Buscar

Potencial de Ação e Equilíbrio iônico - QUESTÕES RESPONDIDAS, WEBQUEST

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Web Quest de Fisiologia
Homeostase – A nossa grande questão
Caderno de exercícios
Aqui você encontrará algumas questões relativas ao Potencial de Ação e o equilíbrio iônico.
Lembre-se que será mais fácil responder essas questões após a leitura dos textos que lhe foram apresentados na WebQuest, assim como aqueles disponíveis na seção “downloads”.
Leia atentamente aos enunciados e utilize folhas em branco como caderno-resposta. Após a conclusão dos exercícios, entregue o caderno de resposta ao seu professor para posterior correção e avaliação.
Potencial de Ação e Equilíbrio iônico
Considerando que a ingestão e absorção de íons é um processo natural no processo de alimentação e digestão, justifique a inexistência de sintomatologia nervosa em face da absorção pós-prandial de Sódio e Potássio.
A inexistência de sintomas após as refeições é devido a uma resposta pós alimentação rica em potássio, onde a bomba sódio-potássio ATPase das células musculares e hepáticas serão ativadas através da secreção pancreática, ocorrendo, assim, um transporte de potássio do plasma para o fluido intracelular dessas células. Esse mecanismo irá minimizar a elevação pós-prandial da concentração plasmática de potássio. O aumento do potássio plasmático irá estimular a síntese e liberação de aldosterona (hormônio que possui a função de regularizar o balanço eletrolítico) pelas adrenais, que produzirão um aumento na síntese e atividade de sódio-potássio ATPse e de canais de potássio das células do ducto coletor, que irão promover a secreção do excesso de potássio para o lúmen do túbulo.
 
Do mau funcionamento do potencial de ação para a situação escolhida. Exemplifique uma situação onde o potencial de ação é importante para a homeostasia e informe algumas das possíveis consequências decorrentes.
Os potenciais de ação possuem a função de realizar impulsos elétricos ocorridos nas células. Essas células, a partir do impulso, irão transportar informações entre os diversos tecidos. O potencial de ação possui função essencial nos batimentos cardíacos, fazendo com que ocorra movimentos normais do coração, além de realizar os seus batimentos normalmente.
 
A partir do disparo do Potencial de ação, identifique as principais variações dos fluxos de íons nas fases de despolarização, repolarização e hiperpolarização.
Na fase de despolarização a célula parte de -75mVe atinge +35 mV.
Na fase de repolarização a célula parte de +35 mV e atinge -75 mV. 
Na fase de hiperpolarização a célula parte de -75mv e chega até -90 mV. 
Explique o aparecimento de potenciais locais excitatórios e inibitórios na membrana pós-sináptica, em termos de variação das permeabilidades dos íons sódio e potássio determinado pela ação dos neuro-transmissores.
Os neurotransmissores são caracterizados como mensageiros químicos, liberados pelos neurônios nos pontos de união denominados de sinapses. Quando ocorre a chegada de um sinal elétrico na terminação nervosa pré-sináptica, ocorre também, a liberação do neurotransmissor na fenda sináptica, que atinge os receptores da membrana pós-sináptica ou da membrana da célula efetora, despolarizando-a e alterando a permeabilidade aos íons de sódio e potássio. Onde os neurotransmissores excitatórios e inibitórios irão garantir respostas adequadas para atender as necessidades do organismo, pois, a natureza excitatória ou inibitória se encontra no próprio neurotransmissor liberado e na natureza do receptor estimulado.
Em diversos procedimentos médicos se faz uso de anestésicos locais, como exemplos procaína, lidocaína, xilocaína. 
Com base nisso responda:
5.1 – Qual a sua influência sobre o potencial de ação? 
Os anestésicos locais bloqueiam a ação de canais iônicos na membrana celular neuronal, impedindo a neurotransmissão do potencial de ação.
5.2 - Qual é o íon principalmente envolvido?
O sódio (Na+).
5.3 - De que maneira esses fármacos atuam no fluxo de íons? 
A forma ionizada do anestésico local liga-se de modo específico aos canais de sódio, inativando-os e impedindo a propagação da despolarização celular. Porém, a ligação específica ocorre no meio intracelular, por isso é necessário que o anestésico local em sua forma molecular ultrapasse a membrana plasmática para então bloquear os canais de sódio.
5.4 - Qual fibra sofre o efeito mais rapidamente: as grossas ou as finas? Por que?
Quanto mais grossa e mielinizada a fibra, maior será a distância e perda da corrente capacitativa transmitida ao longo da membrana. Qualquer interferência com o processo de excitação-condução será suficiente para bloquear tal fibra. Portanto, as fibras mais grossas e mielinizadas sofrerá o efeito mais rapidamente, pois uma célula mielinizada possuem bainhas de mielinas, que possuem efeitos saltatórios, fazendo com que a fibra grossa sofra o efeito mais rápido.

Outros materiais