Buscar

Princípios Estatística

Prévia do material em texto

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina : Estatística Computacional
Prof.Me Rômulo Maia
Email : romulo.maia@fmu.br
Ementa
 A disciplina apresenta e aplica conceitos de probabilidade e estatística para a análise, interpretação e solução de problemas práticos e para a tomada de decisões na área de tecnologia da informação. 
Bibliografia
BARBETTA, Pedro Alberto, REIS, Marcelo Menezes, BORNIA, Antonio Cezar. Estatística para Cursos de Engenharia e Informática. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010. 
BUSSAB, W.O.; MORETTIN, P.A. Estatística Básica. São Paulo: Atual, 2006. 
DEVORE, Jay L. Probabilidade e Estatística para Engenharia e Ciências. Tradução da 8ª edição norte-americana Marcos Tadeu Andrade Cordeiro. São Paulo: Cengage Learning, 2014. 	
 INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA 
Conceitos, histórico e as fases do trabalho estatístico. 
O papel do planejamento estatístico. 	
CONCEITOS DE ESTATÍSTICA
A Estatística é a parte da matemática que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. Seu aspecto essencial é o de proporcionar métodos inferenciais, que permitam conclusões que transcendam os dados obtidos inicialmente.
A Estatística se divide em duas áreas:
ESTATÍSTICA DESCRITIVA: trata-se da coleta, da organização e da descrição dados numéricos referentes a uma população ou amostra.
ESTATÍSTICA INDUTIVA OU INFERENCIAL: trata-se da coleção de métodos e técnicas utilizados para se estudar uma população baseados em amostras probabilísticas desta mesma população.
POPULAÇÃO
Denomina-se população ou universo estatístico um conjunto formado por elementos portadores de, pelo menos, a característica em comum ou que satisfazem uma mesma propriedade, sendo objetos de interesse para estudo.
Na estatística o termo população é mais abrangente do que o usado na linguagem comum, o qual significa o conjunto dos habitantes de certo lugar.
Quanto ao tipo, as populações podem ser:
Finitas: São aquelas populações que apresentam um número limitado de indivíduos. Pode ser feita a contagem exata dos elementos que as compõe.
Infinitas: Essas normalmente estão associadas a processos em que o número de observações não tem fim. Uma população infinita deverá, portanto, ser concebida apenas como um esquema conceitual e teórico.
AMOSTRA
Entende-se por amostra uma parte ou subconjunto representativo da população que se quer estudar.
O LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO
Censo: Um levantamento censitário consiste no levantamento efetuado sobre toda uma população, o que sempre muito difícil. Isso se deve a vários fatores: como o tempo, o custo, entre outros, por isso é um levantamento estatístico pouco utilizado.
Amostragem: É o método de trabalho estatístico mais comumente utilizado quando s e quer realizar, por exemplo, uma pesquisa eleitoral.
AS FASES DO LEVANTAMENTO ESTATÍSTICO
Coleta de dados: Após cuidadoso planejamento e a devida determinação das características mesuráveis do fenômeno que se quer pesquisar, inicia-se a coleta de dados numéricos necessários à sua descrição. A coleta pode ser direta ou indireta.
Processamento: Fase em que os dados são organizados através de uma classificação ou de uma ordenação para permitir sua análise e apresentação. Poe exemplo, numa pesquisa de intenção de votos, pode-se aproveitar e fazer perguntas acerca da idade, escolaridade, profissão e sexo dos entrevistados. Após uma análise destes dados, pode-se traçar um perfil do eleitor que vota no candidato A, no candidato B, e assim por diante.
Interpretação: Fase em que os dados são analisados, previsões anteriores são ou não, novas previsões são efetuadas, dados são confrontados. Nesta fase os dados são analisados e podemos encontrar justificativas para as medidas encontradas.
Apresentação ou exposição dos dados: Por diversa que seja a finalidade que se tenha em vista os dados devem ser apresentados sobre formas adequadas (tabelas ou gráficos), tornando mais fácil o exame daquilo que esta sendo o objeto de tratamento estatístico ulterior obtenção de medidas típicas.
Análise dos resultados: Finalmente, faz-se uma análise dos resultados obtidos, através dos métodos de estatística indutiva, que tem por base a indução ou inferência, e tira-se desses resultados conclusões e previsões.
AMOSTRAGEM: COMPOSIÇÃO DA AMOSTRA
Basicamente existem dois métodos para composição da amostra: amostragem não probabilística e amostragem probabilística.
Amostragem acidental: Trata-se de uma amostra formada por aqueles elementos que vão aparecendo, que são possíveis de se obter até completar o número de elementos da amostra. Geralmente utilizada em pesquisas de opinião, em que os entrevistados são acidentalmente escolhidos.
Amostragem intencional: de acordo com determinado critério, é escolhido intencionalmente um grupo de elementos que irão compor uma amostra. O investigador se dirigir intencionalmente ao grupo de elementos dos quais deseja saber a opinião. Por exemplo, numa pesquisa sobre o grau de escolaridade dos funcionários da Empresa Alpha o pesquisador se dirige ao grupo em questão.
Amostragem por cotas: é um dos métodos de amostragem mais comumente usado em levantamentos de mercado e em prévias eleitorais.
Amostragem não probabilística
Consiste de amostragens em que ha uma escolha deliberada dos elementos da amostra. Não é possível generalizar os resultados das pesquisas para a população, pois as amostras não probabilísticas não garantem a representatividade da população.
AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA
Esse método exige que cada elemento da população possua determinada probabilidade de ser selecionado. Normalmente possuem a mesma probabilidade. Trata-se do método que garante cientificamente a aplicação das técnicas estatísticas de inferências.
Variável e Dado
Tipos de variáveis
Variáveis Quantitativas
Quando os dados são de caráter quantitativo, e o conjunto dos resultados possui estrutura numérica. Podem ser Discretas ou Contínuas.
- Contínua
Característica mensurável em que a escala numérica de seus valores corresponde ao conjunto de números Reais R, ou seja, valores fracionários fazem sentido pois esse tipo de variável pode assumir qualquer valor entre dois limites.
Ex.: Peso, altura, tempo, pressão arterial, salário (em salários mínimos) etc.
- Discreta (ou descontínua)
Pode assumir apenas um número finito ou infinito contável de valores, sendo assim, seus valores são expressos através de números inteiros não negativos. Normalmente o resultado é obtido por contagem.
Ex.: Número de filhos, Número de alunos presentes na aula etc.
Variáveis Qualitativas (ou categóricas)
Seus valores são representados por atributos, representando uma classificação dos indivíduos. Podem sem Nominais ou Ordinais.
	- Nominal
Não existe ordenação dentre os atributos.
Ex.: Sexo, cor dos olhos, cor da pele etc.
	- Ordinal
Existe uma ordenação entre as categorias.
Ex.: Escolaridade (1°, 2°, 3° graus), mês de coleta (janeiro, fevereiro, março,..., dezembro) etc.
Tipos de dados
- Dados absolutos
São dados estatísticos resultantes da coleta direta da fonte, sem manipulação além a de contagem ou medida. Esse tipo de dado traduz um resultado exato e fiel mas não tem a virtude de ressaltar imediatamente suas conclusões numéricas, ou seja, a leitura dos seus valores é sempre enfadonha.
- Dados relativos
São obtidos pelo resultado de comparações por quociente que se estabelecem entre os dados absolutos, seu objetivo é o de facilitar as comparações entre quantidades. São representados, em geral, por meio de porcentagens, índices, coeficientes e taxas. A frequência relativa é o quociente entre a frequência absoluta de uma variável e o total de variáveis.
Organização e apuração dos dados
As séries estatísticas
São qualquer tabela que apresente a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie.
- Série histórica (ou temporal)
Este tipo de série é identificado pelocaráter variável do fator cronológico, temporal. O local e a espécie são elementos fixos.
- Série geográfica (ou Série de localização)
Apresenta como variável o fator geográfico. A época e o fato são elementos fixos.
- Série específica (ou categórica)
Apresenta como variável apenas a espécie ou fato.
Gráficos
Gráficos em barras horizontais
 
Gráficos em barras verticais (colunas)
Gráficos em barras verticais (colunas)
 
Gráficos em linhas
Gráficos em setores (pizzas)
Gráficos em radar (polar)
Gráficos em polígono de freqüência
Histogramas
Pictogramas
São representados por figuras representativas, assim sendo, desperta a atenção do público leigo, pois sua forma é atraente e sugestiva mas mostram apenas uma visão geral do fenômeno e não detalhes minuciosos.
Cartogramas
Possui ilustrações relativas a cartas geográficas. Tem como objetivo figurar os dados diretamente relacionados com áreas geográficas ou políticas.

Continue navegando