Buscar

Jornalismo Especializado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)Nossa reflexão direciona-se especificamente para o jornalismo dito especializado e para a relação que este assume com a sociedade – caracterizada pelo tipo de produção noticiosa aí envolvida – tendo como um de seus pontos de partida e/ou temática, o dispositivo revista. Segundo Marília Scalzo (2004, p.13), “[...] as revistas cobrem funções culturais mais complexas que a simples transmissão de notícias. Entretêm, trazem análise, reflexão, concentração e experiência de leitura”. Sob esse ponto de vista, podemos perguntar: como tal jornalismo vem atuando – representando e direcionando sujeitos – na sociedade contemporânea?
2)Como o jornalismo atua nesse contexto de universo “invisível”? O que acontece quando o jornalismo, de forma especializada, decide se dedicar a este universo, a essa superfície invisível presente no pano de fundo da vida social?
3)Nesse sentido, que diz de uma perspectiva relacional sobre o jornalismo, se alcançamos o jornalismo de revista, e propriamente de revistas voltadas para o bem viver e a qualidade de vida, temas da dita autoajuda, o que significa o discurso aí presente? Quais os conteúdos por ele configurado? Que sociedade é mostrada? Que dimensões éticas e morais se apresentam? Que valores são captados e reelaborados por esse dispositivo midiático?

Outros materiais