A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
28 pág.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO  - UNIP

Pré-visualização | Página 3 de 7

e Diretrizes: Acesso universal e igualitário: todos têm direito à saúde, de igual modo, tanto os nacionais quanto os estrangeiros residentes no país. Provimento das ações e serviços por meio de rede regionalizada e hierarquizada, integrados em sistema único. Descentralização, com direção única em cada esfera de governo. Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas. Ex: vacinação. Participação da comunidade na gestão, fiscalização e acompanhamento das ações e serviços de saúde. Participação da iniciativa privada na assistência à saúde, obedecida os preceitos constitucionais (CF, art. 198, § único, e Lei 8.212/91, art. 2º).
Não corresponde a princípios da Assistência Social, assinale a alternativa abaixo:
Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à conveniência familiar e comunitária, vetando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.
Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais.
Não há necessidade de divulgação dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “E”, pois princípios da Assistência Social: Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica. Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas. Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à conveniência familiar e comunitária, vetando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade. Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais. Divulgação ampla de benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão (Lei 8.742, art. 4º).
Os Projetos de Enfrentamento da Pobreza, que compreendem a instituição de investimento econômico-social nos grupos populares, buscando subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas que lhes garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência, elevação de padrão da qualidade de vida, preservação do meio ambiente e organização social, estão de competência da:
Saúde;
Previdência social;
Assistência social;
Seguridade social;
Programa fome zero.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “C”, pois é competência da assistência social.
No tocante aos serviços assistenciais e ao benefício de prestação continuada da Assistência Social, assinale a alternativa correta abaixo:
Há carência de três contribuições contínuas;
Há carência de doze contribuições contínuas;
Os serviços assistenciais não têm carência, mas o benefício de prestação continuada tem carência de 1 ano de contribuição;
Ambos são vitalícios;
Não há carência para sua prestação ou concessão.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “E”, pois os serviços assistenciais e o benefício de prestação continuada da assistência social não obtêm carência para sua prestação ou a sua concessão. 
No tocante à saúde, analise as assertivas e assinale a alternativa correta: I - Ações e serviços de saúde, executados pelo SUS, seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada; II - A União poderá executar ações de vigilância epidemiológica e sanitária em circunstâncias especiais, como na ocorrência de agravos inusitados à saúde que possam escapar do controle da direção estadual do SUS ou que representem risco de disseminação nacional; III - União é responsável pela regulamentação, fiscalização e controle das ações e dos serviços de saúde; IV - É vedada a participação direta e indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistência à saúde, salvo por meio de doações de organismos internacionais vinculados à ONU, de entidades de cooperação técnica, de financiamento e empréstimos.
Somente as assertivas II e III estão corretas;
Somente as assertivas I e IV estão corretas;
Somente as assertivas I e III estão corretas;
Todas as assertivas estão incorretas;
Todas as assertivas estão corretas.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “E”, pois, de acordo com o exposto acima, todas as assertivas estão corretas e dentro dos parâmetros do conteúdo estudado. 
PECULIARIDADES DAS NORMAS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL
Qual(is) o(s) regime(s) previdenciário(s) integra(m) o sistema de repartição, público e compulsório, gerido(s) pelo INSS, que cobre a perda da capacidade de gerar meios para a subsistência até o teto do salário de benefício?
Regime Geral da Previdência Social e Planos de Seguridade Social de Servidores Públicos;
Regime Previdenciário Complementar e Planos de Seguridade Social de Servidores Públicos;
Regime Previdenciário Complementar;
Regime Geral da Previdência Social;
Planos de Seguridade Social de Servidores Públicos.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “D”, pois os beneficiários do regime geral da previdência social (RGPS) classificam-se como segurados e dependentes. 
No tocante à previdência social, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I – A previdência social é um meio de que se serve o Estado moderno na redistribuição da riqueza nacional, tendo em mira o bem-estar do indivíduo e da coletividade; II – A Previdência Social é um dos segmentos do Direito da Seguridade Social; III - Regime previdenciário que independe de contribuição por parte do próprio segurado, bastando a filiação obrigatória do segurado; IV – As principais instituições da previdência social são o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Seguridade Social (MSS).
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas;
Apenas as afirmativas I e II estão corretas;
Somente a afirmativa III está incorreta;
Somente a afirmativa IV está incorreta;
Todas as afirmativas estão incorretas.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “B”. A assertiva III está incorreta pois o regime previdenciário depende de contribuição por parte do próprio segurado. A assertiva IV está incorreta pois as principais instituições são o INSS, que cuida da gestão e administração, e o MTPS. 
Os beneficiários do Regime Geral da Previdência Social – RGPS classificam-se como: 
Segurados;
Dependentes;
Segurados e dependentes;
Assistidos;
Pacientes.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “C”, pois os beneficiários do RGPS classificam-se como segurados e dependentes.
Qual é a principal instituição da previdência social, quanto a gestão e administração?
Ministério do Trabalho e Previdência Social;	
Ministério da Saúde;
Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome;
Sistema Único de Saúde;
Instituto Nacional de Seguro Social.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “E”, pois o INSS é o principal órgão, sendo aquele que cuida da gestão e da administração da previdência nacional. 
Eficiente meio de que se serve o Estado moderno na redistribuição da riqueza nacional, tendo em mira o bem-estar do indivíduo e da coletividade, prestado por intermédio das aposentadorias, como forma de reciclagem da mão-de-obra e oferta de novos empregos é:
Previdência Social;	
Assistência Social;
Saúde;
Seguridade Social;
Programa de Combate à Fome.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “A”, pois, de acordo com Sérgio Pinto Martins, a previdência social “é eficiente meio de que se serve o Estado moderno na redistribuição da riqueza nacional, tendo em mira o bem-estar do indivíduo e da coletividade,