocêntrica e partiria para uma questão altruísta. Que pensaria na relação dele com o outro. Retratar o erro colocar os três como níveis, no mesmo nível. Quando ele falou do salto! E um salto mesmo vou para outro nível, sair de um lugar para outro. 
Primeiro nível está preocupado com o prazer, ser pessoal prazer liberdade, a satisfação pessoal no nível de aproveitar, o que foi dito sobre a civilização pós-moderna está muito presente aproveitar gozar a todo custo esse e o nível estático. Aqui e agora!
O segundo nível quando ele começa a passar preocupação de entender o aqui o agora o gozar, mas sim com a questão do futuro das relações que eu vou construindo (trabalhar estudar não e só o agora) e o nível ético. Tem haver com tempo.
O terceiro nível onde a preocupação está além da questão pessoal além do outro só, mas que transcende para uma realização com civilização humana, onde os passos que ele dá que a preocupação do seu futuro não e só dele, mas emproou de uma coletivo. Esse seria uma questão do nível religioso que ele fala. Não e só para você, mas para toda sociedade. Reflexão do homem no mundo. Civilização humana em geral .(Muitos não chegam ao altruísmo) 
Termo transcendência do homem aqui mesmo no mundo e não como Deus? A condição do existencialismo quanto do Sartre como Kierkegaard de falar que existência precede a essência, coloca o homem em condição humana. Quando ele fala de transcendência ele não fala de uma condição divina que eu vou falecer e viver o espiritual, saio de mim e dou um salto para outro lugar transcendência nesse sentido. Ele mostra que essa transcendência não é uma transcendência divina no sentido espiritual, mas uma transcendência do homem em se refazer a todo momento. 
 Quando Nit fala que Deus está morto ele tira essa condição que existe um deus no próprio mundo e que não existe um deus, ele percebe que no próprio homem há uma essência que é a base de todo esse existencialismo que vamos ver “a existência precede a essência” eu preciso existir para depois construir essa essência. 
 Sartre “a existência precede a essência” 
Foi um grande pensador francês de viveu quase todo século XX, e tido como filosofo existencialista ele foi também escritor teatrólogo, o Sartre não ficou só no campo das ideias, não foi igual Kant que era regrado. Vídeo 
O que temos saber primeiro lá desde o Kierkergaard e Sartre
A uma mudança da sociedade o Kierkegaard já tinha percebido do Nit que é necessário essa concepção que existia formas determinando nosso modo de ser. Ninguém escolhe ser pobre, mas isso que a sociedade que deu o que eu farei disso! O existencialismo vai trabalhar. A minha liberdade se limita a sua! Liberdade com responsabilidade e um ato. Para os cristões a liberdade não e um ato. Liberdade com responsabilidade e possibilidade de mundo, essa liberdade que eu tenho tras um conselho de responsabilidade, através dessa liberdade eu terei consequências com cada escolha. Ele fala anteriormente da liberdade que vinha sobre mim, tras que meus atos em si tras consequências essa condição básica e do homem individual eu tenho que fazer escolhas por mim, e um homem individual que pensa nos outros.

Continue navegando