Buscar

Aspectos Relacionados a Saude coletiva

Prévia do material em texto

Na atualidade, saúde tem sido definida não apenas como a ausência
de doenças. Saúde se identifica como uma multiplicidade de
aspectos do comportamento humano voltados a um estado de completo
bem-estar físico, mental e social. 
O nível de atividade física de um povo apresenta-se intimamente correlacionado com o nível geral de saúde, a prevalência de patologias características do século XXI envolvendo o stress regular e o sedentarismo. 
A adoção de atividade física, especialmente se for moderada e regular, pode impactar a prevalência e incidência de AVC e Infartos Agudos de Miocárdio pura e simplesmente pela adequação dos perfis lipídicos e glicêmicos do paciente. Ademais, a adoção de ginástica notadamente altera o perfil de comportamento do paciente, que passa a adotar em outros aspectos da vida, práticas mais saudáveis de trabalho e alimentação, que cumulativamente podem auxiliar na redução de morbidades e co-morbidades associadas a longevidade, bem como melhorar a percepção de qualidade de vida dos indivíduos. 
 Para grande parte da população, os maiores riscos para a saúde e o bemestar,têm origem no próprio comportamento individual, resultante tanto da informação e vontade da pessoa, como também das oportunidades e barreiras presentes na realidade social A relação entre epidemiologia e atividade física aparentemente tem início na era epidemiológica das doenças crônicas não transmissíveis, como fatores multicausais de risco, o sedentarismo aparece como fator determinante de agravos à saúde. 
No âmbito da APS, todo encontro deve ser utilizado para estimular a promoção da saúde, de maneira oportuna e contínua. Entre estas orientações, encontra-se a prática regular de atividade física, que pode reduzir o risco de AVC. A presente metanálise apresenta como principais limitações o número limitado de banco de dados utilizados para a revisão sistemática e a seleção de estudos publicados apenas em inglês, o que pode vir a conferir um viés de publicação. Outra limitação foi o vasto número de definições empregadas para classificar o grau de atividade física entre os estudos.
Entretanto, esta metanálise traz mais um elemento importante na fundamentação do papel da atividade física, de moderada a alta intensidade, na prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, em especial o AVC.

Continue navegando

Outros materiais