Buscar

prática simulada III semana 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA ________ VARA CRIMINAL DA COMARCA DE CAPITAL, ESTADO XXXXX
PROCESSO no. __________
 TÍCIO, devidamente qualificado nos autos do processo, em epígrafe, que lhe move o Parquet Estadual, vem perante Vossa Excelência, por seu advogado que a esta subscreve, dentro do prazo legal, apresentar
ALEGAÇÕES FINAIS POR MEMORIAIS
com fundamento no artigo 411, parágrafo 6o. combinado com o artigo 403, parágrafo 3o., do código de processo penal, pelas razões de fato e de direito a seguir aduzidos
DOS FATOS
 O acusado, com o intuito de facilitar o retorno para casa da vítima e colega de empresa, que se encontrava grávida, após um dia de labuta, ofereceu-lhe carona, o que prontamente aceito.
 Ocorre que, após uma curva fechada, perdeu o controle do veículo automotor que capotou. 
 Os bombeiros que prestaram atendimento na ocorrência, encaminharam a vítima ao hospital mais próximo e, após todos os exames necessários, ficou constatado que ela nada havia sofrido, porém, como o impacto do acidente, a gravidez havia sido interrompida, o que foi comprovado no laudo expedido pelo Instituto Médico Legal.
 Desta feita, o Ministério Público ofereceu denúncia contra o acusado, o imputando da conduta descrita no delito de aborto provocado por terceiro, incurso nas penas do artigo 125, do Código Penal.
. 
DO DIREITO
 Da tese de absolvição sumária pela atipicidade do tipo 
 O acusado praticou a conduta com imprudência, em razão da alta velocidade imprimida na condução de veículo automotor, que caracteriza um dos elementos constituintes de culpa – artigo 18, II, do Código Penal.
 Desta forma e sendo pacífico que para se caracterizar crime de aborto faz-se necessário a presença do dolo, conforme o artigo 125, do mesmo código citado no parágrafo precedente, não há como se subsumar o fato nesse crime, portanto a conduta é considerada atípica. 
DOS PEDIDOS
 Ante o exposto, requer, a Vossa Excelência, que seja reconhecida a atipicidade da conduta do acusado, com consequente absolvição sumária do acusado, com base no artigo 415, III, do Código de Processo Penal. 
Nestes termos,
Pede deferimento
Curitiba, 14 de fevereiro de 2017
Advogado
OAB no. __________

Continue navegando