Buscar

Resenha tr

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Resenha: O conceito de cultura e o estudo das sociedades
A antropologia e associada ao conceito de cultura, com o seu inicio desde o século XIX, e define a “cultura” ou civilização e inclui o conhecimento de crença, arte, leis, moral, contumes, e qualquer outra habilidade imposta pelo homem enquanto membro da sociedade, esse foi um contexto de Edward Tylor, por mais que fosse confusa abriu caminho para algo maior, algo mais problemático, depois disso muitas coisas mudaram para esse conceito, varias escolas adotaram isso e organizaram a partir da cultura.
Em 1952 classificaram 16 definições diferentes para cultura, tipo descritivas, normativas, psicologicas, estruturais, historicas etc..
A diversidade cultural da humanidade evidentemente, apenas no século XIX, os canibais de Montaigne ja tinham provocado um forte impacto no pensamento europeu.
A concepção da cultura como sistema de pensamentos humanos estão submetidos as regras inconcientes. A ideia básica e que haveria dois tipos de cultura, uma mais sofisticada, que seria as principais contruibuições e realizações da sociedade e a segunda e mais rustica, e de valor mais duvidoso
A cultura como codigo é importante distinguir os possiveis diferentes sistemas simbolicos que tem em uma sociedade.
Os antopologos e suas linhagens
A antropologia é uma disciplina que abriga assuntos bastantes diferenciados e oferece as demais ciencias sociais no Brasil, tem sido um objeto especial de refexão do cientista politico Fabio Wanderley Reis. 
Para alguns a antropologia tem sido claramente um “parasita” investigando mediante a ultilização do metodo etnografico, a pesquisa em campo, trata se de um ritual aonde prova que o pesquisador sofreu naquilo mas resistiu. Mas não tem como ensinar propriamente a fazer uma pesquisa em campo pois depende da biografia do pesquisador, porque a experiencia em campo, por sua vez pode abrir os olhos do pesquisador, pois talvez não seja aquilo que ele pretendo fazer, depois de vivenciar, ou até mesmo muda o seu pensamento para alguma coisa.
No processo da disciplina o conhecimento etnografico a respeito de varias sociedades e culturas se enriquece, isso da enfase que um antropologo bem formado e um antropologo bem informado.
A expressão obrigatória de sentimentos
O proposito do autor e expressar para um “grupo” para os leitores sua ideia de sentimentos, que não seria só as lagrimas nem só o choro, mais sim todas expressões de sentimentos.
O luto não e uma expressão espontânea de emoções individuais, existem rituais orais funerarios, que seriam: gritos e berros muitas vezes melodicos e rimados; vaceros, seriam frequentemente cantados; verdadeiras sessões espirituais e conversas com o morto, os gritos são contos pronunciados em grupo, na maioria das vezes os cantos gritos e choros acompanham maceramentos crueis que estas mulheres, mas não apenas mulheres que gritam ou cantam assim, elas tem que emitir um determinado números de gritos