Buscar

PESQUISA PARA LANÇAMENTO DE NOVO PRODUTO

Prévia do material em texto

14
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ADMINISTRAÇÃO
isislaine do nascimento martinez rodrigues
jaymini oliveira da silva
JoÃo lUIZ mATOS rODRIGUES
Thainá de souza
Pesquisa para lançamento de novo produto
Nilópolis
2017
isislaine do nascimento martinez rodrigues
jaymini oliveira da silva
JoÃo lUIZ mATOS rODRIGUES
Thainá de souza
Pesquisa para lançamento de novo produto
Trabalho de Bacharelado em Administração
 
apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Metodologia Científica; Negociação; Marketing; Pesquisa de Mercado.
Orientadores: Profs. 
Ewerton Taveira 
Cangussu
;
 Henry 
Nonaka
;
 
Emilia
 Yoko 
Okayama
; 
Suzi Bueno de Almeida;
 
Elisete 
Zampronio
.
Tutora eletrônica
:
 
Rhayza
 
Jeanine
 de Oliveira Magalhaes
Tutor 
de
 sala: Robert Braz Marinho
Nilópolis
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 Resumo com resultados da pesquisa de dados secundários sobre produtos alimentícios mais saudáveis/alimentação saudável e suas Tendências..............4
2.2 Resultados do pré-teste.......................................................................................5
2.3 Resumo com resultados da pesquisa de dados secundários sobre fatores influenciadores no comportamento de compra do consumidor...........................5
2.4 Ferramentas que compõem o modelo RAC (Resolução Alternativa de Conflitos).....................................................................................................................7
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
APÊNDICES...............................................................................................................11
APÊNDICE A – Questionário pré-teste...................................................................11
APÊNDICE B – Questionário final...........................................................................13
INTRODUÇÃO
A empresa Ômega Produtos Alimentícios S/A, instalada na região do ABC Paulista, com mais de 20 anos no segmento, precisa lançar um novo produto. A empresa sofreu com uma grande concorrência em seu segmento nos últimos anos e tem perdido espaço no mercado.
Para solucionar esse problema, a empresa está investindo em novos produtos para impulsionar suas vendas. Através de uma pesquisa, descobriu-se que os consumidores estão ávidos por produtos naturais que sejam saudáveis e práticos para o seu dia a dia.
Tendo em vista a necessidade da empresa, nossa equipe fez uma análise de viabilidade de lançamento do produto no mercado. Para isso, criamos uma inteligência de marketing para levantar, registrar e analisar informações sobre o mercado consumidor com o intuito de verificar as ameaças e as oportunidades para esse novo empreendimento.
Apesar da necessidade de inovar, encontramos grande resistência do gerente de produção para fabricar o novo produto, pois ele tem convicção de que os produtos atuais ainda estão surtindo os resultados e a lucratividade esperada pelos acionistas, e essa situação embaraçosa tem causado conflitos entre as áreas.
DESENVOLVIMENTO
2.1 Resumo com resultados da pesquisa de dados secundários sobre produtos alimentícios mais saudáveis/alimentação saudável e suas tendências.
Ter uma alimentação saudável é primordial para se viver bem, dentre outros fatores como exercícios físicos, boa saúde mental, etc. Por essa razão, nos últimos anos vimos o mercado de bebidas e produtos alimentícios crescer exponencialmente com a descoberta de novos produtos (ou velhos com novos benefícios) que podem proporcionar bem estar a quem os consome. 
Dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizada pelo Ministério da Saúde ao longo de 2016 e divulgada em abril de 2017, afirma que o brasileiro está mais obeso. Em 10 anos, a prevalência da obesidade passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, atingindo quase um em cada cinco brasileiros. Ao todo, 53,8% da população está acima do peso. Houve crescimento de 26% desta taxa nos últimos dez anos.
Ainda segundo a pesquisa, o crescimento da obesidade é um dos fatores que pode ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão, doenças crônicas não transmissíveis que piora a condição de vida do brasileiro e podem até matar. O diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016 e o de hipertensão de 22,5% em 2006 para 25,7% em 2016.
De acordo com um estudo da agência de pesquisa Euromonitor, o mercado de alimentação ligado à saúde e ao bem-estar cresceu 98% no país de 2009 a 2014. O setor de alimentos e bebidas saudáveis movimenta US$ 35 bilhões por ano no Brasil, que é o quarto maior mercado do mundo. A velocidade de crescimento do segmento impressiona: de 20%, em média, desde 2012 contra 8% no resto do mundo.
A abrangência do segmento se justifica pelo fato de que, para 28% dos brasileiros, consumir alimentos nutricionalmente ricos é muito importante. Além disso, 22% da população opta por comprar alimentos naturais e sem conservantes.
Estudo da consultoria internacional Mintel comprova que quatro em cada cinco (ou 83%) brasileiros estão dispostos a gastar mais para obter um alimento saudável. O estudo aponta ainda que 30% dos consumidores querem maior variedade de itens desta categoria disponíveis no varejo.
Até 2019 o mercado de produtos saudáveis e focados no bem-estar deve movimentar R$ 108,5 bilhões no Brasil. De olho nesse potencial, empresas apostam na diversidade de produtos.
2.2 Resultados do pré-teste
No pré-teste foi possível identificar e comprovar alguns erros:
Identificação quanto à classe social. Por não ter renda per capita ou familiar especificada, a maioria dos entrevistados não sabia qual classe social pertence.
Uso de linguagem inadequada. Ficaram explicitadas dúvidas/confusão sobre palavras/termos como “doenças crônicas, hereditárias, hipertensão, sódio”. 
Não deixar margem para opinião própria do consumidor. Alguns entrevistados tinham sugestões, críticas e outras ponderações a fazer, mas no questionário não tinha esse espaço.
Alguns desses erros nortearam algumas estratégias utilizadas na pesquisa visando à superação dos mesmos. Nos resultados do pós-teste, percebemos uma melhora bastante significativa, não somente do ponto de vista sobre o produto como também de estratégias alternativas para atender a necessidade dos consumidores.
2.3 Resumo com resultados da pesquisa de dados secundários sobre fatores influenciadores no comportamento de compra do consumidor.
Analisando os dados coletados na pesquisa, pode-se observar que dos 20 entrevistados que participaram da pesquisa, o quesito em que se refere ao gênero, 55% do público abrangido foi feminino e 45% masculino.
Em relação à idade, no perfil da amostra, 15% tem menos de 18 anos, 60% tem entre 19 e 29 anos, ou seja, a maioria, 15% dos participantes têm idades de 30 a 39 anos, 5% 40 a 59 anos e 5% acima de 60 anos.
Sobre a situação civil, 45% dos participantes são solteiros e 30% são casados/união estável, 20% são divorciados e 5% são viúvos. Quanto ao grau de educação, percebeu-se um bom grau de instrução dos entrevistados, sendo que a categoria “superior incompleto” foi a mais representativa com 40%, seguido de 30% do ensino médio completo.
Em relação à renda mensal familiar, observou-seque 20% dos pesquisados alegaram possuir renda de até dois salários mínimos, 40% possuem renda de dois a quatro salários mínimos, 30% possuem renda mensal familiar de quatro a dez três salários mínimos, 10% alegaram possuir de dez a vinte salários mínimos, fator que influencia diretamente no momento de decisão de compra, pois os produtos alimentícios mais saudáveis possuem valor mais elevado que os produtos comuns e os consumidores tendem a avaliar constantemente o custo e benefício do produto ao optarem pela compra. Nenhum dos entrevistados declarou possuir renda acima de vinte salários mínimos.
Os resultados da questão que tratou sobre a o estilo de vida dos participantes, a frequência com que eles realizam alguma atividade física acima de 2 vezes por semana é de 55% em comparação a 45% dos sedentários ou que praticam apenas uma vez por semana. Ademais, 60% disseram ter algum problema de saúde listado, alergia ou tem tendência a ter.
70% afirmaram que tem o hábito de comprar produtos mais saudáveis e 50% alegaram “benefícios à saúde” como sua principal motivação para consumir um produto mais natural e saudável, seguido por 20% “preço acessível” e 15% “atributos físicos”.
A amostra evidenciou que parte expressiva dos participantes, equivalente a 90% consomem ou já consumiram biscoitos tipo salgadinhos e que, com base nas informações que demos sobre nosso produto a ser desenvolvido, 75% deram nota superior a 8 numa escala de 0 a 10 quanto a chance de comprar algum produto desse tipo. Também numa escala de 0 a 10, 80% deram nota superior a 8 considerando essa linha de produto interessante e 75% disseram “não saber dizer ou não ter” algum produto similar a este na concorrência.
Sobre o que poderia fazer o participante mudar de marca, 50% afirmaram que o preço, 25% o sabor e 15% a qualidade. No quesito influência para experimentar nosso novo produto, 65% levam em consideração provar amostra grátis, 30% acreditam que a divulgação em TV/Rádio/Outdoor, os comentários em redes sociais/sites, as indicações de amigos e as informações expostas no produto ou perto dele, são fatores determinantes.
No espaço dedicado a receber sugestões/críticas para o nosso novo produto, 85% preferiram não opinar. Na síntese dos 15% das opiniões explicitadas, os participantes fizeram questão de frisar que esperam que o sabor seja tão agradável quanto o produto tradicional e que o preço seja acessível.
2.4 Ferramentas que compõem o modelo RAC (Resolução Alternativa de Conflitos)
Negociação
Em geral, a negociação ocorre quando as duas partes envolvidas buscam uma solução satisfatória para algum problema que surgiu em seu relacionamento. Ela não alcança seus objetivos de solucionar um conflito, uma vez que as partes focam principalmente em seus interesses pessoais e não cedem ou reduzem qualquer uma de suas intenções. Não há participação de terceiro, as próprias pessoas em conflito buscam, por elas mesmas, a resolução do problema (autocomposição). Pode haver ou não a participação de representantes (ex: advogados).
Mediação
Buscando a evolução dos conceitos da RAC e o fomento a uma cultura da paz em oposição a uma de conflitos, a mediação tem sido proposta no contexto escolar, a fim de criar cidadãos muito mais acostumados a tratar conflitos dessa forma do que buscar meios litigiosos que podem destruir relações.
Há uma “autocomposição assistida”, ou seja, são os próprios envolvidos que discutirão e comporão o conflito, mas com a presença de um terceiro imparcial, que não deve influenciar ou persuadir que as pessoas entrem em um acordo. No processo de mediação existe a preocupação de recriar vínculos entre as pessoas, estabelecer pontes de comunicação, transformar e prevenir conflitos.
Arbitragem
Pode ser considerada um processo litigioso privado. Nela as partes em conflito permitem que uma terceira parte (neutra) decida a solução para o problema existente. A decisão tomada pelo árbitro tem a força de uma sentença judicial proferida por um juiz e não admite recurso. Na arbitragem, o elemento neutro recolhe as informações de cada uma das partes, faz a analise delas e toma a decisão que deve ser respeitada, sendo muito semelhante a um tribunal.
Conciliação
É indicada quando existe uma identificação clara de qual é o problema que causa o conflito. Nesses casos, não é uma falha ou falta de comunicação que impede a solução do problema. Essa situação faz que seja necessária a intervenção de um conciliador que pode propor um acordo justo para as partes envolvidas e estabelecer as regras para que ele seja cumprido. Veja que, na conciliação, diferentemente da mediação, a terceira parte envolvida deve propor uma solução para o conflito. A conciliação é muito comum em causas trabalhistas.
CONCLUSÃO
Há dois pontos diante dos resultados da pesquisa. Um sobre o comportamento do consumidor e outro sobre o mercado. Sobre comportamento pode-se dizer que o consumidor, de modo geral, sabe da importância de consumir produtos mais saudáveis e não só está em busca desses produtos, mas de um (novo) estilo de vida. Portanto, essa nova tendência de consumo está permeada por conceitos, valores e subjetividades que influenciam a atitude do consumidor e vão muito além da simples alimentação saudável e nutritiva.
Sobre o mercado, ele deixa cada vez mais de ser nicho (porção restrita do mercado) para se tornar um importante segmento do varejo, que atualmente se encontra numa nova fase de descoberta das intenções dos consumidores em que a tendência é o crescimento da oferta, a facilidade de acesso a uma maior variedade, preços em declínio e, com isso, expansão e consolidação do mercado.
Para vencer a resistência do gerente de produção, nossa equipe escolheu a conciliação como uma das ferramentas do modelo RAC. Foi proposto ao gerente de produção que fosse destinado cerca de 1/3 da produção total para o novo produto, ficando estipulado um prazo de 12 meses para uma nova avaliação e estimativa de resultados comparados aos produtos tradicionais, assim como a respectiva lucratividade.
REFERÊNCIAS
AGÊNCIA O GLOBO. Brasil é o 5º maior mercado do setor de alimentos e bebidas saudáveis. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Como-abrir-uma-empresa/noticia/2016/08/brasil-e-o-5-maior-mercado-do-setor-de-alimentos-e-bebidas-saudaveis.html>. Acesso em: 23 de abril de 2017.
AZEVEDO, Gustavo Carrer I. Pesquisa de mercado. Disponível em: <http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/24131C962E2F9B6C0325714700683043/$File/NT00031FF6.pdf>. Acesso em: 24 de abril de 2017.
GOMES, Angela Nelly. O novo consumidor de produtos naturais: 
Consumindo conceitos muito mais do que produtos. Disponível em: <http://www2.espm.br/sites/default/files/o_novo_consumidor_de_produtos_naturais.pdf>. Acesso em: 23 de abril de 2017.
MILHASSI, Flávia. Segmento de comida saudável cresce ancorado nas mudanças de hábitos. Disponível em: <http://www.dci.com.br/comercio/-segmento-de-comida-saudavel-cresce-ancorado-nas-mudancas-de-habitos-id445658.html>. Acesso em: 23 de abril de 2017.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Hábitos dos brasileiros impactam no crescimento da obesidade e aumenta prevalência de diabetes e hipertensão. Disponível em: <http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2017/abril/17/Vigitel_17-4-17-final.pdf>. Acesso em: 23 de abril de 2017.
NIELSEN. Tendências de saudabilidade e a luta contra a balança. Disponível em: <http://www.nielsen.com/br/pt/insights/news/2012/tendencias-de-saudabilidade-e-a-luta-contra-a-balanca.html>. Acesso em: 23 de abril de 2017.
SAITO, Naira. Um terço dos brasileiros acha difícil evitar consumir alimentos com muito sal. Disponível em: <http://brasil.mintel.com/imprensa/alimentos-e-bebidas/um-terco-dos-brasileiros-acha-dificil-evitar-consumir-alimentos-com-muito-sal>. Acesso em: 23 de abril de 2017.
SEBRAE NACIONAL. Segmento de alimentação saudável apresenta oportunidades de negócio. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/segmento-de-alimentacao-saudavel-apresenta-oportunidades-de-negocio,f48da82a39bbe410VgnVCM1000003b74010aRCRD>.Acesso em: 23 de abril de 2017.
SICHIERI, Rosely. Consumo alimentar no Brasil e o desafio da alimentação saudável. Disponível em: <http://www.medplan.com.br/artigos/consumo-alimentar-no-brasil-e-o-desafio-da-alimentacao-saudavel,39344>. Acesso em: 23 de abril de 2017.
APÊNDICES
APÊNDICE A
Questionário para a pesquisa de mercado (pré-teste)
1- Qual é o seu sexo?
( ) Feminino 		( ) Masculino
2- Qual a sua idade?
( ) Menor de 18 anos	( ) De 40 a 49 anos
( ) De 19 a 29 anos 	( ) De 50 a 59 anos
( ) De 30 a 39 anos	( ) Acima de 60 anos
3- Qual seu estado civil?
( ) Solteiro(a) 			( ) Divorciado(a)
( ) Casado(a)/União estável 	( ) Viúvo(a)
4- Qual é o seu grau de ensino?
( ) Sem escolaridade			( ) Ensino médio completo
( ) Ensino fundamental incompleto 	( ) Ensino superior incompleto
( ) Ensino fundamental completo 	( ) Ensino superior completo
( ) Ensino médio incompleto		( ) Pós-graduação
5- A qual classe social você pertence?
( ) A		( ) D
( ) B		( ) E
( ) C
6- Tem alguma doença crônica, hereditária ou tem tendência a ter?
( ) Diabetes			( ) Intolerância a lactose/glúten
( ) Hipertensão 		( ) Nenhuma
( ) Colesterol elevado 	( ) Não sei dizer
7- Você tem o hábito de comprar produtos mais saudáveis (com menos sódio, açúcar, gordura)?
( ) Sim, vários 		( ) Não, nenhum
( ) Sim, alguns 		( ) Não sei dizer
( ) Sim, um
8- Você tem o hábito de consumir biscoitos tipo salgadinhos, batata frita, etc?
( ) Sim, com muita frequência
( ) Sim, às vezes
( ) Sim, raramente
( ) Não, mas já consumi
( ) Não, nunca
9- Qual seria sua a principal motivação para consumir um produto mais natural e saudável?
( ) Atributos físicos (Sabor, textura, tamanho)
( ) Preço acessível
( ) Benefícios à saúde (Controle de peso; Níveis de açúcar, sódio, gordura)
( ) Qualidade do produto (Sem agrotóxicos; Ingredientes especiais)
( ) Conhecimento da marca/empresa
( ) Não pretendo consumir produto mais saudável
10- A empresa Ômega Produtos Alimentícios S/A está fazendo uma pesquisa para o desenvolvimento e lançamento de uma linha de salgadinhos “natureba” com farinha integral, menos sódio e gordura saturada, zero colesterol, além de mais proteínas, vitaminas e minerais. Em uma escala de 0 a 10, em que 0 significa com certeza NÃO e 10 significa com certeza SIM, qual a chance de você comprar algum produto desse tipo?
Com certeza NÃO 						 Com certeza SIM
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
11- Em uma escala de 0 a 10, em que 1 é nada interessante e 10 é muito interessante, o quanto você achou esse produto interessante?
NADA interessante						 MUITO interessante
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
12- Você conhece algum produto similar a este na concorrência?
( ) Sim, vários	( ) Não, nenhum
( ) Sim, alguns 	( ) Não sei dizer
( ) Sim, um
13- Se você consome ou consumisse um produto desse tipo da marca concorrente, o que poderia fazer você mudar de marca?
( ) Preço		( ) Disponibilidade em mais lojas
( ) Qualidade 	( ) Sempre experimento outras marcas
( ) Sabor 		( ) Não conheço o produto da concorrência
( ) Embalagem 	( ) Não tenho interesse em consumir este produto
APÊNDICE B
Questionário para a pesquisa de mercado (final)
1- Qual é o seu sexo?
( ) Feminino 		( ) Masculino
2- Qual a sua idade?
( ) Menor de 18 anos	( ) De 40 a 59 anos
( ) De 19 a 29 anos 	( ) Acima de 60 anos
( ) De 30 a 39 anos 
3- Qual seu estado civil?
( ) Solteiro(a) 			( ) Divorciado(a)
( ) Casado(a)/União estável 	( ) Viúvo(a)
4- Qual é o seu grau de ensino?
( ) Sem escolaridade			( ) Ensino médio completo
( ) Ensino fundamental incompleto 	( ) Ensino superior incompleto
( ) Ensino fundamental completo 	( ) Ensino superior completo
( ) Ensino médio incompleto		( ) Pós-graduação
5- Qual é a renda familiar mensal da sua residência? (Por favor, considere a soma dos rendimentos de todos os moradores).
( ) Até 2 salários mínimos (Até R$ 1.874,00)
( ) De 2 a 4 salários mínimos (R$ 1.874,01 a R$ 3.748,00)
( ) De 4 a 10 salários mínimos (R$ 3.748,01 a R$ 9.370,00)
( ) De 10 a 20 salários mínimos (R$ 9.370,01 a R$ 18.740,00)
( ) Acima de 20 salários mínimos (R$ 18.740,01 ou mais)
6- Como você define o seu estilo de vida?
( ) Sedentário, não pratico atividade física
( ) Pratico atividade física 1 vez por semana
( ) Pratico atividade física de 2 a 3 vezes por semana
( ) Pratico atividade física de 4 a 6 vezes por semana
( ) Pratico atividade física todos os dias da semana
( ) Atleta/Esportista profissional
7- Tem algum problema de saúde, alergia ou tem tendência a ter?
( ) Diabetes			( ) Intolerância a lactose/glúten
( ) Pressão alta 		( ) Nenhuma
( ) Colesterol elevado 	( ) Não sei dizer
8- Você tem o hábito de comprar produtos mais saudáveis (com menos sal, açúcar, gordura)?
( ) Sim, vários 		( ) Não, nenhum
( ) Sim, alguns 		( ) Não sei dizer
( ) Sim, um
9- Você tem o hábito de consumir biscoitos tipo salgadinhos, batata frita, etc?
( ) Sim, com muita frequência	( ) Não, mas já consumi
( ) Sim, às vezes			( ) Não, nunca
( ) Sim, raramente
10- Qual seria sua a principal motivação para consumir um produto mais natural e saudável?
( ) Atributos físicos (Sabor, aroma, textura, tamanho)
( ) Preço acessível
( ) Benefícios à saúde (Controle de peso; Níveis de açúcar, sal, gordura)
( ) Qualidade do produto (Sem agrotóxicos; Ingredientes especiais)
( ) Conhecimento da marca/empresa
( ) Não pretendo consumir produto mais saudável
11- A empresa Ômega Produtos Alimentícios S/A está fazendo uma pesquisa para o desenvolvimento e lançamento de uma linha de salgadinhos “natureba” com farinha integral, menos sódio e gordura saturada, zero colesterol, além de mais proteínas, vitaminas e minerais. Em uma escala de 0 a 10, em que 0 significa com certeza NÃO e 10 significa com certeza SIM, qual a chance de você comprar algum produto desse tipo?
Com certeza NÃO 						 Com certeza SIM
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
12- Em uma escala de 0 a 10, em que 1 é nada interessante e 10 é muito interessante, o quanto você achou essa linha de produto interessante?
NADA interessante						 MUITO interessante
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
13- Você conhece algum produto similar a este na concorrência?
( ) Sim, vários	( ) Não, nenhum
( ) Sim, alguns 	( ) Não sei dizer
( ) Sim, um
14- Se você consome ou consumisse um produto desse tipo da marca concorrente, o que poderia fazer você mudar de marca?
( ) Preço		( ) Disponibilidade em mais lojas
( ) Qualidade 	( ) Sempre experimento outras marcas
( ) Sabor 		( ) Não conheço o produto da concorrência
( ) Embalagem 	( ) Não tenho interesse em consumir este produto
15- O que te influenciaria a experimentar nosso novo produto?
( ) Provar amostra grátis	( ) Divulgação em TV/Rádio/Outdoor 
( ) Brinde(s)		 	( ) Comentários em redes sociais/sites
( ) Indicação de amigos	( ) Informações expostas no produto ou perto dele
( ) Embalagem 		( ) Não sei dizer / Não tenho interesse no produto
16- Você gostaria de fazer alguma sugestão ou crítica para o nosso novo produto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

Continue navegando