Buscar

pre projeto

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB
Coordenação de Educação a Distância – EAD
Mídias na Educação
Projeto de Intervenção utilizando JORNAL ESCOLAR
Vitória da Conquista BA, 2017
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB
Coordenação de Educação a Distância – EAD
Projeto apresentado ao curso de Especialização em Mídias na Educação, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Educação a Distância, como requisito de avaliação final do componente curricular Trabalho Final I
Vitória da Conquista, 2017
Sumário
	Introdução
	3
	Objetivo
	x
	Objetivo geral
	x
	Objetivos específicos
	x
	Referencial teórico
	x
	Descrição das aulas
	x
	Referências
	x
Introdução
A evasão e a repetência é um dos entraves da educação brasileira, e os educadores 
O jornal escolar é uma ferramenta didática que une as diversas áreas do conhecimento podendo ou não dar informações da gestão e da comunidade. Moretto nos diz que: 
O Jornal Escolar não têm como objetivo a divulgação institucional, nem é uma iniciativa autônoma dos estudantes. Ele é uma prática, na maioria das vezes, pedagógica - pois é inserida nas atividades curriculares -, que resgata a expressão dos alunos. Tudo o que eles escrevem é importante e eles mesmos podem escolher o que será publicado, sempre com a supervisão dos professores.
O jornal escolar é uma tentativa de dialogar com a escola, principalmente com os alunos, e também desta maneira lidar com uma mídia possível de unir as diversas áreas do conhecimento. Antoniassi corrobora este pensamento quando diz: 
Uma possibilidade de grande valia para este trabalho é a construção de mídias escolares; mídias criadas pelos alunos e que possibilitam o debate acerca da comunidade escolar, da sociedade em que estamos, da imprensa e do poder. (...) por meio deste, é possível discutir questões relativas à linguagem (focalizando-se aqui particularmente a produção textual) e, também, refletir acerca das mídias e do letramento midiático. Para Bonini (2011), o jornal escolar é um instrumento de grande importância social por tratar-se de uma tecnologia de implementação relativamente simples que possibilita, aos alunos, professores e comunidade, protagonismo e autoria.
Objetivo
Objetivo geral
No projeto de intervenção os alunos do centro Municipal de Educação Erathósthenes Menezes irão conhecer o assunto sobre água e utilizarão o jornal escolar como recurso no processo de aprendizagem
Objetivos específicos
Aplicar o uso de Jornal Escolar como ferramenta pedagógica para a aprendizagem do conteúdo sobre a água.	
Reconhecer a importância do jornal escolar como promotora da inclusão de midas digital.
Reconhecer o jornal escolar como promotor da escrita, fotografia, oralidade, etc.
Compreender o ciclo da água.
Verificar as porcentagens de água doce e salgada. Assim como as potáveis
 Observar o desperdício de água no dia-a-dia;
Elaborar um jornal escolar e distribuir na Escola.

Continue navegando