Buscar

atividade discursiva 2 pol publicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
Em um breve texto dissertativo, explique quais são os efeitos do programa bolsa família com base nos resultados de pesquisa tratadas no texto soltando a (própria) voz.
RESPOSTA
O Programa Bolsa Família aumentou o poder de compra de seus beneficiários, e afeta positivamente o faturamento do comércio local que, de forma direta ou indireta, se beneficia do referido programa, promove o alívio imediato da pobreza, proporcionando a seus beneficiários maior liberdade de compra, afinal, “exercer o direito de escolha é direito fundamental para a democracia”, segundo Walquiria.
Com isso, de forma direta as famílias passaram a aprender a planejar, ainda que minimamente, o uso do dinheiro podendo variar o cardápio familiar, se sentiram mais seguras, independentes. Em decorrências desses fatores, aumentou-se a auto-estima dos beneficiários e assegurou o direito básico a alimentação.
QUESTÃO 2 
Baseando-se na citação acima e nos trechos selecionados do texto "cracolândia uma diversidade de urgências", discorra sobre os problemas apontados pelos autores a respeito das operações repressivas como forma de combate a "cracolândia" (localizada no bairro da luz, na cidade de São Paulo) e de controle dos usuários de craque.
RESPOSTA
O Estado na desculpa de combater o chamado “feira livre de venda e consumo de drogas” usa de força coercitiva policial para retirar os usuários de entorpecentes da região da “Cracolândia”.
Ocorre que o verdadeiro motivo não é a preocupação do Estado com os usuários e o tráfico que ali acontece, mesmo porque no momento da represaria policial, encontram –se no local somente usuários e não os traficantes. A verdade é que a área está sendo especulada para empreendimento imobiliário e em razão disso o Estado tenta retirar os usuários do local, na desculpa de emprego de politicas públicas de saúde mental e combate a dependência química.
Repressivas como forma de combate a cracolândia , segundo Adriana Eiko, “induz a desumanização dos indivíduos que lá frequentavam, sejam eles usuários, moradores, quem quer que seja”, é um processo que torna possível essa ação violenta.
Operações como esta, apenas deslocam esses seres humanos para regiões convizinhas e que segundo a Drª Adriana, a Cracolândia é o “ponto mais radical da pobreza humana onde vivem na maioria os negros, pessoas com baixa escolaridade, fora do mercado de trabalho, pessoas fichadas por pequenos delitos” e os traficantes, que seriam o alvo das operações “estão distantes da alta cúpula que controla e se beneficia com a economia ilícita da droga no atacado e serão rapidamente substituídos”...
QUESTÃO 3
Fundamentando-se na citação anterior e no artigo Cracolândia, uma diversidade de urgências, discorra sobre a visão corrente a respeitos dos usuários de drogas, como o crack, e o tratamento adequado que eles deveriam receber, segundo os depoimentos presentes nos textos citados.
RESPOSTA
Iniciativas, projetos e políticas para essa população próximo do campo da acolhida, da redução da danos, assistência que compreenda a necessidade do indivíduo construindo um projeto terapêutico singular, oferecer atendimento adequado com escuta adequada.

Outros materiais