Buscar

Exercícios Aula 4

Prévia do material em texto

Exercícios Aula 4
Aplicação prática e teórica
Questão discursiva: Leia o texto abaixo e responda:
Durante a campanha presidencial de 1994, o então candidato Fernando Henrique Cardoso afirmou “ter um pé na cozinha”, buscando, assim, acionar uma ancestralidade africana e, consequentemente, afastar-se do estigma de que seria o candidato das elites. Em entrevista cedida em 2005 ao jornal Folha de São Paulo, o renomado jogador de futebol Ronaldo Fenômeno
Surpreendeu com a frase: Acho que todos os negros sofrem (com o racismo). Eu, que sou branco, sofro com tamanha ignorância.
Interprete as declarações acima com base nas discussões acerca da atualidade do mito das três raças?
O argumento de Fernando Henrique e Ronaldo Fenômeno remete ao “mito das três raças”, em que a sociedade brasileira seria formada pelas raças branca (português), negra (africano) e indígena (índios), originando uma sociedade mestiça/ miscigenada. Essa mestiçagem era vista como fator de decadência e degenerescência por Gobineau. Já Gilberto Freire e Sérgio Buarque de Holanda consideram a miscigenação como algo positivo. Para Gilberto Freire seria a democratização a partir da ambivalência do mestiço e para Sergio Buarque a cordialidade e o personalismo.
Questão de múltipla escolha:
Degenerescência e personalismo são categorias de interpretação da realidade brasileira utilizadas, respectivamente, pelos seguintes autores:
1. Sergio Buarque de Holanda e Gilberto Freyre.
2. Gobineau e Sérgio Buarque de Holanda.
3. Sérgio Buarque de Holanda e Gobineau.
4. Gilberto Freyre e Gobineau.
5. Gobineau e Darcy Ribeiro.
Questão correta é a alternativa 2.

Continue navegando