Buscar

RESUMO DA CARTILHA DIFERENÇAS DAS ATRIBUIÇÔES ENTRE CONSELHOS PROFISSIONAIS E SINDICATOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DA LEITURA DA CARTILHA DIFERENÇAS DAS ATRIBUIÇÔES ENTRE CONSELHOS PROFISSIONAIS E SINDICATOS
No dia 13 de fevereiro de 2018 fiz a leitura de uma excelente e esclarecedora cartilha do CRESS, que nos da um esclarecimento sobre os direitos trabalhistas e a importância dos sindicatos e assistências sociais nas lutas e contra esse retrocesso nas leis trabalhistas e na previdência.
 A cartilha tem como objetivo esclarecer e orientar os assistentes Sociais em organização e na luta em seu exercício ao longo da profissão e das sindicais. A organização em nosso País sobre uma regressão devido aos ataques sofridos pela ofensiva do capital, pelo giro reformista nos anos 90, que estabelece com o sindicalismo dos anos 80, tornando governo a partir 2002 nos governos Lula da Silva e nos governos Dilma Rousseff, vindo a sofrer um golpe institucional que passou por cima do voto popular para cumprir os interesses do capital e ampliar as medidas contra os trabalhadores e que assume o governo Temer um governo ilegítimo e que coloca novos e duros desafios contra a destruição de direitos sociais e trabalhistas. A partir da implementação do neoliberalismo no Brasil, em 1989, vimos o desmonte das políticas sociais e trabalhistas bem como o aumento do desemprego terceirização, precarização, trabalho temporário, informal. Com o golpe de 2016 sofremos um dos maiores retrocessos nos deparamos com 55 projetos em tramitação no Congresso Nacional de ataque aos trabalhadores em 2017, nesse governo ilegítimo de Temer tramitam dois projetos contrareforma, o da previdência e trabalhista que destrói direitos conquistados à décadas e com muitas lutas. Recentemente houve um crescimento de trabalho na área de assistentes Sociais, em última instância o papel do conjunto CFESS/CRESS é defender a população Brasileira, em segundo lugar essa defesa so se da através de fiscalização e orientação profissional que é fundada em uma política pedagógica e de ações orientada pela punição, os assistentes Sociais tem formação anual pelo CRESS como rodas de conversas, debates, seminários, minicursos, congressos etc...
 Segundo dados do ministério Público o Brasil conta com mais de 10000 sindicatos ( sendo que mais de 8000, são os mesmos diretores a mais de dez anos , os sindicatos são uma história de avanços aos direitos da população, eliminá-los seria um dos maiores retrocessos da história brasileira. Os sindicalistas lutam por redução da carga horária sem reduzir os salários há décadas , a jornada de trabalho são desiguais em vários Países e em diversas classes sociais s sindicais unem trabalhadores em uma luta em nome de uma menor exploração e proporcionar uma qualidade de vida ao trabalhador e sua família para que tenha mais de descanso fora do trabalho para que tenha mais tempo para cuidar de sua saúde para que tenha tempo pra estudar e aperfeiçoar em seu futuro profissional. 
 Até o presente momento os sindicatos conseguiu pouco êxito em sua luta pela redução da jornada de trabalho para uma miníma categoria sem redução nos salários somente para os Assistentes Sociais . Contudo uma das maneiras de se reduzir a jornada de trabalho sem diminuir o salário é o nível de estudo de todos os trabalhadores a de nível superior tem jornadas menores e salários mais justos porém quanto mais se estuda mais êxito profissional se alcança. O serviço Social é uma profissão que exige ensino superior o que um profissional de qualidade em lutas táticas de assistências com os sindicalistas. Os sindicatos são de instituições de grande importância para que se esclareça os direitos dos trabalhadores e garanta esses direitos. Enfim se com os sindicatos, CFESS e CRESS atuando em defesa dos direitos dos trabalhadores nos dias de hoje ainda Há trabalho escravo, infantil e insalubre e várias empresas que ainda não se dispõe de planos de saúde para seus colaboradores mesmo com os avanços já conquistados imagine como será sem os mesmos na lutas pela igualdade e melhorias. Com todos esses retrocessos, nosso País irá precisar de grandes assistências sociais de ótimos profissionais com garra e vontade de fazer parte da história de um país mais justo e digno.

Outros materiais