Buscar

Filosofia Jurista e a Cultura Jurista (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A origem do direito positivo é dividido em vários setores:
Logico – 
Ético - 
Sociológico - 
Histórico -
Para a manutenção de um Estado, é necessário uma organização jurídica contendo leis, e para a criação de leis, é preciso de Juristas e Operadores do Direito.
O Jurista deve ter formação básica, capacidade de abstração, entendimento ético, visão sociológica e domínio de linguagem para dar inicio a sua função. 
Jonhn Austin deu importância na formação de um jurista pelo conhecimento de línguas da antiguidade clássica e pela Logica, pois pelo seu entendimento, é indispensável o saber das ciências morais, e o estudo do Direito, estaria fundada no Princípio da Analogia.
A classificação dos Juristas é dada pela sua aptidão para conhecer o Direito, ou seja, a capacidade de distinguir o licito do ilícito e interpretar os princípios , normas, leis e fatos sociais em um todo, não esquecendo de distingui-las com senso do justo, boa-fé e com a sensibilidade de um sociólogo do Direito. 
O saber jurista é amplo e simultaneamente ligado aos princípios universais e leis básicas de diferentes povos do mundo. 
Atividade do Jurista:
É baseada em:
Iure Constituto – direito vigente, atual, em uso. 
Iure Constituendo – direito a ser criado, novos princípios, novas normas de acordo com o momento histórico do estado e da sociedade em um todo.
Sistematização do Jurista:
- Analisa os textos já legislados com os conflitos aparentes, promovendo assim a ordem jurídica que consiste em um conjunto de princípios, prescrições, valores e teleologia. A analise é feita também seguindo as Jurisprudências dos Tribunais, que servem como meio para interpretação do Direito, e que complementa o trabalho do legislador.
- Interpretação é a técnica imprescritível para a sistematização e serve como o meio para o fim da tarefa de desenvolvimento da criação de uma lei (mens legis).
Atividade do Jurista:
Natureza Pratica – interpretar o direito
Ordem Critica – questiona as leis vigentes, segundo a avalição do próprio jurista, analisa fatos sociais e valores relevantes para a sociedade.
Índole Criadora – sugestão de modelos originais de leis para os legisladores, analisa novas institutos e novos princípios. 
O Jurista é o que possui aptidão e conhecimento especifico para moldar as leis, normas e decretos.
Para o Direito Positivo, também é expressão de ideologia dominantes para trabalho do Jurista influenciado por correntes políticas.
O Jurista ganha potencial quando desenvolve pensamentos filosóficos, pois desvenda horizontes e transmite conhecimento dando prioridade a sua criatividade.
Para George Ripert, os Juristas se entregam ao estudo da técnica, reflexões, alheando-se a política. Esse processo se dá quando já existe documentos legais definidos. É um processo pratico para o Jurista e é desenvolvida a função de operar sobre instrumentos preexistentes e não o processo de criação por si só.
As doutrinas jurídicas são uma produção cientifica do jurista (communis opinio doctorum), ou seja, eles criam sua própria tese, seu próprio meio de interpretar, mostra os caminhos para chegar a conclusão de um determinado entendimento. 
Segundo Otto, a formação de um Jurista não é só parte teórica ou só parte pratica, e sim a junção das duas. Pois deve-se abordar além dos princípios e normas jurídicas, os fatos sociais para compreensão do Direito, pois é através dele que é possível distinguir qual dispositivo legal será aplicado para resolver a lide em questão, o caso em concreto (quaestio facti).
O Jurista deve ser neutro e demonstrar seu pensamento de forma livre colocando sua opinião intima e compreensão dos seus princípios postulados, sem qualquer vínculo político para ter maior credibilidade perante seu trabalho.

Outros materiais