Buscar

Repetição espaçada: melhor método de revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Repetição Espaçada, o melhor método de revisão!
Autora: Aline Dortas Leal, a partir do curso “Memória Total”, de Ana Lopes. 
O que é a repetição espaçada? 
Trata-se de um método de revisão com base nos estudos da neurociência que prioriza a repetição de conteúdo em intervalos de tempo crescentes. Dessa forma, dá-se o tempo e o contato suficiente para que aquele determinado conteúdo se fixe na memória, vencendo a chamada “curva do esquecimento”. 
A nossa mente foi, de certo modo, programada para esquecer as informações menos relevantes à manutenção da vida. Por isso, assim que lemos uma informação que é importante para nossos estudos, porém não para a sobrevivência num sentido imediato, esta começa a ser esquecida logo em seguida, de acordo com o gráfico abaixo:
Quais as etapas da repetição espaçada?
Primeiramente, devemos definir como vamos registrar o assunto que pretendemos gravar na memória. Isso deve ser feito utilizando-se o mínimo de escrita possível, pois esses serão os registros a serem utilizados nas revisões. As formas mais eficientes de registro são as palavras-chave, os mapas mentais, os resumos mínimos e as perguntas e respostas, cada uma se adaptando a um tipo de conteúdo diferente. 
Em seguida, relemos as anotações no esquema de repetição espaçada. A primeira revisão é feita assim que o primeiro estudo (primeiro contato com o assunto) termina. Após isso, essa anotação irá para um envelope, fichário ou outra forma de separação identificado com a palavra “diário”, significando que devemos relê-la todos os dias, até que o conteúdo esteja fixado na memória.
Porém, para que esse conteúdo não seja esquecido ao sofrer os efeitos da curva do esquecimento, ele precisa ser revisto. Então, assim que for memorizado, devemos colocá-lo num compartimento com a identificação “semanal”. Esse conteúdo será revisto uma vez por semana, sempre num mesmo dia (identificar o dia junto com a palavra “semanal”). 
Mais uma vez, quando sentirmos que o conteúdo está devidamente fixado, a anotação irá para um compartimento identificado com a palavra “quinzenal. Assim, a cada quinze dias, num dia diferente do estipulado para a revisão semanal, a anotação será revisada, até que achemos que está pronta para ir à última etapa. Nesta, a anotação é transferida para um compartimento com a palavra “mensal” e, como o próprio nome denuncia, será revista uma vez por mês, em dia diferente dos anteriores. 
Terminadas todas essas etapas, o conteúdo estará memorizado com solidez e deve ir para o compartimento “finalizados”. 
Observação: o tempo dedicado a todas as revisões não deve ultrapassar o limite de 1 hora (cada revisão). Também não devemos nos torturar, cobrando-nos porque não memorizamos determinado conteúdo. Caso percebamos que aquele conteúdo não está memorizado o suficiente, precisamos problematiza-lo: O que impediu que eu memorizasse isso?

Outros materiais