Buscar

Sobre o caso ÉTICA EM GESTÃO DE PROJETOS (Passo 3)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Referente a classificação das personagens conforme as Características de Comportamentos Empreendedores (CCE), definidas pela ONU, define-se para tais:
O protagonista Silvio Becker: gerente de projetos da empresa Tecnosampa, responsável pela liderança da execução dos projetos da Steinadler.
	No Conjunto Realização, Silvio possui comportamento de busca de oportunidade e iniciativa (CCE1) perante as tarefas solicitadas a ele. Sendo um profissional perfeccionista em sua área, busca por qualidade e eficiência (CCE3) no que faz. Procura executar seus trabalhos de modo a satisfazer seus superiores mostrando seu profissionalismo. Possuindo comprometimento (CCE4) com seus projetos, cumprindo prazos e metas.
	No Conjunto Planejamento, busca informações (CCE1) para a melhor elaboração de projetos, investigando como oferecer um produto/serviço de maneira satisfatória aos clientes. Possuindo comprometimento, estabelece metas (CCE2) para alcançar objetivos desafiantes em sua vida profissional. Planeja e monitora (CCE3) mantendo registros a fim de utiliza-los em tomadas de decisões. Como no caso em que Silvio era obrigado por Ferreira a forjar falsas evidencias de determinado projeto, na hora de expor a situação ao presidente Nogueira, possuía provas para relatar o problema que estava ocorrendo. 
	No Conjunto Poder, possui autoconfiança (CCE2) e busca realizar as tarefas de modo correto. Mesmo sendo obrigado a fazer coisas que não são de seu agrado, mantem seu ponto de vista. Tendo confiança na sua capacidade para ajudar a empresa a contornar e superar o problema ocasionado pela falta de transparência nos resultados.
O presidente Sr.Nogueira: : presidente da Tecnosampa
	 Conjunto Realização, agindo para expandir seu negócio (CCE1) fecha uma grande parceria com a Steinadler, uma grande empresa alemã. Buscando qualidade e eficiência (CCE3), Nogueira procura garantir que o trabalho na sua empresa seja concluído a tempo e atenda os padrões pré-definidos em contrato. Tendo comprometimento (CCE5) com sua instituição, conhece todos os seus funcionários, assim podendo ajudar no que for necessário e orgulha-se em ter clientes satisfeitos com os produtos/serviços oferecidos pela sua empresa.
	Conjunto Planejamento, busca informações (CCE1) do andamento da empresa, com relatórios semanais de todos os projetos em andamento, intervendo quando necessário e buscando por profissionais capacitados para atuar em seus projetos, para alcançar as metas estabelecidas (CCE2) e para obter resultados em curto prazo e mensuráveis, divide as tarefas com os demais colaboradores para efetuá-los dentro do prazo, com monitoramento sistemático (CCE3).
	Conjunto Poder, possui grande capacidade de persuasão (CCE1) no convencimento das pessoas, quando Nogueira pede para de Silvio não se precipite em relação aos erros de Oliveira, e convocaria uma reunião urgente para o esclarecimento dessa “sujeira”, tranquilizando-o ao dizer que tal ato de coragem por parte de Silvio era uma ‘atitude exemplar perante a empresa’. Nogueira para superar essa questão, usa de sua autoconfiança e controle (CCE2) para enfrentar esse desafio e procurando uma saída viável com seus funcionários a fim de manter o bem-estar da empresa.
Vice-Presidente Comercial Sr.Pereira: VP Comercial da empresa Tecnosampa.
	Conjunto Realização, atuando na área comercial, busca por novas oportunidades (CCE1) no mercado a fim de expandir os lucros da empresa. Analisa e corre riscos calculados (CCE2) na elaboração e negociação de propostas comerciais. Procurando por qualidade e eficiência (CCE3) envolvia-se muito em assuntos da empresa mesmo algumas não sendo da sua área, tendo persistência (CCE4) e comprometimento (CCE5) afim de garantir o bom funcionamento da mesma.
	Conjunto Planejamento, busca informações (CCE1) por responsável pela conquista e preservação de clientes. Planejando e monitorando (CCE3) conta com ajuda de seus colegas para a elaboração dos projetos, revisando-os constantemente para a obtenção de resultados positivos.
	Conjunto Poder, tendo grande capacidade de persuasão e uma vasta rede de contatos (CCE1), Pereira no relacionamento com os clientes, procurava oferecer flexibilidade no atendimento, muitas vezes quebrando regras contratuais. Com sua independência e autoconfiança (CCE2), possui controle com as normas da empresa, quando decide acobertar as falhas cometidas por Oliveira, e para isso, Silvio foi obrigado a mascarar resultados.
Gerente de Projetos Oliveira: da parte da Steinadler, a pessoa foco principal no contato com a Tecnosampa.
	Conjunto Realização, já que era fortemente demandado por todas as áreas da empresa, sabia correr riscos calculados (CCE2) diante de situações difíceis e que viria a acontecer, tendo comprometimento (CCE5) ao comandar vários projetos simultaneamente, dispondo de sacrifício pessoal ao executa-los.
	Conjunto Planejamento, buscando informações (CCE1) fora e de dentro da empresa para o melhor manejo de seu trabalho. Estabelecendo metas (CCE2) para atingir resultados favoráveis. Planejando e monitorando (CCE3) os passos da empresa em relação a projetos a fim de registrar os mesmos.
	Já no Conjunto Poder, usa de sua persuasão (CCE1) para manter a união das empresas, diante de algumas falhas cometidas por ele e encobrindo as mesmas. Como relata Silvio, ao presenciar projetos executados por Oliveira de maneira confusa e conflituosa e tendo contradições em situações sobre pressão.

Outros materiais