Buscar

Controle Aversivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Controle Aversivo
É chamado de controle aversivo, porque o sujeito se comporta para que algo não aconteça, para subtrair um estímulo do ambiente ou para fazer com que o mesmo não ocorra. 
Controle aversivo diz respeito à modificação na frequência do comportamento utilizando-se o reforço negativo, que provoca aumento na frequência, e punição positiva ou negativa, que provoca diminuição na frequência. 
O reforço negativo e punição ( positiva e negativa) também são consequências do comportamento que exercem controle sobre ele, pois interferem na probabilidade de sua ocorrência futura. 
Ex: Se faço algo que tem como consequência um reforço negativo, voltarei a fazê-lo; se faço algo que tem como consequência uma punição, seja ela positiva ou negativa, não farei mais. 
OBS: A extinção também se configura como algo aversivo. Contudo, não se considera a extinção como controle aversivo. 
O reforçador aumenta a probabilidade futura de um comportamento( R);
Reforçamento Positivo: processo operante em que apresentação de um estímulo consequente (reforçador), aumenta a frequência de uma R.
Reforçamento Negativo: processo operante em que a retirada de um estímulo consequente ( aversivo), aumenta a frequência de uma R
Punição: ‘’Sempre que vemos uma ação produzindo a perda de um reforçador positivo, ou a produção de um reforçador negativo, dizemos que a ação está sendo punida’’. ( Sidman)
Punição positiva: Ocorre quando um estímulo é apresentado na sequência de um operante e o operante diminui a taxa de respostas. 
Punição negativa: Quando um estímulo é removido contingente a uma resposta e esta remoção resulta na diminuição na taxa de respostas, a contingência é chamada de punição negativa. 
Estímulo aversivo: Serão definidos como aqueles que reduzem a frequência do comportamento que os produzem (estímulos reforçadores negativos). 
Um estímulo só pode ser classificado como aversivo se a sua apresentação for seguida por uma resposta de evitação, esquiva ou fuga. 
Vale lembrar que o reforço negativo produz um aumento na frequência do comportamento, não podendo participar da punição. 
Contingências de reforço negativo: O reforço não se dá apenas com a apresentação de estímulos, mas também pela retirada de estímulos do ambiente. 
Ex: Quando estamos com dor de cabeça, podemos tomar um analgésico. Nesse caso, concluímos que o comportamento de tomar analgésico é provável de acontecer em circunstâncias semelhantes no futuro, pois o comportamento teve como consequência à retirada de um estímulo do ambiente: a dor de cabeça. Sendo assim, relação de contingência é chamada reforço( porque houve um aumento na frequência/ probabilidade de um comportamento) negativo( porque a consequência foi retirada de um estímulo do ambiente). O estímulo retirado do ambiente é chamado de reforçador negativo. No exemplo, a dor de cabeça era o reforçador. 
Exemplos comuns de comportamentos mantidos por reforço negativo:
Colocar óculos de sol para amenizar a luminosidade na retina é um exemplo de comportamento mantido por reforçador negativo. A luminosidade é um estímulo reforçador negativo cessado pela resposta de colocar o óculos. A relação entre a respota de colocar os óculos e a retirada de luz da retina é chamada de reforço negativo.
Caso a namorada brigue com o namorado quando ele fuma, é provável que o namorado passe a chupar um drops após fumar um cigarro. Com isso, o namorado evita a briga, uma vez que ela não percebe que ele fumara. Nesse caso, a briga é um estímulo reforçador negativo, evitado pela resposta de chupar um drops. Logo, temos uma contingência de reforço negativo em que a resposta de chupar um drops é reforçada por evitar a apresentação a briga ( estím. Reforçador negativo).
Reforço positivo: quando um estímulo é acrescentado ao ambiente.
Reforço negativo: Quando um estímulo é retirado do ambiente.

Outros materiais