Buscar

BDQ SAVA2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201709672972)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Desde a Revolução de Avis, se procurou chegar a uma codificação geral das leis do Reino de Portugal, buscando o ordenamento jurídico e tendo no Direito Romano o seu referencial, se ocupando o direito canônico das matérias de cunho espiritual. Assim, pode-se dizer que governo Luso, juridicamente, se fundamentava em:
		
	 
	Ordenações;
	
	Glosas;
	
	Alvarás;
	
	Jurisprudência;
	
	Codificações;
	
	
	2a Questão (Ref.:201709672677)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com da decretação do Bloqueio Continental europeu por Napoleão Bonaparte, a pressão francesa sobre Portugal, tradicional aliado da Inglaterra, para que aderisse ao Bloqueio, acabou por levar o Regente D. João a se transferir para o Brasil com a Família Real, o que representou, na verdade, a transferência do comando do Império Português de Lisboa para o Rio de Janeiro. A partir da decretação da abertura das alfândegas brasileiras ao comércio das nações amigas, na prática, o chamado Pacto Colonial (conceito desenvolvido pelo historiador Fernando Novais), que marcava as relações entre Portugal e o Brasil, deixou de existir. Assinale a opção que melhor caracterizaria as relações entre Portugal e Brasil na lógica do Pacto Colonial:
		
	
	A Colônia poderia comercializar com qualquer país, desde que destinasse parte do lucro desse comércio à Portugal.
	
	A Colônia poderia comercializar apenas com Portugal, o qual detinha o controle sobre a produção, mas não detinha controle sobre a política da Colônia.
	
	A Colônia poderia comercializar com todos os países da Europa, desde que destinasse parte do lucro desse comércio à Portugal.
	 
	A Colônia deveria comercializar exclusivamente com Portugal, o qual detinha o controle sobre a produção e a política da Colônia.
	
	A Colônia deveria comercializar, preferencialmente com Portugal, o qual não detinha o controle sobre a produção e a política da Colônia.
	
	
	3a Questão (Ref.:201709672846)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Conforme a sua origem histórica e a sua operação interna, os diversos direitos nacionais modernos podem ser divididos em grandes famílias ou sistemas. Todos os sistemas jurídicos seguem uma tradição, que reforça suas características no decorrer do tempo. O Brasil, aderindo a linha jurídica portuguesa, está mais fortemente filiado à tradição:
		
	
	da common law, ramo hoje seguido por vários países, inclusive os Estados Unidos;
	
	do direito canônico, dada a imensa influência que a Igreja sempre possuiu em terras luso-brasileiras;
	
	do direito inglês, em razão da influência britânica em terras luso-brasileiras no decorrer do Século XIX;
	 
	romano-germânica em razão não apenas das influências romanas, mas também em razão das influências de povos bárbaros germânicos, que povoaram a Península Ibérica a partir do Século V;
	
	do direito autóctone indígena, o originário direito produzido em terras brasileiras;
	
	
	4a Questão (Ref.:201709673235)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	¿As embarcações brasileiras encontradas em qualquer parte, e as estrangeiras encontradas nos portos, enseadas, ancoradouros, ou mares territoriaes do Brasil, tendo a seu bordo escravos, cuja importação he prohibida pela Lei de sete de Novembro de mil oitocentos trinta e hum, ou havendo-os desembarcado, serão apprehendidas pelas Autoridades, ou pelos Navios de guerra brasileiros, e consideradas importadoras de escravos. Aquellas que não tiverem escravos a bordo, nem os houverem proximamente desembarcado, porêm que se encontrarem com os signaes de se empregarem no trafico de escravos, serão igualmente apprehendidas, e consideradas em tentativa de importação de escravos.¿ (Lei 851, de 4 de setembro de 1850). A disposição legal está inserida em uma das várias legislações brasileiras que contra a escravidão. Das alternativas abaixo, qual continha essa disposição.
		
	
	b) Lei dos Sexagenários.
	 
	e) Lei Eusébio de Queirós.
	
	d) Lei de Abertura do Portos às nações amigas.
	
	c) Lei do Ventre Livre.
	
	a) Lei Áurea.
	
	
	5a Questão (Ref.:201709673266)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre sistema jurídico da common law e da civil law, pode-se dizer:
		
	
	Graças a hegemonia norte-americana, hoje o Brasil adota o sistema jurídico da common law.
	
	O Brasil adota o sistema jurídico da common law.
	 
	O sistema jurídico da civil law é uma herança romano-germânica.
	
	Dada a influência da Inglaterra na história do Brasil, o sistema jurídico aqui adotado foi o da common law.
	
	O sistema da civil law, adotado no Brasil, é o sistema jurídico que se forma a partir dos precedentes dos tribunais.

Continue navegando