Buscar

Alimentação Saudável e Suas Tendências

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
2 DESENVOLVIMENTO	5
2.1 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUAS TENDÊNCIAS ..........................................4
2.2 FATORES INFLUENCIADORES NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR ...........................................................................................................5
2.3 RESULTADO DO QUESTIONÁRIO .....................................................................7
2.4 RESOLUÇÃO DO CONFLITO ..............................................................................8
3 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO	9
3.1 QUESTIONÁRIO	9
4 CONCLUSÃO	10
REFERÊNCIAS	11
��
INTRODUÇÃO
A importância do setor de produtos naturais como mercado consumidor tem origem no movimento mundial da sociedade atual em busca e pretensão por maior e melhor qualidade de vida. Essa tendência do consumo de produtos naturais e saudáveis criou inicialmente nichos de mercado, instalando-se principalmente nos centros urbanos. Agora ganha uma nova dimensão, tem seu lugar nas grandes cadeias de supermercado ou pontos de venda do grande mercado consumidor, passando a ser visto como mais um segmento importante do varejo.
Na produção textual a seguir, apresenta-se uma pesquisa que tem como o seu alvo a empresa Ômega Produtos Alimentícios S/A e o lançamento de produtos naturais no mercado. A empresa possui mais de 20 anos no segmento alimentício e sofreu com uma grande concorrência nos últimos anos, perdendo espaço no mercado. Para solucionar esse problema, a empresa busca investir em novos produtos para impulsionar suas vendas e através de uma inicial pesquisa descobriu-se que os consumidores estão ávidos por produtos naturais que sejam saudáveis e práticos para o seu dia a dia.
Ao lançar novos produtos no mercado que atinjam às expectativas, necessidades e desejos dos clientes é necessário buscar informações sobre o mercado em que irá atuar para melhor conhecê-lo e pesquisar sobre os fatores influenciadores na decisão de compra do consumidor, levantando dados que irão auxiliar a atingir o objetivo relacionado ao marketing dos produtos e estratégias empresariais. Iremos compreender quais as razões que levam à tomada de decisão dos consumidores e utilizá-las a favor da empresa Ômega, no lançamento de alimentos naturais no mercado.
Da mesma forma com que os fatores externos à empresa são de suma importância ao desenvolver um novo negócio, os fatores internos também influenciam e são fundamentais nessa decisão. O clima interno entre colaboradores requer que haja aceitação e colaboração de todas as partes envolvidas, aumentando as chances de sucesso no momento em que todos medem seus esforços para a mesma direção. Assim iremos propor a solução para o conflito existente entre a ideia inovadora da empresa e a resistência do gerente de produção para fabricar um novo produto.
DESENVOLVIMENTO
Alimentação saudável e suas tendências. 
A alimentação saudável impulsiona o mercado e tem sido o setor de forte interesse pelos novos empreendedores. A demanda do consumo de alimentos naturais na busca por um estilo de vida saudável vem aumentando e investir nas opções sem glúten vem sendo tendência no mercado, o que ocasiona oportunidades de lucro para quem quer investir em um novo negócio. 
Segundo Karan (2003), a década de 1970 representou um marco nesse contexto, pois a partir daí são cada vez mais frequentes e visíveis as consequências danosas do modelo alimentar que a sociedade vinha apresentando e de seu processo de produção para a vida humana e do ambiente, o que alavancou a busca por um tipo de alimentação saudável, produzida sem insumos químicos. Nesse cenário é que se inicia a busca por alimentos naturais e orgânicos, considerados “limpos e saudáveis”. Assim, quando o dilema ambiental ganhou uma dimensão universal na virada do século XX e a qualidade de vida passou a ser praticamente assunto de saúde pública, consumir produtos naturais passou a ser visto como uma questão moderna, símbolo de uma nova era no mundo do consumo. 
Esse cenário fez-se presente pela expansão de problemas alimentares, principalmente em crianças, com níveis alarmantes de obesidade, que ao longo dos anos pode provocar o surgimento de problemas de saúde como diabetes e problemas cardíacos, por consequência dos maus hábitos alimentares. O cuidado e a preocupação com a saúde está ganhando espaço na vida das pessoas, ao ver os danos que a má alimentação causa, com isso a sociedade está em busca de longevidade, qualidade de vida, saúde e bem estar. Assim, como consumidores, buscam produtos para uma alimentação saudável, rápidos, práticos e com preços acessíveis.
Atualmente, vem crescendo o número de pessoas que passam a se preocupar com a saúde, abrindo espaço para um mercado promissor. Mais da metade dos estabelecimentos no país já encontram-se atendendo a essa demanda, sendo identificado por pesquisas como uma forte tendência para os próximos anos.
Em consequência dessa crescente demanda, as empresas e suas indústrias reagiram, investindo em produtos sem lactose, pães, bolos, massas e bolachas sem glúten, doces com menor teor de açúcar, frutas, verduras e legumes livres de agrotóxicos e produtos com menos sódio e gordura. O setor dos restaurantes e padarias também estão adotando o mercado de alimentação saudável.
Os consumidores em grande escala criaram hábitos alimentares rápidos e práticos, que resultou em uma população obesa, com graves doenças relacionadas a essa maneira de se alimentar. A par dessas consequências, hoje, a sociedade está tentando retornar ao consumo mais natural e saudável na busca pela maior qualidade de vida.
Para complementar, segundo Luciana Nerva, chef de cozinha especializada em alimentação saudável:
Hoje o brasileiro, mesmo não querendo fugir do típico arroz com feijão, já insere em sua alimentação mais frutas e saladas. Essa mudança de hábito fez com que o mercado de bares, restaurantes, lanchonetes e padarias adaptasse suas refeições para esse novo perfil.
O principal fator que acelera o crescimento do setor é aumento da expectativa de vida pelo consumidor brasileiro, com um comportamento de se preocupar mais com a saúde e adotar hábitos que os levem a adquirir uma alimentação saudável.
Segundo Karyna Muniz Ramalho, consultora do Sebrae:
É mais que uma tendência, é uma necessidade de saúde pública. O consumo de fast food pela praticidade na alimentação acarretou em uma população infantil obesa. A temática passa a ser uma tendência e necessidade, principalmente para crianças e idosos.
FATORES INFLUENCIADORES NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR.
Em uma análise dos diversos fatores que influenciam a compra do consumidor através do seu comportamento, podemos captar as possíveis ameaças e oportunidades para o negócio dos produtos, assim como detectar o que possivelmente levará a satisfação ou insatisfação dos clientes. A partir do momento em que a empresa conhece o comportamento do consumidor passa a ter maiores chances de sucesso na formação do produto, alcançando vantagens competitivas frente aos concorrentes e atendendo as necessidades dos seus clientes.
O processo de compra do consumidor é a resposta a um problema, composto por quatro etapas, reconhecimento do problema, busca de informações, avaliação de alternativas e a escolha do produto. Diante desse processo são muitos os fatores que influenciam a tomada de decisão e o comportamento do consumidor, assim como personalidade, estilo de vida, experiências passadas, fontes externas, opiniões de terceiros, religiosas ou tecnológicas, cultura e subculturas, motivação, valores, entres outros. 
Conhecer o comportamento do consumidor não se trata de uma tarefa simples, por ser composto por diversas variáveis e ser utilizado para diferenciadas áreas, contudo é possível obter uma síntese com os fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Valendo-se de suas variáveis para fidelizar os clientes, motivando e encantando-os, buscando a satisfação para
os mesmos e lucratividade para a empresa. Fatores sociais, culturais, pessoais e psicológicos são os influenciadores desse comportamento.
Sobre o fator social, destacamos grupos de referência, família, papéis e posições sociais. Os grupos de referência são também chamados de grupos formadores de opinião, influenciando os sentimentos e pensamentos, compostos pela família, amigos, vizinhos, religiões e profissionais de classe. A família na maioria dos casos é a variável mais determinante na tomada de decisão, uma vez que tem importante interação entres os indivíduos. Uma família que possui o hábito de ter uma alimentação saudável ou que tenha histórico de problemas de saúde por exemplo, tende a influenciar os membros da família no cuidado alimentar. Já os papéis e posições sociais estão relacionados com grupos sociais que as pessoas participam, levando o consumidor a escolher produtos que referenciem o seu status na sociedade.
O fator cultural inclui variáveis como cultura, subcultura e classes sociais. Os valores culturais são intensos, interferindo nos hábitos de consumo, logo requer atenção da empresa Ômega em buscar entendimento das várias culturas das sociedades, o que ajudará a prever a satisfação dos seus produtos pelo consumidor, além de atingir sucesso ao agradar os valores culturais de cada grupo.
Sobre o fator pessoal, variáveis como estilo de vida, a idade e o estágio do ciclo de vida do consumidor, vão mudando suas necessidades, desejos e opiniões ao longo dos anos e a empresa precisa estar atenta que a fase da vida em que se encontra o consumidor influência a tomada de decisão. A ocupação também diz muito sobre o consumidor. Secretárias que trabalham por horas sentadas costumam ter hábitos menos saudáveis por exemplo, isso leva a empresa a produzir produtos saudáveis e práticos para trabalhadores que não possuem tempo livre e buscam praticidade no seu dia-a-dia para obter uma alimentação saudável. As condições econômicas estão diretamente ligadas as escolhas de compra do consumidor que são influenciados pela sua renda. Os consumidores também tendem a escolher produtos que combinem com a sua personalidade.
Os fatores psicológicos também são influenciadores, incluindo motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes. A motivação leva o consumidor a satisfazer suas necessidades, é um desejo intrínseco que intensifica os objetivos do ser humano, a percepção é uma compreensão dos estímulos internos ou externos à necessidade do consumidor. A aprendizagem influência na decisão de acordo com as experiências vividas pelo consumidor e as crenças e atitudes estão ligadas ao que o consumidor julga certo, podendo levar a uma escolha negativa ou positiva.
Para compreender melhor as decisões dos consumidores, foi realizado um questionário de pesquisa de mercado, aplicado como pré-teste em dez pessoas para auxiliar a empresa Ômega no desenvolvimento de um novo produto natural, através dele pode-se analisar que as preocupações do consumidor com relação a alimentos e saúde são características fortes de uma sociedade industrial moderna.
RESULTADO DO QUESTINÁRIO.
Dos respondentes do questionário, muitos dizem optar e ter preferência em comer verduras, frutas e legumes no seu dia-a-dia, porém esse tipo de comida requer preparo e em sua maioria os trabalhadores não possuem essa disponibilidade. Nesse contexto, descobrimos que alimentos como os fast food’s por ser característico prático e rápido costumam ser uma das principais opções dos consumidores, portanto investir em porções de saladas e fast food’s mais saudáveis, contendo menos condimentos e mais legumes e verduras, são opções que contentariam um grande número de consumidores que procuram para o seu dia-a-dia lanches rápidos e saudáveis.
Os consumidores estão dispostos a pagar valores mais altos por produtos saudáveis, frescos, orgânicos e funcionais, procurando ingerir o mínimo de alimentos industrializados, pois estão cada vez mais alertas do mal que os mesmos trazem à saúde e também para cuidar dos problemas de saúde presentes na vida dessas pessoas. Os consumidores esperam muito das empresas do ramo alimentício, para que as indústrias e fabricantes contribuam para mudar seus hábitos alimentares, fornecendo produtos saudáveis e com a mesma praticidade que os produtos industrializados trazem para o dia a dia dos trabalhadores. 
RESOLUÇÃO DO CONFLITO.
Considerando que o homem é um ser conflitivo por natureza, nas relações interpessoais é normal a existência de conflitos. Com o intuito de ajudar a resolver tais conflitos, temos ao nosso dispor o modelo RAC (Resolução Alternativa de Conflitos), que tem como objetivo guiar as pessoas ou grupos para que estes cheguem a um consenso entre as partes, seja ele por autocomposição ou heterocomposição. A autocomposição tem como principal vantagem a celeridade processual, tendo em vista que as próprias partes procuram uma solução, nesta técnica a forma utilizada é a negociação. Por sua vez, a heterocomposição é a técnica pela qual as partes escolhem um intermediário para mediar, conciliar ou julgar, nesta técnica as formas utilizadas são a mediação, a conciliação e a arbitragem.
Segundo David Berley (The Positive Negotiation Program – 1984), Negociação é um processo, em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançarem um acordo. Concordamos com essa definição, uma vez que a negociação se apresenta como a forma mais eficiente de chegar a um consenso, pois tem como intuito a otimização de interesses mútuos. Acreditamos que é ideal tratar o conflito dessa forma, ao contrário de buscar meios litigiosos que podem destruir relações entre colaboradores da empresa. 
Tendo em vista a resolução do conflito deixando ambas as partes satisfeitas, visto que uma negociação bem-sucedida só acontece com a ideia do ganha-ganha, opta-se por essa forma para resolução do conflito.
3. ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO
3.1 QUESTIONÁRIO
 
Você prefere comer verduras e legumes frente a carboidratos e alimentos com alto teor de sódio?
 ( ) Sim ( ) Não
Você costuma trocar as suas refeições, almoço, jantar ou café da tarde, por lanches e/ou refeições rápidas, tais como pizzas, hambúrguer ou cachorro quente?
 ( ) Sim, na maioria das vezes ( ) Sim, mas poucas vezes ( ) Não
Existem locais que vendem lanches e/ou refeições rápidas, como por exemplo pizzas, hambúrguer ou cachorro quente próximos à sua residência?
 ( ) Sim, mas são poucos ( ) Sim, vários ( ) Não
Você espera/gostaria que ao invés de ter vários locais próximos a sua casa que vendem lanches, passassem a vender refeições rápidas saudáveis, como saladas e sanduíches naturais?
 ( ) Gostaria ( ) Não gostaria 
Você possui uma alimentação saudável?
 ( ) Sim ( ) Não
Se sua resposta na pergunta anterior foi “não”, qual o motivo?
 ( ) Falta de tempo ( ) Falta de interesse
Se a sua resposta na pergunta 5 foi “sim”, o que o leva a aderir hábitos alimentares saudáveis e/ou pagar valores mais altos por eles?
 ( ) Cuidado com a saúde ( ) Aparência física 
 ( ) Problemas funcionais ou de saúde
CONCLUSÃO
Assim, com a pesquisa realizada, pudemos perceber o grande déficit no oferecimento de alimentos saudáveis no mercado atual, e a grande taxa de obesidade, principalmente entre as gerações mais jovens, fato esse que tem se modificado nos últimos anos e crescido atualmente pela busca de uma alimentação saudável. Observamos também, a importância de um mercado bem estruturado e capaz de suprir as necessidades da população exigente e cada vez mais consciente, buscando uma alimentação sustentável e saudável, tendo em vista um melhor estilo de vida.
Ficou clara a necessidade de mais locais saudáveis e mais produtos
livres de agrotóxicos e conservantes, bem como estratégias de marketing mais eficientes principalmente para com a população mais jovem que ainda assim resistem em manter uma alimentação desregrada, tendo como exemplo, a facilidade e comodidade dos fast foods em comparação a uma alimentação balanceada e mais apropriada. Sendo assim, deve ser incentivada a cultura de uma alimentação com melhores recursos para se fazer mais presente na vida das pessoas e para que não seja tão constante a procura por alimentos industrializados.
.
REFERÊNCIAS
KARAN, Karen Follador. O consumo de alimentos saudáveis: a experiência da Associação de Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná – ACOPA. Disponível em: <http://www. planetaorganico.com.br/TrabKaren2.htm>. Acesso em: 25 abril. 2017.
MENEZES, Valdelício. Comportamento do consumidor: fatores que influenciam o comportamento de compra e suas variáveis. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/comportamento-do-consumidor-fatores-que-influenciam-o-comportamento-de-compra-e-suas-variaveis/47932/>. Acesso em: 22 abril. 2017.
______. Planejamento e inteligência de marketing. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016.
FOODMAGAZINE. Alimentação saudável. Disponível em: <http://www.foodmagazine.com.br/food-service-noticia-fique-por-dentro/alimentacao-saudavel>. Acesso em: 29 abril. 2017.
JULIO, Rennan. 5 tendências do segmento de alimentação em 2017. Disponível em: <http://revistapegn.globo.com/Feira-do-Empreendedor-SP/noticia/2017/01/5-tendencias-do-segmento-de-alimentacao-em-2017.html>. Acesso em: 29 abril. 2017.
MUNDOMARKETING. Bem-estar: tendências do mercado de alimentação saudável. Disponível em: <https://www.mundodomarketing.com.br/inteligencia/estudos/382/bem-estar-tendencias-do-mercado-de-alimentacao-saudavel.html>. Acesso em: 14 abril. 2017.
______. Estratégia empresarial e negociação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016.
AEDB. O processo de negociação, sua estrutura e importância no contexto atual. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos05/299_ARTIGO%20NEGOCIACAO.pdf>. Acesso em: 29 abril. 2017.
PESQUISA PARA LANÇAMENTO DE NOVO PRODUTO
Alimentação saudável e suas tendências

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais