Buscar

TESTE 1 AULA 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE DE CENÁRIOS E RISCOS - TESTE 1 AULA 7
Uma metodologia aplicada para revelar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Este é o conceito do:
R: Método SWOT.
Diante de um grande evento esportivo que ocorrerá na sua cidade, você usa a metodologia SWOT para revelar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Com base na metodologia, é correto afirmar que:
R: A inexistência de armamento não letal, em sua instituição, é um ponto fraco.
A árvore de eventos tem como objetivo ser um instrumento de ajuda na hora de julgar os perigos, suas consequências e probabilidades conforme os quadros abaixo. Desta forma, podemos afirmar, em relação às consequências que:
R: A morte de uma pessoa seria uma consequência considerada catastrófica.
O Policial Federal Fulano irá administrar um evento musical. Ele pensa que deve usar uma metodologia voltada para quantificar a magnitude dos riscos e priorizar a sua eliminação ou correção. Em relação a quantificação do que pode acontecer, atribuindo valoração à probabilidade de uma ocorrência, Fulano deveria usar:
R: Métodos quantitativos de avaliação de riscos.
"O Sindicato dos Metalúrgicos de Açailândia e Região (STIMA) informa esta foi a quarta morte ocorrida em siderúrgicas maranhenses desde 2010. Numa avaliação preliminar, baseada em conversas com funcionários da Ferroeste, Jarlis Adelino, o presidente da entidade, acredita que o falecimento de Kennys Silva possa ser creditado a 'uma fatalidade'. Em relação aos outros três óbitos, no entanto, ele vê a influência de falhas de segurança e problemas na organização do ambiente de trabalho. São casos que remetem, de acordo com o representante sindical, a um funcionário esmagado, a outro que foi atropelado por um caminhão, e ainda um terceiro que caiu de um telhado".
Diante do exposto no trecho de reportagem acima aponte qual das opções não representa um passo para se traçar uma árvore de eventos:
R: Dissociar os elementos do sistema que levam a condução de um acidente.
Quando nos utilizamos da análise SWOT, buscamos uma metodologia aplicada que possa revelar determinados pontos sobre os objetivos que se quer alcançar, como por exemplo, a segurança de um grande evento. Podemos afirmar que pontos fortes e oportunidades devem ser analisados, respectivamente, por um ótica:
R: Interna e Externa.
Tendo em vista os jogos da Copa do Mundo, que ocorrerão em várias cidades brasileiras, pode-se afirmar que:
R: A análise SWOT é uma ferramenta que pode dar boa sustentabilidade as proposições deste caso.
O GM Fulano está planejando a segurança de um evento ciclístico que ocorrerá em sua cidade. Ele pensa que seria importante levantar os pontos fortes e fracos que poderão se apresentar para a realização da competição esportiva. Uma metodologia adequada para o que ele pretende seria a:
R: Análise SWOT.

Outros materiais