Buscar

Esclerose Multipla FT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A esclerose múltipla é uma doença crônica inflamatória e degenerativa que ataca preferencialmente adultos interferindo significativamente na vida de seus portadores, a saúde e o bem estar do indivíduo acabam sofrendo grande impacto devido a doença e efeitos colaterais dos medicamentos. (Morales, Morales, Rocha, Fenelon, Pinto & Silva, 2007)
A proposição patogênica mais comum é que a EM é um fruto de conjunção de uma determinada predisposição genética e um fator ambiental desconhecido, que quando se apresentam em um mesmo indivíduo acaba provocando uma disfunção no sistema imunológico, ocasionando uma ação auto lesiva direcionada a substância branca, ocorrendo então a perda de oligodendrócitos e mielina, originando um defeito na condução dos impulsos nervosos e condicionando o aparecimento dos sintomas. (Moreira, Felipe, Mendes & Tilbery, 2000)
A falta de funcionalidade nos indivíduos portadores de EM como dificuldade da marcha, alteração de equilíbrio, fraqueza muscular e fadiga, resultados da degeneração axonal e bloqueio de condução, reduzindo as habilidades individuais para performance de suas atividades físicas diárias. (Cistia, Silva, Torriam, Cyrillo, Fernandes & Nova, 2007)
A fisioterapia tem por finalidade promover qualidade dos padrões do movimento, incentivar ao aprendizado das habilidades motoras, manutenção da força muscular, coordenação motora e do padrão da marcha, estabilidade postural, auxiliando no ajuste psicológico entre portador e familiares para a compreensão dos sintomas da EM. (Rodrigues, Nielson & Marinho, 2008)

Continue navegando