Buscar

Avaliação da Função Renal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Morfo 16/02 
O importante de saber como está a função do rim para se ter um diagnóstico precoce, quanto mais precoce pode se fazer uma intervenção com medicamento, prevenção de morbidade e mortalidade associado à DRC (Doença Renal Crônica), prognóstico - indicação da terapia de substituição, fator de risco para doença cardiovascular. 
Uma vez que os néfrons foram lesados é difícil a recuperação. Assim, são ativados os néfrons remanescentes, por isso é difícil o diagnóstico. 
Como avaliar a função renal? 
Filtração glomerular, qual a quantidade de substância que o glomérulo consegue filtrar por minuto e ml. 
 Como Calcular a TFG? Clearance ou depuração, de uma substância é o volume de plasma que fica livre dessa substância por minuto. A depuração de uma substância é igual a intensidade da FG. Há um absorção completa do plasma.
Importante saber se possui proteinúria ou hematúria. 
Quais são as substâncias são utilizadas comumente ?
Marcador ideal? Precisa ter níveis plasmáticos estáveis, não pode estar ligado a proteínas plasmáticas, só pode ter excreção renal, não pode influências a TFG, não pode ser processado pelos túbulos, fácil mensuração, custo baixo etc. 
Marcador ideal fisiológico? For livremente filtrado pelo glomérulo, não for reabsorvido pelo túbulo, não for secretada pelo túbulo, não for sintetizada ou metabolizado 
Marcadores: Uréia primeiro marcador, substrato nitrogenado,ela vem da dieta, logo sofre alterações, quando se alimenta de uma forma exacerbada há um aumento no nível de ureia, e quando há desnutrição uma diminuição, não é o melhor marcador; Inulina, a melhor marcadora, mede exatamente o quantos os glomérulos estão filtrando, porém ela é exógena, e não é boa para prática clínica; Radioisótopos, possui uma série de contraindicações; Cistatina C, precisa de um equipamento para medir, não sofre alterações da massa muscular como a creatinina, ela é endógena e vem dos leucócitos; Creatinina. 
O clearance de uma substância X é definido pela equação: 
Creatinina sérica e controle 24h 
O que influencia a creatinina: toda vez que o indivíduo tiver uma desnutrição por exemplo vai possuir uma menor concentração de creatinina sérica. Ou seja, a massa muscular é o que vai influenciar. 
Lembrar dos valores de referência

Outros materiais