Buscar

PROVA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA 1 – USINAGEM
1-Uma ferramenta é afiada com ângulo de incidência (folga) de +7° e com ângulo de cunha de 75°. Sabendo-se que a ferramenta foi posicionada na maquina operatriz para trabalhar com um ângulo de saída de +5°, quais os ângulos efetivos da cunha de corte nesta condição?
2-Explique como pode ser obtido o volume de material removido em uma operação de torneamento cilíndrico externo. O volume do material removido pode ser determinado através de uma primeira medição de volume de determinada peça antes do processo de remoção e outra após o processo de remoção, tendo assim a diferença entre os dois volumes medidos igual ao volume de material removido.
3-Com o objetivo de aumentar a produtividade de uma operação de torneamento, o Sr. Manoel decidiu substituir a ferramenta desta operação por uma outra com um menor ângulo de cunha. Este fato, segundo ele, visa fornecer a penetração da ferramenta na peça melhorando o rendimento da operação. Seu colega de trabalho, Sr. Joaquim, criticou a decisão e sugeriu reduzir a profundidade de corte para obter o objetivo, alegando que este procedimento irá reduzir o desgaste da ferramenta aumentando a vida da mesma. Voce como engenheiro do setor deve fazer uma avaliação técnica das duas sugestões, e tomar uma decisão para atingir o objetivo inicial.
4-Exlicar as conseqüências em um processo de furação com broca helicoidal, quando o avanço do processo é aumentado em 20%. Implicações: * a seção de corte por gume é também aumentada em 20%.* O tempo de operação é reduzido em 20% 
5-Qual a informação técnica pode ser tirada do Fator de Recalque (Rc) de um processo de usinagem? O fator de recalque informa a intensidade de deformação sofrida pelo cavaco durante a remoção, isto é, informa qualitativamente a intensidade das tensões produzidas pela ferramenta de corte na região de corte.
6-Em uma operação de fresamento periférico de um canal, o Sr. João durante a execução do primeiro passe achou que as condições de usinagem estavam muito severas. Com o objetivo de reduzir a severidade da operação de remoção, ele mantém os parâmetros originais de trabalho na maquina e troca a fresa por outra com o dobro de gumes de corte. Em sua opinião, ele fez um procedimento correto? Justifique sua resposta. Sim, pois com a alteração a seção de corte da nova fresa será reduzida pela metade.
7-Qual é o mecanismo de atuação do dispositivo quebra-cavaco? Explicar a razão de seu emprego nas ferramentas de corte. O quebra-cavaco atua de forma a provocar um dobramento adicional no cavaco levando-o a ruptura, por ultrapassar o limite de resistência do cavaco.
8-Toda ferramenta de corte sofre degradação (desgaste) durante o processo de usinagem. Explicar os motivos desta degradação. Durante o trabalho da ferramenta de corte, ela sofre diversas solicitações mecânicas e térmicas que provocam alterações na sua geometria original, estas alterações denominam-se desgastes.
9-Na usinagem de materiais dúcteis podemos ter a ocorrência de cavacos contínuos ou cavacos cisalhados. A)Qual a principal diferença entre eles? B) Em um determinado processo de usinagem está sendo formado cavaco continuo, é possível forçar uma alteração para ocorrer cavaco cisalhado? Justifique. A) Na formação de cavaco continuo as tensões gerados no cavaco ficam abaixo do limite de resistência. Já no cavaco cisalhado as tensões ultrapassam o limite de resist. Levando a ruptura. Porém devido a forte compressão e a elevada temperatura a zona de ruptura acaba ficando caldeada. B) Sim, basta alterar os ângulos efetivos da ferramenta de forma que aumente as tensões no cavaco acima do limite de resistência.

Continue navegando