Buscar

simulado de pesquisa e prática de educação 2 periodo 2017

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603457240)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No seu dia-a-dia, o homem adquire espontaneamente um modo de entender e atuar sobre a realidade. Algumas pessoas, por exemplo, não passam por baixo de escadas, porque acreditam que dá azar; se quebrarem um espelho, sete anos de azar. Algumas confeiteiras sabem que o forno não pode ser aberto enquanto o bolo está assando, senão ele "embatuma", sabem também que a determinados pratos, feitos em banho-maria, devem-se acrescentar umas gotas de vinagre ou de limão para que a vasilha de alumínio não fique escura. Como aprenderam estas informações? Elas foram sendo passadas de geração a geração. Reconhecemos no texto:
		
	
	conhecimento científico
	
	conhecimento filosófico
	
	conhecimento religioso
	
	conhecimento místico
	 
	senso comum
	
	 2a Questão (Ref.: 201603939906)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto as definições do conhecimento científico, podemos afirmar, exceto:
		
	
	Ele prevê experimentação, validação e comprovação daquilo a que chega a título de representação do real
	
	O conhecimento científico resulta de relações objetivas que se descobrem gradualmente e que se confirmam através de métodos de verificação definidos¿
	 
	Trata-se de um conhecimento que é realizado de maneira espontânea, intuitiva, baseada na fé ou simplesmente na lógica racional.
	
	É a forma de conhecimento que além de buscar apropriar-se do real para explicá-lo de modo racional e objetivo
	
	É um conjunto de conhecimentos que são adquiridos e sistematizados metodicamente. .
	
	 3a Questão (Ref.: 201604035356)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Durante que período da história da humanidade desenvolveu-se uma ciência especulativa, denominada metafísica, onde razão (filosofia) e fé (teologia) explicavam unidas os questionamentos humanos?
		
	
	Período Pós-Moderno
	
	Período Renascentista
	
	Período Moderno
	 
	Período Medieval
	
	Período Iluminista
	
	 4a Questão (Ref.: 201603965774)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em nossas aulas estudamos que existem diferentes tipos de conhecimentos e que cada um possui características que permitem identifica-lo na organização acadêmica. Quais são as características do conhecimento científico?
		
	
	É um saber empírico, rigoroso, radical e ametódico.
	 
	É um saber racional, lógico, verificável, sistemático e metódico.
	
	É um saber lógico, verificável, assistemático e abstrato
	
	É um saber lógico, representativo, ilustrativo e metódico.
	
	É um saber racional, ideológico, aplicável e ametódico.
	
	 5a Questão (Ref.: 201603464482)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os primeiros pensadores que romperam com o mito foram denominados filósofos pré-socráticos. Cada um dos pré-socráticos acreditava que todas as coisas derivavam de um único elemento, o arché. Tales pensava que estava na água a origem do universo. Para Anaxímenes esse elemento original era o ar; para Heráclito, o fogo. Os filósofos pré-socráticos tinham como preocupação explicar racionalmente a natureza (a physis) a partir:
		
	
	do sobrenatural
	
	da realidade cultural
	
	do amor pela verdade
	
	da arte argumentativa
	 
	da própria natureza
	
	 6a Questão (Ref.: 201603464478)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na diferenciação entre os tipos de conhecimento produzidos historicamente pela humanidade, o senso comum aparece como sendo a primeira forma de compreensão do mundo resultante de experiências acumuladas de um grupo, de um povo ou de uma cultura. Portanto, pode ser visto como a compreensão de todas as coisas por meio de um saber social, ou seja, da construção de um saber que resulta das experiências vividas ou ouvidas no cotidiano e que englobam aspectos da vida como os costumes, as tradições, as éticas, os hábitos, as normas e tudo o que é necessário para se garantir a vida dos membros pertencentes àquela visão de mundo. Sobre o senso comum é possível afirmar que ele:
I. é coletivo
II. é um conhecimento espontâneo
III. necessita de uma investigação rigorosa
IV. decorre da tradição de um povo ou de uma cultura
V. tem autoria
VI. é assistemático
As afirmativas certas são apenas:
		
	
	III e II
	
	I, II, V e VI
	
	I e IV
	
	II, III, IV e V
	 
	I, II, IV e VI
	
	 7a Questão (Ref.: 201603457414)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O feudalismo:
		
	
	surgiu como conseqüência da crise do modo de produção asiático;
	 
	foi um sistema caracterizado pelo trabalho servil;
	
	deve ser definido como um regime político centralizado;
	
	entrou em crise após o surgimento do comércio;
	
	apresentava uma considerável mobilidade social.
	
	 8a Questão (Ref.: 201603803221)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O sistema político, econômico e social que prevaleceu durante a Idade Média foi o feudalismo. Com base no Feudalismo, analise as afirmativas abaixo:
I. Este se apresentava como um sistema muito rígido em termos de progressão social, ou seja, de uma melhoria das condições de vida para o povo.
II. É derivado de feudo: área de direito do senhor sobre as pessoas, coisas e terras.
III. A sociedade feudal era composta por três classes sociais: Clero, Nobreza e Campesinato (servos).
IV. A estrutura social do sistema feudal praticamente não permitia mobilidade, sendo portanto que a condição de um indivíduo era determinada pelo nascimento, ou seja, quem nascia servo, sempre seria servo.
V. A Igreja tinha uma enorme importância na sociedade feudal uma vez que naquela época toda a formação moral, social e ideológica era fortemente influenciada pelo clero.
Estão corretas:
		
	 
	Todas as opções.
	
	I, II e III.
	
	I, II, IV e V
	
	II, III e V
	
	I, II e III.
	
	 9a Questão (Ref.: 201604034891)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	 Sobre o racionalismo verifique as sentenças corretas: I - É um conhecimento dedutivo e demonstrativo como a matemática. II - É uma representação intelectual, verdadeira, universal e racional das coisas. III - Utiliza a linguagem matemática para representar o mundo físico. IV - Não utiliza a linguagem matemática para representar o mundo físico. V - Não é científico, intelectual ou racional.
		
	
	Somente as opções II, III e V estão corretas.
	
	Somente as opções I e III estão corretas.
	 
	Somente as opções I, II e III estão corretas.
	
	Somente as opções II e III estão corretas.
	
	Somente as opções III e IV estão corretas.
	
	 10a Questão (Ref.: 201603965802)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente o trecho a seguir e depois marque a opção correta. "A pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento. Dessa forma, a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas por meio dos processos do método científico. Podemos, assim, indicar os três elementos que caracterizam a pesquisa: a) o levantamento de algum problema; b) a solução à qual se chega; c) os meios escolhidos para chegar a essa solução, a saber, os instrumentos científicos e os procedimentos adequados" (RAMPAZZO, 2005, p.49). Entende-se por procedimento reflexivo e sistemático:
		
	 
	O pensar, refletir, discutir, perguntar, criticar, descobrir, seguindo um método rigoroso, minucioso aceito pela comunidade científica.
	
	A leitura rápida, sem a necessidade de fichamentos, ponderações e de forma livre.
	
	A consulta bibliográfica em catálogos para coleta de dados.
	
	O estudo que reflete a opinião dos autores sem a necessidade de comentários do estudante.
	
	O estudo que se reduz à mera cópia ou transcrição, um relatório dos resultados.
	1a Questão (Ref.: 201603846970)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A passagem do pensamento mítico-religioso para o pensamento filosófico-científico na Grécia Antiga, só foi possívela partir de um conjunto de mudanças e transformações políticas, econômicas e sociais que se teceram a partir do século VIII a.C . Assinale a alternativa que corresponde ao texto acima:
		
	
	Sistema democrata
	
	Isolamento de outros povos
	 
	O nascimento da polis ( cidade estado)
	
	Desenvolvimento da Atividade Feudal
	
	O Saber Teológico supera o Saber Filosófico
	
	 2a Questão (Ref.: 201603457299)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os Gregos, na antiguidade, buscavam através do uso da razão, a superação do mito ou do saber comum. O avanço na produção do conhecimento, conseguido por esses pensadores, foi estabelecer vínculo entre ciência e pensamento sistematizado (filosofia, sociologia...), que perdurou até o início da Idade Moderna. A partir daí, as relações dos homens tornaram-se mais complexas bem como toda a forma de produzir a sua sobrevivência. Gradativamente, houve um avanço técnico e científico, como a utilização da pólvora, a invenção da imprensa, a Física de Newton, a Astronomia de Galileu, etc. Foi no início do século XVII, quando o mundo europeu passava por profundas transformações, que o homem se tornou o centro da natureza (antropocentrismo). Acompanhando o movimento histórico, ele mudou toda a estrutura do pensamento e rompeu com as concepções de Aristóteles, ainda vigentes e defendidas pela Igreja, segundo as quais tudo era hierarquizado e imóvel, desde as instituições e até mesmo o planeta Terra. O homem passou, então, a ver a natureza como objeto de sua ação e de seu conhecimento, podendo nela interferir. Portanto, podia formular hipóteses e experimentá-las para verificar a sua veracidade, superando assim as explicações metafísicas e teológicas que até então predominavam. O mundo imóvel foi substituído por um universo aberto e infinito, ligado a uma unidade de leis. Era o nascimento da ciência enquanto um objeto específico de investigação, com um método próprio para o controle da produção do conhecimento.
Portanto, fortaleceu-se um tipo de conhecimento:
		
	
	conhecimento religioso
	
	conhecimento artístico
	
	senso comum
	
	conhecimento filosófico
	 
	conhecimento científico
	
	 3a Questão (Ref.: 201603965782)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Complete as lacunas e assinale a alternativa correta: Segundo Koche (2009, p.24), O ______________ é a forma mais usual que o ser humano utiliza para interpretar a si mesmo, o seu mundo e ao universo. É chamado de conhecimento ordinário, comum ou empírico.
		
	
	Conhecimento científico.
	 
	Senso comum.
	
	Conhecimento religioso.
	
	Conhecimento filosófico.
	
	Conhecimento acadêmico.
	
	 4a Questão (Ref.: 201603471580)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	ANALISE AS ASSERTIVAS SOBRE O SENSO COMUM:
I. O CONHECIMENTO DO SENSO COMUM É ADQUIRIDO INDEPENDENTEMENTE DE ESTUDOS, DE PESQUISAS, DE REFLEXÕES OU DE APLICAÇÕES DE MÉTODOS.
II. PODE TORNAR-SE CIENTÍFICO, DESDE QUE PASSE PELAS EXIGÊNCIAS DOS PARES DE UMA COMUNIDADE CIENTÍFICA.
III. USUALMENTE, É ADQUIRIDO POR ACASO OU PELAS TRADIÇÕES OU TRANSMITIDO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO, NÃO PASSANDO PELO CRIVO DOS POSTULADOS METODOLÓGICOS.
ESTÃO CORRETOS OS ITENS:
		
	
	II E III.
	
	APENAS O ITEM I.
	
	I E III
	 
	I, II E III.
	
	I E II.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201603850493)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os mitos correspondem às primeiras formas de conhecimento historicamente elaboradas. São narrativas de significação simbólica geralmente ligadas à cosmologia e relativas a deuses que encarnam forças da natureza ou aspectos da condição humana. Os primeiros pensadores que romperam com o mito foram os filósofos:
		
	 
	pré-socráticos
	
	aristotélicos
	
	renascentistas
	
	medievais
	
	platônicos
		
	
	 6a Questão (Ref.: 201603464478)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na diferenciação entre os tipos de conhecimento produzidos historicamente pela humanidade, o senso comum aparece como sendo a primeira forma de compreensão do mundo resultante de experiências acumuladas de um grupo, de um povo ou de uma cultura. Portanto, pode ser visto como a compreensão de todas as coisas por meio de um saber social, ou seja, da construção de um saber que resulta das experiências vividas ou ouvidas no cotidiano e que englobam aspectos da vida como os costumes, as tradições, as éticas, os hábitos, as normas e tudo o que é necessário para se garantir a vida dos membros pertencentes àquela visão de mundo. Sobre o senso comum é possível afirmar que ele:
I. é coletivo
II. é um conhecimento espontâneo
III. necessita de uma investigação rigorosa
IV. decorre da tradição de um povo ou de uma cultura
V. tem autoria
VI. é assistemático
As afirmativas certas são apenas:
		
	
	I, II, V e VI
	 
	I, II, IV e VI
	
	III e II
	
	I e IV
	
	II, III, IV e V
	
	 7a Questão (Ref.: 201603798698)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É possível afirmar sobre o conhecimento durante a Idade Média que: I. a Igreja Católica controlava a veiculação e a produção do conhecimento II. neste período prevalecia uma visão teocêntrica III. ocorreu uma cristianização da Filosofia Antiga IV. a teologia, a filosofia e a ciência estavam desvinculadas da religião católica Assinale a opção correta:
		
	
	Somente a alternativa III e IV são verdadeiras
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	 
	Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603798701)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entre os traços característicos do pensamento medieval, podemos destacar; I. A bíblia era a fonte das doutrinas, justificadas com os procedimentos metodológicos da cultura grega II. Predominava uma concepção hierárquica e estática do universo III. O pensamento de Platão, dos neoplatônicos e de Aristóteles foi adaptado de forma a conciliá-lo com o cristianismo. Assinale a opção correta:
		
	
	Somente as afirmativas I e II são verdadeiras
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas II e III são verdadeiras
	
	Somente a afirmativa I é verdadeira
	
	Somente a alternativa III é verdadeira
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201604034956)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Nasceu em 1643 e faleceu em 1727. Em sua obra Filosofia Natural (1687), considerada uma das mais influentes da História da Ciência, descreve a Lei da Gravitação Universal e três leis que fundamentam a mecânica clássica. Quem sou eu?
		
	
	São Tomás de Aquino
	
	Santo Agostinho
	 
	Isaac Newton
	 10a Questão (Ref.: 201604034935)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o conhecimento científico é possível dizer que: I - É formado por métodos, experimentações e demonstrações. II - Forma um paradigma que consegue explicar fenômenos da realidade. III - Expressa a visão de mundo dos pesquisadores. IV - Surge para responder os questionamentos da humanidade. V - Não é necessário e não deveria fazer parte do mundo acadêmico.
		
	
	Somente as opções III e V estão corretas.
	
	Somente as opções I e III estão corretas.
	
	Somente as opções II, III e IV estão corretas.
	
	Somente as opções III, IV e V estão corretas.
	 
	Somente as opções I, II, III e IV estão corretas. 
	1a Questão (Ref.: 201603417372)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando o conhecimento é espontâneo, carecendo de uma investigação rigorosa e sistemática, decorrendo da tradição de um povo ou cultura, estamos nos referindo:
		
	
	ao conhecimento científico
	
	ao conhecimento artístico
	 
	ao senso comum
	
	ao pensamento filosófico
	
	a visão mítica
	
	 2a Questão (Ref.: 201603945760)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Durante as aulas estudamos diferentes tipos de conhecimento. São características do conhecimentomítico, EXCETO:
		
	
	O mito possui a função é resolver, num plano imaginativo, tensões e conflitos sociais que não tem como ser resolvidos no plano da realidade.
	
	O mito possui como um dos seus elementos centrais a referência ao sobrenatural, ao mistério e ao divino.
	
	O mito é essencialmente uma narrativa mágica ou maravilhosa, que não se define apenas pelo tema ou objeto da narrativa.
	
	O mito é um tipo de conhecimento ou interpretação da realidade que não requer fundamentações ou fatores racionais por se basear.
	 
	O mito pode ser caracterizado como uma narração racional, de origem teórica refletida, rigorosa e parte de um procedimento de pesquisa.
	 3a Questão (Ref.: 201604035356)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Durante que período da história da humanidade desenvolveu-se uma ciência especulativa, denominada metafísica, onde razão (filosofia) e fé (teologia) explicavam unidas os questionamentos humanos?
		
	
	Período Pós-Moderno
	 
	Período Medieval
	
	 4a Questão (Ref.: 201603965774)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em nossas aulas estudamos que existem diferentes tipos de conhecimentos e que cada um possui características que permitem identifica-lo na organização acadêmica. Quais são as características do conhecimento científico?
		
	
	É um saber lógico, verificável, assistemático e abstrato
	
	É um saber empírico, rigoroso, radical e ametódico.
	
	É um saber racional, ideológico, aplicável e ametódico.
	
	É um saber lógico, representativo, ilustrativo e metódico.
	 
	É um saber racional, lógico, verificável, sistemático e metódico.
	
	 5a Questão (Ref.: 201603907941)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Identifique a alternativa INCORRETA em relação a Tales de Mileto:
		
	
	Tales observou que a água tudo fazia crescer e viver, enquanto que a sua falta levava os seres a secarem e morrerem, com isso, concluiu que tudo surgiu a partir da água.
	
	Para Talles o princípio de todas as coisas era algo que podia ser diretamente observado por todos na natureza: a água.
	
	Tales desafiava aqueles que conheciam as suas ideias a demonstrar que não tinha razão. Esta é uma característica da ciência ¿ e da filosofia ¿ que se opõe ao mito e à religião.
	 
	Tales deu um passo a mais na direção da ciência tal como hoje a conhecemos: pela primeira vez encarou a observação da natureza de um ponto de vista mais sistemático através do método indutivo
	
	Não recorre a métodos adequados de prova, mas também não recorre à autoridade religiosa e mítica;
	
	 6a Questão (Ref.: 201603949969)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os sofistas eram homens que iam de cidade em cidade com o objetivo de transmitir aos filhos dos cidadãos uma educação que garantisse o sucesso na vida pública e na vida política. Sua proposta filosófica consistia em uma visão relativa do mundo. Esta proposta se contrapunha às ideias de outro filósofo. Quem era ele?
		
	 
	Sócrates.
	
	Aristóteles.
	
	Sófocles
	
	Platão
	
	Descartes
	
	 7a Questão (Ref.: 201603798698)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É possível afirmar sobre o conhecimento durante a Idade Média que: I. a Igreja Católica controlava a veiculação e a produção do conhecimento II. neste período prevalecia uma visão teocêntrica III. ocorreu uma cristianização da Filosofia Antiga IV. a teologia, a filosofia e a ciência estavam desvinculadas da religião católica Assinale a opção correta:
		
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	Somente a alternativa III e IV são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras
	 
	Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras
		
	
	 8a Questão (Ref.: 201603498323)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual das alternativas abaixo apresenta importantes características da economia feudal?
		
	
	A terra tinha pouco valor, pois o comércio era a base da economia feudal.
	
	Ela era justa, pois todos possuíam os mesmo direitos e deveres.
	
	A base era o artesanato e as relações comerciais ocorriam, principalmente, através do sistema monetário (uso de moedas).
	
	A economia era controlada pelos servos, que detinham quase toda a riqueza da Europa na época feudal.
	 
	A base era a agricultura e as relações comerciais ocorriam, principalmente, através do sistema de trocas
	
	 9a Questão (Ref.: 201603965811)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Marque a opção que encerra um conceito ERRADO a respeito do conhecimento científico ou filosófico:
		
	
	O conhecimento empírico é constituído por meio de interações, de experiências vivenciadas pela pessoa em seu cotidiano; é abstraído do saber dos outros e das tradições da coletividade.
	 
	A filosofia é um conhecimento assistemático e infalível porque se baseia nos sentidos.
	
	A construção humana parte do senso comum e caminha para a construção de uma consciência filosófica.
	 10a Questão (Ref.: 201603464487)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Chauí (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2003, p. 231), são três as principais concepções de ciência ou de ideais de cientificidade: a racionalista, a empirista e a construtivista. Sobre as elas afirmar:
I. A concepção racionalista afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática e, portanto, capaz de provar a verdade.
II. A concepção empirista afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos que permitem estabelecer induções.
III. A concepção racionalista estabelece métodos experimentais rigorosos, pois deles depende a formulação da teoria e a definição da objetividade investigada.
IV A concepção construtivista não espera apresentar uma verdade absoluta, mas uma verdade aproximada que pode ser corrigida, modificada, abandonada por outra mais adequada aos fenômenos.
Assinale a opção correta:
		
	
	somente as alternativas I e III são verdadeiras
	
	somente as alternativas I, III e IV são verdadeiras
	 
	somente as alternativas I, II e IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas II e IV são verdadeiras
	
	somente as alternativas II, III, IV são verdadeiras

Continue navegando