Buscar

Responsabilidade Social e Meio Ambiente Tema 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Tema 3: O Caminho da Sustentabilidade
Questão 1 Observa-se, em uma perspectiva global, uma crescente preocupação com os danos causados pelas atividades humanas sobre o meio ambiente. Nota-se, também, a indicação da sustentabilidade como base para ações e propostas que visam à construção de um modelo de sociedade ambientalmente adequado, economicamente sustentado e socialmente justo. A sustentabilidade, como proposta, visa:
 a) Apenas manter uma atividade econômica ao longo do tempo sem causar danos ao meio ambiente. 
b) Estimular o crescimento econômico acelerado e a utilização de fontes não renováveis de energia. 
c) A uma melhor interação dos seres humanos com o crescimento econômico, sem a preocupação com a conservação dos recursos naturais. 
d) À manutenção das atividades de mineração, de tráfico de madeira e de espécies selvagens sem proteção da biodiversidade. 
e) À necessidade de se satisfazer as necessidades atuais colocadas pelo desenvolvimento sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades nos campos econômico, social e ambiental.
Questão 3 Os seres humanos construíram suas histórias por meio do constante processo de ocupação e transformação do espaço natural. O que diferencia os diversos momentos da experiência humana é a intensidade dessa exploração. Uma das consequências que pode ser atribuída à crescente intensificação da exploração de recursos naturais, facilitada pelo desenvolvimento tecnológico ao longo da história, é:
a) A diminuição do comércio entre países e regiões, que se tornaram autossuficientes na produção de bens e serviços. 
b) A ocorrência de desastres ambientais de grandes proporções, como no caso de derramamento de óleo por navios petroleiros e acidentes em plantas industriais. 
c) A melhora generalizada das condições de vida da população mundial, a partir da eliminação das desigualdades econômicas na atualidade. 
d) O desmatamento, que eliminou grandes extensões de diversos biomas. 
e) O aumento demográfico mundial, sobretudo nos países mais desenvolvidos, que apresentam altas taxas de crescimento populacional.
Questão 4 Quando afirmamos que o desenvolvimento sustentável visa atender às necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades, estamos baseando esta proposição em que perspectivas?
Resposta: O conceito de desenvolvimento sustentável está relacionado à finitude de diversos recursos naturais e ao fato de que muitos problemas ambientais, que vêm sendo causados pelo ser humano, têm se mostrado irreversíveis.
Questão 5 Que propostas e contribuições a Agenda 21, apresentada na Conferência da Rio-92, trouxe para as discussões sobre desenvolvimento sustentável?
Resposta: A Agenda 21 corresponde a um plano de ação e planejamento global que deve ser adotado em nível internacional, nacional e local, e envolver diversos atores sociais (governos, empresas, organismos internacionais e Organizações Não Governamentais) que podem cooperar para a solução dos problemas socioambientais e implantação do tripé da sustentabilidade.
Neste tema, analisamos os termos sustentabilidade e desenvolvimento sustentável e a evolução histórica das suas definições. Apesar de terem se tornado muito comuns na sociedade contemporânea, esses conceitos ainda não são bem compreendidos e praticados. Outro elemento analisado diz respeito à importância das três dimensões da sustentabilidade – Econômica, Social e Ambiental - e da necessidade de estes aspectos serem considerados e avaliados em conjunto. Analisamos, também, como os stakeholders, ou seja, as partes interessadas, afetam e são afetados pelo desempenho socioambiental de uma organização. Observa-se, em uma perspectiva global, conforme analisado nesta aula, a necessidade de a sustentabilidade ser incorporada nas mais diversas instâncias da sociedade. Espera-se, desta forma, a adoção de medidas que possibilitem as esperadas mudanças na forma como os recursos naturais são atualmente explorados e utilizados, o desenvolvimento de tecnologias ambientalmente adequadas e a incorporação de valores institucionais alinhados com a perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Outros materiais