Buscar

ANTROPOLOGIA atividade estruturada

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO: LETRAS
DISCIPLINA: ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: “ENTRANDO NO CLIMA” UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS REALÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE
Inserção da educação ambiental na formação de um professor
Atualmente, muitos países, como a China, tem investido mais devido ao componente “desenvolvimento” por estar ligado a sustentabilidade.
Não pode deixar que o profissional da área da educação aprenda este assunto só em uma especialização, é preciso que o conhecimento que permita a visão de um mundo integrado e interligado e a possibilidade de espaço e tempo para as atividades coletivas na interação entre o indivíduo e sociedade. Já que a lei de Diretrizes e bases para a Educação nacional não abordou sobre a inserção da educação ambiental nos currículos. É possível que tal omissão seja causa e consequência de um movimento que reflete um ritmo conservador de implantação de ações para a efetivação dessa dimensão educacional em diferentes níveis e modalidade do sistema de ensino brasileiro.
A educação ambiental deve estar presente no currículo dos cursos de formação de professores de uma forma interdisciplinar, pois, assim, será capaz de fomentar nos professores uma atitude que lhes propiciará em suas práticas pedagógicas, uma pré-disponibilidade a uma abordagem integradora e transversal na escola.
Vale reforçar que a educação ambiental deve ser desenvolvidas na formação inicial de professores e incorporadas em suas práticas pedagógica como forma de estimular a capacidade crítica dos cidadãos e favorecer o protagonismo nas transformações individuais e coletivas da realidade em que se encontram.
Em uma pesquisa de campo, com profissionais da educação, muitos citaram que já incluem o tema na sala de aula com intuito de contribuir para um futuro melhor, com temas direcionados para reciclagem, não jogar lixo nas ruas e preferir para locais mais perto o uso de bicicleta. 
O desafio que as questões socioambientais colocam à educação superior não é simples, ele propõe transformações radicais. Isto tem observado que se necessita da geração de conhecimentos interdisciplinar.
Atualmente, existe uma grande dificuldade para a implementação da educação ambiental, precisa de uma estrutura organizacional, das universidades preparadas e de uma reestruturação da políticas institucionais.
Devemos pensar em uma consolidação de uma sociedade mais justa e ambientalmente sustentável, para que o educador ambiental se sinta capaz de proporcionar em processo educativo que busque a transformação da realidade no sentido de superar as práticas educacionais presas ao capitalismo.

Continue navegando