A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
28 pág.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO  - UNIP

Pré-visualização | Página 4 de 7

prestado por intermédio das aposentadorias, como forma de reciclagem da mão-de-obra e oferta de novos empregos”.
Com relação ao objetivo da previdência social, assinale a alternativa correta:
O regime previdenciário tem por objetivo estabelecer um sistema de proteção social para proporcionar meios indispensáveis de subsistência às pessoas carentes, mediante contribuição por parte do próprio segurado;	
O regime previdenciário tem por objetivo estabelecer um sistema de saúde indispensável para toda a população, independente de contribuição;	
O regime previdenciário tem por objetivo estabelecer um sistema de proteção social para proporcionar meios indispensáveis de subsistência ao segurado e a sua família, mediante contribuição por parte do próprio segurado;	
O regime previdenciário tem por objetivo estabelecer um sistema de proteção social para proporcionar meios indispensáveis de subsistência às pessoas carentes, independente de contribuição;
O regime previdenciário tem por objetivo estabelecer um sistema de proteção social para proporcionar meios indispensáveis de subsistência ao segurado e a sua família, independente de contribuição.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “C”, pois o objetivo é de estabelecer um sistema de proteção social para proporcionar meios indispensáveis de subsistência ao segurado e a sua família.
BENEFICIÁRIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
“Todo aquele que exercer, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada sujeita ao Regime Geral da Previdência Social será ______”. Assinale a alternativa abaixo que complementa a frase.
facultativamente filiado em relação a cada uma delas.
obrigatoriamente filiado em cada uma delas.
facultativamente filiado na primeira atividade e obrigatoriamente nas demais.	
obrigatoriamente filiado na primeira atividade e facultativamente nas demais.	
facultativamente filiado em cada uma delas.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “B”, pois tornar-se-á segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social, em relação às atividades por ele abrangidas. 
São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:
empregado, empregado doméstico, empresário, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial.	
empregado, empregado doméstico, empresário, trabalhador autônomo, dona-de-casa, síndico, trabalhador avulso e segurado especial.	
empregado, empregado doméstico, empresário, segurado facultativo, estudante e segurado especial.	
empregado, trabalhador autônomo, estudante, dona-de-casa, exceto o empresário.
contribuinte individual, diarista, estudante, e síndico não remunerado pelo condomínio.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “A”. Segurados obrigatórios: lei exige a participação no custeio e em contrapartida lhes concede benefícios (aposentadoria, pensões, auxílios, salário-família e salário-maternidade) e serviços (reabilitação profissional e serviço social), quando presentes os requisitos para a concessão. 3 tipos: Comuns: empregado, empregado doméstico, trabalhador avulso, aposentado que estiver exercendo ou que voltar a trabalhar. Individuais: autônomos, equiparados a autônomo, eventuais, empresários. Especiais: produtor rural e assemelhados.
Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas, apontando a correta: I – Os dependentes de uma mesma classe concorrem em igualdade de condições. II – Existem 03 classes de dependentes na legislação previdenciária. 
III – existindo dependentes de uma classe superior exclui o direito às prestações para os das classes inferiores seguintes.
IV – Considera-se companheiro ou companheira a pessoa que, sem ser casada, mantém união estável com o segurado ou com a segurada.
V – Existindo dependentes de uma classe superior não exclui o direito às prestações para os das classes inferiores seguintes, desde que comprove a dependência econômica.
V,V,V,V e F;
V,V,V,V e V;
F,V,V,V e V;
V,V,F,V e F;
F,F,F,F e V.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “A”, pois a afirmativa número V é falsa. A existência de dependente de qualquer das classes mencionadas exclui do direito às prestações os da classe seguintes, ex: para haver dependentes na classe 3 com direito ao recebimento do benefício, não pode haver dependentes na classe 1 e na 2. 
O cônjuge perde a qualidade de dependente quando:
houver separação judicial ou divórcio, enquanto não lhe for assegurada a prestação de alimentos, pela anulação do casamento, pelo óbito ou por sentença judicial transitada em julgado.	
houver separação ou divórcio com o recebimento dos alimentos.	
houver separação ou divórcio com recebimento dos alimentos e filhos sob sua guarda.
quando casar de novas núpcias.
houver simples separação de corpos.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “A”. O cônjuge perde a qualidade de dependente quando houver separação judicial ou divórcio, enquanto não lhe for assegurada a prestação de alimentos, anulação do casamento, abandono do lar voluntariamente por mais de 5 anos ou por tempo inferior, se o tiver abandonado sem motivo justo e a ele se recuse a voltar, conforme sentença judicial e assegurada a prestação de alimentos, volta o cônjuge a ser dependente. 
Assinale “V” para as alternativas verdadeiras e “F” para as falsas. Considera-se como Contribuinte Individual:
I – O titular de firma individual urbana e rural
II – O diretor não empregado
III – Aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado.
IV – Membro de conselho de administração de Sociedade Anônima
V – O sócio-cotista que participe da gestão ou que recebe remuneração decorrente de seu trabalho, em empresa urbana ou rural.
VI – O membro do Conselho Fiscal de Sociedade por Ações.
V, V, F, V, V e F;
V, F, V, F, F e V;
V, F, V, V, V e F;
F, F, V, F, V e V;
F, V, V, V, V e V.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “A”, a afirmativa III está incorreta pois o diretor não empregado, que exerce sua atividade sem subordinação (TST, En. 269); e a afirmativa VI, também está incorreta, Membro do conselho de administração de sociedade por cotas de responsabilidade limitada não será contribuinte ou empresário.
É segurado obrigatório individual da Previdência Social:
Como empregado, o brasileiro ou o estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em sucursal ou agência de empresa nacional no exterior, desde que não coberto por regime próprio de previdência social.	
Como empregado, o ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa.	
Como contribuinte individual, o brasileiro civil que trabalha no exterior para organismo oficial internacional do qual o Brasil é membro efetivo, ainda que lá domiciliado e contratado, salvo quando coberto por regime próprio de previdência social.
Como contribuinte individual, o exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que vinculado a regime próprio de previdência social.	
Como síndico, sem remuneração, de condomínio.
Justificativa: A alternativa correta é a letra “C”. SEGURADOS OBRIGATÓRIOS – CONTRIBUINTES INDIVIDUAIS (art.11, inciso V, da Lei 8 213/91); Os contribuintes individuais são um a espécie de segurados obrigatórios que são muito distintos entre si, mas guardam algo em comum: não se enquadram como empregados, domésticos, trabalhadores avulsos e segurados especiais.
CUSTEIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
O empregado pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que estiver exercendo ou que voltar a exercer atividade abrangida por este Regime é:
segurado obrigatório em relação a essa atividade, ficando sujeito às contribuições de que trata a Lei n. 8.212/91 (Plano de Custeio).	
segurado obrigatório em relação a essa atividade, não ficando sujeito às contribuições de que trata a Lei n. 8.212/91 (Plano de Custeio).	
segurado facultativo em relação a essa atividade, ficando sujeito às

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.