Buscar

Trabalho Seminários

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Seminários Integrados em Ciências Contábeis
Charles Washington Costa de Assis
PORTFÓLIO 
Raquel Fortaleza Dias Negreiros
Matrícula nº 201308246854
Fortaleza
Novembro/2017
	Definição da Disciplina de Seminários Integrados em Ciências Contábeis
	A disciplina tem como objetivo mostrar e desmitificar (SINAES e ENADE), unir todo o conteúdo específico já ministrado aos alunos do 1° ao 6° semestre, já que é uma disciplina ministrada no 7° semestre, permitindo assim ao aluno autoavaliar os fatores melhorados e potencializados no curso de Ciências Contábeis, ampliando sua autonomia e suas possibilidades na vida acadêmica, bem como a profissional.
	Sobre a Disciplina de Seminários Integrados em Ciências Contábeis
	A disciplina tem como objetivo fazer com que o aluno revise todo o assunto já estudado desde o início do curso, bem como desenvolver a capacidade de avaliar as habilidades, já que é algo necessário na vida profissional. 
	Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
	É um órgão que tem o objetivo de avaliar as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. A metodologia de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O SINAES agrupa informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas serão utilizadas para orientação também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, já que torna-se uma referência quanto às condições de cursos e instituições.
	Integração Curricular
	A estrutura do curso tem como expectativa habilitar seus alunos a:
1. Fazer o registro e controle do patrimônio, suas mutações e os resultados das entidades;
2.Ter compreensão técnico-científica, analítica e quantitativa da Contabilidade, suas relações econômicas, sociais e financeiras;
3. Planejar, implantar e manter os sistemas contábeis/gerenciais; 
4. Efetivar a evidenciação adequada de informações contábeis/gerenciais;
5. Exercer o controle, análise e projeção de custos de atividades, produtos e serviços;
6. Proceder a Auditoria e Perícia em organizações, atividades e processos;
7. Ter capacidade para efetuar arbitragens;
8. Subsidiar e agregar valor ao processo decisório e a excelência das organizações;
9. Cumprir as diretrizes, normas institucionais e legais;
10. Agir com base técnica, no senso autocrítico, na ética e com responsabilidade social;
11. Agregar valor às equipes de trabalho multifuncionais;
12. Interpretar, criticar, sintetizar e expressar com lógica, bom senso e propriedade conceitual.
Apresentações dos Seminários
	A Data em que a equipe 11 apresentou o trabalho foi no dia 09/11/20177, a equipe estava composta pelos respectivos alunos: Amanda Moreira, Arnaliane Melo, Crisliane Morais, Raquel Fortaleza, Tony Silva e Valdemmar Pedro. Não houve mediação no dia, da nossa apresentação, pois o tempo estava estourado, devido várias equipes terem apresentado seus trabalhos. 
	Nossa equipe abordou as principais alterações da reforma trabalhista (como era e como ficou), com o foco para os seguintes pontos: férias, descanso, terceirização, gestantes (e lactantes), rescisão contratual, justa causa, acordo (demissional), remuneração, banco de horas, contribuição sindical, negociação, jornada de trabalho. Ao longo da elaboração deste trabalho, foram indicadas as dimensões em que se pautou a trajetória deste estudo, sendo verificada e evidenciada a tendência da reforma trabalhista, como um processo histórico marcado pelo capital e trabalho, que foram determinadas pela ordem econômica dominante e repercute nacionalmente. 
	Concluí que a reforma trabalhista resultará na prática, uma drástica redução de direitos e no desmantelamento do sistema de relações de trabalho que vigorou no país desde a criação da Consolidação das Leis do Trabalho, em 1943. Mais ainda, representará uma recessão da proteção ao trabalhador, o que deve piorar as condições de vida e trabalho.
Considerações Finais 
	A disciplina tem como ponto mais importante, a capacidade do aluno, de fazermos uma análise crítica da graduação, verificando suas habilidades desde o primeiro período do curso. Ponto positivo a capacidade do aluno se familiarizar com a produção de projetos de pesquisa, relatórios e organização científica, já como ponto negativo que ter apenas um semestre para se fazer uma análise de toda uma graduação. Por fim, é que as pesquisas desenvolvidas no Seminário Integrado se tornarão atividades úteis ao aprendizado dos estudantes e, em consequência, úteis na vida profissional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando