Buscar

EDS JUSTIFICADAS PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDS FENOMENOLOGIA JUSTIFICADO:
1 - B) Para a compreensão do indivíduo, é necessário levar em conta sua subjetividade dentro de seu contexto. portanto, o uso de métodos experimentais não são adequados e podem classificar os sujeitos envolvidos.
2 - A) Para a fenomenologia, quando o sujeito entra no estado de epoché, permite a ele vislumbrar mais possibilidades, ou seja, é através da fenomenologia existencial que a atitude natural dos indivíduos passa a possuir não somente uma possibilidade, más muitas delas, pelas quais não era percebida antes pelo sujeito.
3 - D) A Fenomenologia busca a essência transcendente dos sujeitos em seu contexto, em seu mundo. Enxergar um fenômeno é muito mais que um simples olhar, pois é necessário ir além do conhecimento naturalista para abrir caminhos possíveis, antes não visto.
4 - A) Para a Fenomenologia os sonhos fazem partes das nossas possibilidades existenciais. Portanto, cabe a um Daseinsanalysta considerar, junto ao indivíduo, os fenômenos que se mostram possíveis para sua existência nessa relação aberta (como seu sonho).
5 - D) Para Heidegger o homem não pode ser enquadrado ou conceituado enquanto ser existente. O ser só consegue entender sua essência através de sua própria existência e subjetividade. Por isto, a existência naturalista bio-psico-social não pode ser considerada.
6 - D) Heidegger enfatiza a importância do dasein para que o ser consiga conhecer sua própria existência. Para ele a existência não é uma determinação, más sim uma possibilidade ontológica.
7 - A) Na Daseinsanalyse o indivíduo é compreendido sem qualquer pré concepção ou julgamentos. Nessa compreensão o ser é o centro da existência, não permitindo, assim, que sua subjetividade seja ameaçada por conhecimentos pré-estabelecidos.
8 - E) A Daseinsanalyse precisa conhecer as possibilidades existenciais, junta aos indivíduos nesse contexto. por isso a necessidade de dar toda a atenção ao sofrimento dessas pessoas enquanto ser existentes e conscientes para compreende-los enquanto Dasein e encontrarem, também juntos, as questões ainda não exploradas pelo sujeito.
9 - C) Para vislumbrar de outras possibilidades o sujeito deverá entrar em contato com sua própria existência e re-significa-la enquanto Dasein. Más para isso ela precisará, junto ao analista, entrar em epoché para transcender, abrir sua concepção e emergir novas possibilidades frente ao seu contexto.
10 - C) Para a fenomenologia não se pode abrir espaços para os ré-conceitos trazidos pela as atitudes naturalistas. É necessário entender o câncer como uma possibilidade e não como castigo. O analista deverá, junto ao sujeito, desconstruir essas concepções naturalistas ampliando o sentido que a existência traz para esse ser enquanto Dasein.
11 - A) Na visão Fenomenológica-Existencial o ser é o Dasein, ou seja, esse ser é quem assume sua própria existência. Por isso o ser ontológico deve ser considerado enquanto essência (subjetivo) em seu contexto, não em aparência (objetivo).
12 - E) Ana está vivenciando uma temporalização imprópria, ao mesmo tempo que se auto naturaliza ''teimosa''. É necessário que Ana entenda, junto ao psicólogo, na vertente fenomenológico-existencial, que sua teimosia está atrelada a sua existência ontológica e que os problemas que vem enfrentando estão relacionados a isso, não à concepção prévia.
13 - A) Na Daseinsanalyse de Cretelli, as ações e as palavras estão acarretadas de intenções, más que raramente se realizam, pois estão sendo modificadas enquanto sentido. O sentido e o significado desses atos e palavras não devem se complementar para efeitos e consequências. Deve-se levar em conta a a existencia singular e plural do outro enquanto sujeito existente no mundo, suspendendo qualquer noção de psiquismo, sujeito e individuo para conseguir conhecer esse outro. Paula está tendo dificuldade de reconhecer-se enquanto dasein e reconhecer o outro enquanto ser também subjetivo.
14 - C) Na Daseinsanalyse o terapeuta deverá caminhar junto, como um parceiro, com seu paciente. É através dessa relação que ambos vão encontrar possibilidades ainda não vistas no existir e no contexto de Adriana.
15 - E) Edson se autodescreve como causador de todos os conflitos que o permeia. O Daisensanalysta irá, junto a ele, transcender este olhar naturalista a fim de encontrarem aspectos ainda não percebidos nesse contexto, dando sentido a sua existência enquanto ser-no-mundo e ser-com-os-outros subjetivamente.

Outros materiais