Buscar

Músculos da parede abdominal

Prévia do material em texto

*
Músculos da parede abdominal
*
*
O abdome forma a porção média do tronco, situado entre o tórax e a pelve. Ao contrario das outras estruturas do tronco, o abdome não tem proteção óssea. 
Sendo seu esqueleto formado unicamente pela coluna vertebral e suas paredes laterais e anteriores constituídas eminentemente por músculos, isso confere a essa região a maior mobilidade encontrada no tronco. 
*
*
Os músculos do abdome podem ser divididos em músculos ântero-laterais e músculos posteriores. Os músculos posteriores, ilíaco e psoas, são comuns ao quadril e ao membro inferior e serão estudados juntamente com os músculos do membro inferior.
Os músculos ântero-laterais são: reto do abdome, obliquo externo e interno, transverso e o piramidal. 
*
*
Músculo Reto do Abdome
Este músculo esta recoberto por uma bainha, a bainha do reto do abdome. 
O músculo reto do abdome é longo e aplainado, recobre toda a face anterior do abdome. Ele é intercedido por faixas fibrotendinosas chamadas interseções tendíneas. 
*
Reto do abdomen
Origem: Face superior do púbis, próximo a sínfise púbica Inserção: Faces inferiores das cartilagens costais (costelas V a VII) e processo xifóide. Inervação: 7 últimos nervos intercostais Ação: Flexão do tronco, comprime o abdome e auxilia a expiração forçada 
*
*
Músculo Piramidal 
É pequeno e plano, tem forma triangular. Está situado no interior da bainha do reto do abdome, na região inferior do abdome próximo ao púbis. Origem: Púbis (face ventral) Inserção: Linha Alba Inervação: Ramo ventral do 12º nervo torácico (nervo subcostal) Ação: Tenciona a linha Alba 
*
Músculo Oblíquo Externo 
Recobre a face lateral do abdome com sua porção muscular e a face anterior com sua porção aponeurótica. Origem: da 5° a 12° costelas (bordas inferiores) Inserção: Crista ilíaca, ligamento inguinal e lâmina anterior da bainha do reto abdominal Inervação: Ramos ventrais dos nervos torácicos, nervo ílio-hipogástrico e nervo ílio-inguinal Ação: Comprime o abdome, flete e rota o tronco para o lado oposto; auxilia a expiração forçada 
*
*
Músculos Oblíquo Interno 
É menor e mais fino que o m. obliquo externo do abdome e está recoberto por este. 
Origem: Crista ilíaca, fáscia toracolombar . Inserção: Bordas inferiores das ultimas 3 costelas e linha alba Inervação: Ramos ventrais dos nervos torácicos, nervo ílio-hipogástrico e nervo ílio-inguinal Ação: Comprime, flete e rota o tronco para o mesmo lado; auxilia na expiração forçada 
*
*
Músculo Transverso do Abdome 
Está situado na parte mais profunda da parede muscular da região lateral e anterior do abdome. Origem: Face interna das 6 últimas cartilagens costais, fáscia toracolombar dos processos transversos das vértebras lombares, lábio externo da crista ilíaca e ligamento inguinal Inserção: Linha Alba nos três quartos superiores Inervação: Ramos ventrais dos nervos torácicos (nervos intercostais posteriores) nervo ílio-hipogástrico e nervo ílio-inguinal Ação: Contrai e tenciona a parede abdominal (compressão abdominal) 
*
*
*
*
Pelve e Períneo
O termo pelve é usado para designar várias estruturas: uma região, o cíngulo do membro inferior e a cavidade pélvica. No uso comum, a pelve é a parte do tronco ínfero-posterior ao abdome e é a área de transição entre o tronco e os membros inferiores. Anatomicamente, a pelve é o espaço ou compartimento circundado pelo cíngulo do membro inferior (pelve óssea), que é parte do esqueleto apendicular inferior.
*
*
Pelve e Períneo
O períneo refere-se tanto à área da superfície do tronco entre as coxas e as nádegas, que se estende do cóccix até o púbis, quanto ao compartimento superficial situado profundamente (superior) a essa área e inferior ao diafragma da pelve. O períneo inclui o ânus e os órgãos genitais externos: o pênis e o escroto no homem e o pudendo feminino, na mulher.
*
 Pelve óssea
Os ossos do cíngulo do membro inferior formam a pelve óssea. São eles os ossos do quadril e o sacro. Os ossos do quadril são formados pela fusão de três ossos, o ílio, o ísquio e o púbis. O sacro, como já foi visto, é formado pela fusão de cinco vértebras sacrais.
*
*
*
Diafragma da pelve
O assoalho da pelve é formado pelo diafragma da pelve, que tem forma de tigela ou funil, formado pelos músculos isquiococcígeo e levantador do ânus e pelas fáscias que recobrem as faces superior e inferior desses músculos. O m. levantador do ânus é a parte maior e mais importante do assoalho da pelve. O m. levantador do ânus é dividido em três partes: m. puborretal, m. puboccocígeo e m. iliococcígeo. Existem outros músculos e estruturas que fazem parte do estudo do diafragma da pelve que não serão abordados.
*
*
*
*
*
*
*

Continue navegando