Buscar

LEITURA E REDACAO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LEITURA E REDAÇAO EM LINGUA INGLESA
AULA 1 INTRODUCTION 
No final da aula, o aluno deve ser capaz de:
1. Defina o que é "leitura";
2. reconhecer seu papel como leitor;
3. discutir os propósitos da leitura.
OQUE É LEITURA?
Não há uma resposta simples para esta questão, embora a leitura seja considerada, à primeira vista, uma tarefa concreta observável que emprega certas funções e faculdades próprias dos seres humanos em geral.
De fato, a leitura é uma atividade complexa, que pode ser desenvolvida de múltiplas maneiras, dependendo de seus propósitos. Kern (2000) apresenta uma definição de “alfabetização”, que traz as noções que acreditamos serem essenciais para a compreensão da leitura como um todo. ato social.
Para Richard Kern, "alfabetização" em uma segunda língua significa muito mais do que as habilidades separadas de ler e escrever; em vez disso, é um conceito complexo de familiaridade com a linguagem e seu uso na linguagem escrita principalmente no contexto, mas, por extensão, também na comunicação falada. Requer "uma competência discursiva mais ampla que envolva a capacidade de interpretar e avaliar criticamente uma ampla variedade de textos escritos e falados"
Kern afirma que a alfabetização em uma segunda língua envolve uma competência para interpretar e avaliar criticamente uma grande variedade de textos escritos e falados em contextos culturais, pragmáticos e interacionais.
Espero que o processo de leitura possa revelar leitores que desempenhem um papel ativo e que reconheçam que são responsáveis ??por construir significados em contextos comunicativos. Eles também devem ter a capacidade de entender as diferenças culturais e ser capazes de funcionar adequadamente em uma sociedade estrangeira letrada.
Você deve entender, então, que seu papel como leitor é determinado pelos seus propósitos para ler um texto ou pelo conhecimento prévio da informação que você vai encontrar nele.
Quando o autor começa a escrever um texto, assume que o leitor pode saber muito pouco sobre o que vai ler ou que o leitor tenha informações suficientes para interagir com o texto.
> No primeiro caso, os autores dão muitos detalhes sobre o que estão escrevendo;
No segundo, eles podem dar informações implícitas, porque esperam que o leitor esteja bem informado sobre o assunto sobre o qual estão escrevendo. Eles esperam que os leitores se comportem de maneira ativa usando o conhecimento que têm para preencher as lacunas em relação ao texto.
Na pesquisa intitulada Leitura para compreensão: para um programa de pesquisa e desenvolvimento em compreensão de leitura (SNOW-p.13), o autor afirma que,
“Um leitor deve ter uma ampla gama de capacidades e habilidades. Essas qualidades incluem capacidades cognitivas (por exemplo, atenção, memória, capacidade analítica crítica), motivação (um propósito para ler, um interesse no conteúdo sendo lido, auto-eficácia como leitor e vários tipos de conhecimento - vocabulário, domínio e conhecimento tópico , conhecimento linguístico e discursivo, conhecimento de estratégias de compreensão específicas).
AULA 2 Leitura: um processo psicolinguístico para promover o conhecimento e um leitor proficiente
O que são gêneros de texto?
Não é uma tarefa fácil dar uma única definição para os gêneros de texto. Sempre que falamos de gêneros, estaremos nos referindo a classificações como: FICTION, NON-FICTION,PLAYS, FAIRY TALES, FABLES,COMIC TRIPS
O que é processamento de texto?
Modelos de leitura de cima para baixo sugerem que o processamento de um texto começa na mente dos leitores com:
• Processos orientados pelo significado ou uma suposição sobre o significado de um texto;
• Nesta perspectiva, os leitores identificam letras e palavras apenas para confirmar suas suposições sobre o significado do texto. Os proponentes geralmente concordam que a compreensão é a base para as habilidades de decodificação, não um resultado singular, e o significado é trazido para impressão, não derivado da impressão.
O comportamento de um leitor eficiente
Pensamos que um leitor eficiente deve usar um procedimento think-aloud para identificar relações entre certos tipos de estratégias de leitura e leitura de segunda língua bem-sucedida ou não. O leitor bem-sucedido, por exemplo, mantém o significado da passagem em mente enquanto lê, lê em frases amplas, pula palavras irrelevantes ou menos importantes e tem um autoconceito positivo como leitor. O leitor malsucedido, por outro lado, perde o significado das sentenças quando decodificado, lê em frases curtas, pondera sobre palavras inconseqüentes, raramente ignora as palavras como sem importância e tem um autoconceito negativo. Podemos concluir que os leitores menos eficazes muitas vezes têm equívocos sobre o processo de leitura, falha em monitorar sua compreensão, subutiliza estratégias efetivas de leitura e emprega menos estratégias de leitura durante a leitura.
Leitores qualificados, por outro lado, conhecem e usam muitas estratégias diferentes para chegar a um acordo com o texto. Eles empregam estratégias de leitura "de baixo para cima" e "de cima para baixo", usam uma gama mais ampla de estratégias e as aplicam com mais frequência. Assim, eles empregam conhecimento metacognitivo e identificam quando e como os processos de compreensão e monitoramento devem ser aplicados.
AULA 3 Descrição de um parágrafo, sua organização e o uso do presente simples para descrever ações de rotina
Se você acha que não escreve bem, e que escrever composições ou ensaios é algo que somente os superdotados podem, deixe-me dizer que você está completamente errado.
Existem algumas estratégias que você pode usar para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de escrita.
Dê uma olhada no parágrafo abaixo.
(1) José é um estudante muito ocupado. (2) Ele estuda História na Universidade Estadual e também estuda inglês. (3) Durante o dia, ele vai para as aulas. (4) À noite, ele trabalha na livraria. (5) Nos fins de semana, ele é voluntário no hospital infantil. (6) José não descansa! Sentença (1) é uma sentença de tópico. Abrange todas as informações do parágrafo. Frases (2), (3), (4) e (5) são sentenças de apoio. Eles dão fatos e descrições. As sentenças de apoio estão claramente ligadas à sentença do tópico. Sentença (6) é uma frase conclusiva. Esta frase resume o parágrafo. Os parágrafos devem conter idéias, pensamentos e objetivos claros. É importante perguntar a si mesmo qual é o objetivo principal do parágrafo. O parágrafo está expandindo idéias anteriores?
Isso está afirmando algo de novo? Isso está descrevendo? Isso está comparando? Isso é contrastante? Você tem que esclarecer qual é o seu propósito real.
Existem sete usos básicos do tempo presente simples. Nós o usamos para: 1. Verdades permanentes: O verão segue a primavera. "O período atual" (= "esta é a situação no momento"): Minha irmã trabalha em um banco.3. Ações habituais: levanto-me às 7.4. Referências futuras (para horários, etc): O concerto começa às 19h30 da noite de sexta-feira. Observações e declarações: Eu te amo / Diz aqui que… 6. Instruções: Primeiro você pesa os ingredientes..7. Comentários: Becker serve para a Lendi..
Aula 4: Estabelecer as relações entre as estratégias do texto, níveis de leitura e propósitos de leitura
Como usar algumas estratégias de leitura
Nesta lição, vamos estudar algumas estratégias de leitura. Essas estratégias de leitura ajudarão você a compreender o texto sem procurar o significado das palavras o tempo todo.
Lembre-se de que você não deve usar o dicionário com tanta frequência. Use o dicionário apenas para esclarecer suas dúvidas. Em geral, 50% das palavras em um texto não são cruciais para a compreensão do significado geral.
Quando você usa estratégia, você é capaz de criar hipóteses sobre temas que você vai ler sobre os textos. 
Entretanto, quando você lè os textos, consegue concordar ou modificar sua primeira impressão a respeito.
Quando você usa essa estratégia, você está se preparando mentalmente para a leitura.
tenta entender o título do texto. Se é um, ou procura por alguma pista porque eles generalizaram a função como o sumário do texto
(Ativação de Conhecimento Prévio)
O processo de compreensão de um texto também depende das experiências que um leitor teve em sua vida. Estas 
experiências influenciarão a maneira como o autor vê o mundo e o quanto destas experiências ele irá utilizar enquanto 
estiver desenvolvendo suas expectativas em relação ao que vai ler.
(Gênero)
Quando você identifica o gênero, sua leitura se torna mais fácil. Por exemplo, se você estiver lendo a respeito de um manual que indica como usar uma máquina de costura, você não vai esperar encontrar palavras como “cebola” ou “tomate”. Estas palavras aparecerão, provavelmente, em uma receita.
Cada tipo de texto apresenta características e propósitos comunicativos que os tornam de fácil identificação; 
o leitor sabe o que está procurando antes mesmo de ler o texto.
Vamos considerar alguns dos gêneros mais comuns: anedotas, classificados, artigos de jornal, cartas, cartões, diários ou 
agendas, e-mails, entrevistas, formulários, instruções de jogos, letras de músicas, listas, menus, mapas, manuais, contos, 
pequenos diálogos, propagandas, recados, receitas, relatórios, rótulos, textos de referência (dicionários).
Visuals (Inferência visual)
Elementos como títulos, legendas, ilustrações, fotos, diagramas, gráficos, negrito, aspas, tipos diferentes de letras, etc. são importantes para ajudar o leitor a fazer inferências e deduções lógicas.
Guessing (Adivinhar, deduzir, interpretar significados)
Durante o processo de compreensão de um texto em língua estrangeira, o leitor não deverá tentar entender todas as palavras desconhecidas no contexto que estão sendo utilizadas. Então, devemos considerar:
 O assunto do texto;
 tudo que o leitor já sabe sobre o assunto;
 relações gramaticais;
Guessing (Adivinhar, deduzir, interpretar significados)
 partes do texto que o leitor já compreendeu;
 o que está implícito no texto;
 as palavras e frases vizinhas.
É importante lembrar que, para compreender uma palavra, não é necessário saber sua tradução.
Repeated words (Palavras repetidas)
To  recognize the words which are repeated in the text can very often help the reader understand it.
Reconhecer as palavras que são repetidas no texto pode, na maioria das vezes, ajudar no entendimento do texto.
Key words (Palavras-Chave)
These specific words are generally associated to the subject which is being discussed in the text.
Estas palavras específicas estão associadas ao assunto que 
Estas palavras são usadas para ligar ideias ou demarcar o discurso em um texto quando você quer dar exemplos, contrastar, comparar, acrescentar ou complementar ideias, apontar consequências ou resultados, dar ênfase ou mostrar  causas, resumir ou generalizar, estabelecer condições ou hipóteses, estabelecer relações temporais.
Affixes (Afixos)
O conhecimento do processo da formação das palavras pode ajudar leitores a deduzir significados. Em geral, prefixos tem a função de alterar os significados das palavras enquanto os sufixos determinam as classes gramaticais. Muitos afixos têm origem grega ou latina, tornando-se palavras transparentes.
Contextual Reference  (Referência contextual)
Há palavras e expressões que são usadas para ligar ideias em um dado contexto para promover coesão e coerência. Estas palavras podem se referir a uma palavra ou a uma ideia previamente mencionada em outras partes do texto para evitar a repetição. Elas podem ser pronomes pessoais, possessivos, reflexivos, demonstrativos ou alguns pronomes relativos.
Pesquisadores que estudam a aquisição de primeira e segunda línguas descobriram que os alunos se beneficiam quando se tornam conscientes sobre o uso dos cognatos. Esta consciência é a habilidade de usar cognatos na primeira língua (língua materna) como uma ferramenta para entender uma segunda língua (língua estrangeira). As crianças podem começar a aprender os cognatos já na pré-escola. 
A medida que os aprendizes alcançam níveis mais avançados, eles podem aprender cognatos mais sofisticados ou cognatos que possuam significados múltiplos em ambas as línguas, embora alguns destes significados não se cruzem. 
Um exemplo: 1 – Making an argument: expressar um ponto de vista e defendê-lo com fatos e evidências. 
2 – Argument: brigas – Estou cansado das brigas com minha mulher.
O dicionário será utilizado como último recurso, isto é, somente se a palavra for uma palavra-chave, se não fizer parte do conhecimento prévio, se não for cognata, se não puder ser deduzida pelo contexto, ou se tiver múltiplos significados.
A pré-leitura:
Ativar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao conhecimento do mundo: explorar o título, desenhos, gráficos, figuras, autor, fonte, itens lexicais (Era uma vez), organização textual, os propósitos.
A leitura:
É uma fase em que o aluno tem que projetar seu conhecimento do mundo e organização textual nos elementos sistêmicos do texto. É importante que o aluno saiba como usar estratégias para vincular uma informação a outra, estabelecer laços coesivos e empregar estratégias de inferência.
A pos-leitura:
 
É um nível em que o foco principal é baseado na relação do mundo do aluno com as idéias do autor.
Há duas maneiras de acessar um texto: os processos de cima para baixo e de baixo para cima.
De cima para baixo, dirigimos nossa atenção para as questões gerais do texto, como o tema, as principais idéias do texto, o propósito do escritor. Esse tipo de processamento descendente é uma abordagem não linear que faz uso intensivo da dedução relacionada à informação não visual que vai de uma macroestrutura para uma microestrutura e de uma função para outra.
No processo “bottom-up”, nós dirigimos nossa intenção para os detalhes que aparecem no texto, isto é, nós usamos elementos estruturais do texto tais como vocabulário e sintaxe para entender o que queremos.
O processamento é ascendente (bottom-up) e faz uso de informação linear e indutiva. Esta abordagem constrói o significado por meio da análise e da síntese das partes do texto.
Aula 5: The differences between text genre and text type
Diferenças entre gêneros de texto e tipos de texto
N esta classe, você vai entender mais algumas diferenças entre gêneros de texto e tipos de texto.
Você deve saber que os gêneros são formas textuais estáveis, históricas e socialmente motivadas, que podem ser escritas ou orais. “gêneros  textuais podem  ser  entendidos  como  sistemas discursivos complexos, socialmente construídos pela linguagem, com padrões de organização facilmente identificáveis, e configurados pelo  contexto  sócio-histórico que engendra as atividades comunicativas.  Temos dois conhecimentos específicos de modelo textual: a) um conhecimento fundado em características textuais  - aspectos léxicos, prosódicos, sintáticos  e outros; b)  conhecimento de modelos  funcionais  – que dizem respeito à função para a qual se destina o texto e considerando aspectos discursivos, sócio-culturais; rotinas em sentido estrito.”
Hoje em dia, um novo tipo de gênero faz parte de nossas vidas. Tendo em mente o conceito de gêneros como uma listagem aberta, podemos
reconhecer que, além dos gêneros mais comuns, como sermões, lições, conversas espontâneas, conferências, podemos encontrar uma lista
de novos gêneros conectados à comunicação digital.
“podemos dizer que o MSN Messenger, o e-mail, 
o blog, a homepage ,entre outros, seriam, ao mesmo tempo, gêneros 
digitais e suportes ou meios de comunicação digital. O MSN Messenger, por exemplo,além de ser um programa de 
comunicação instantânea, que permite que duas ou mais pessoas 
possam conversar em tempo real na mesma página do site, também 
interpreta e reprocessa gêneros prévios de tradições orais, como uma 
conversa face a face, tornando-se, portanto, um diferente gênero.O mesmo acontece  com
o e-mail - bem como com outros meios 
assíncronos - que, embora possamos dizer que se trata de meio digital 
no qual circulam vários gêneros “epistolares” (memorando, carta, 
bilhete, ofício, propaganda, etc.), também pode ser entendido como 
um gênero específico associado a esse novo artefato, pois a velocidade 
na composição e na transmissão do texto, bem como os demais recursos 
tecnológicos inerentes ao suporte tornam-se fatores determinantes na 
caracterização e na diferenciação do gênero.
Tipos de texto são definidos pela natureza lingüística de sua composição. Eles constituem modos discursivos que são organizados no formato de seqüências estruturais sistemáticas que fazem parte da construção de gêneros. Tipos de texto e gêneros não são conceitos opostos, mas complementares.
Introdução
Narrativa
seqüência
personagem
Quando narramos, contamos uma história. Há muito tempo, considerávamos narrativas como relatos de acontecimentos passados, presentes ou futuros. Desta forma, a narrativa tem um forte vínculo com a temporalidade. Como meio de facilitar a compreensão pelo leitor, elementos coesos e tempos verbais apropriados são empregados para enfatizar a seqüência lógica dos fatos narrados. Por exemplo, se um narrador começa uma história com "Once upon a time", ele / ela está dando o primeiro passo na direção do que provavelmente se tornará uma progressão de acontecimentos que podem ser contados com verbos no passado (passado simples, passado contínuo, passado perfeito, condicional etc.) Em alguns casos, tal história também pode ser contada com verbos no presente (presente simples, presente contínuo, presente perfeito, futuro etc.)
Organizando uma narrativa
É importante observar que uma narrativa deve ter um tema, que pode ser implícito ou explícito; pode haver um padrão que retrate cenas relevantes de maneira cronológica; detalhes animados que descrevem lugares e personagens, bem como diálogos que dão vida aos personagens. Pode ter um ponto de vista estabelecido, é comumente narrado na primeira pessoa do singular - I. No entanto, também é possível que a história seja contada por outro personagem, mas independente de quem está contando a história, é obrigatório que a história seja contada. voz escolhida pode ser mantida em toda a narrativa. Por exemplo, se a história é contada por uma criança, devemos empregar um estilo / vocabulário infantil e mantê-la durante toda a narrativa.
Organizando uma narrativa
Uma narrativa geralmente segue o seguinte padrão:
Pode haver uma informação de fundo que definirá o posicionamento da cena ou do acontecimento;
a narração da primeira ou das ações anteriores;
a narração das próximas ações ou as conseqüências das anteriores;
a apresentação do resultado final ou resultados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais