Buscar

PORTIFÓLIO 2º CICLO GESTÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTIFÓLIO 2° CICLO - GESTÃO FINANCEIRA E TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR. Gestão Financeira e Trabalho Pedagógico na Educação Escolar e Não-esc
A Educação do Brasil ao longo da História favoreceu a criação e formação de colegiados participativos de fato, como o Conselho do FUNDEB?
Resposta: Sim, mas apesar de grande avanço com o Conselho FUNDEF e FUNDEB, que acompanham a transparência da repartição dos recursos, vimos que é preciso treinar professores e melhorar seus salários em função de desempenho. A administração pública deve usar melhor os recursos disponíveis, privilegiando as regiões mais pobres e dando apoio aos estados e municípios.
O que os Conselheiros entrevistados neste artigo entendem por democracia?
Resposta: Eles descrevem democracia como um ato praticado por grupos, que irá influenciar na vida de cada um, aparada no princípio da soberania popular, dessa forma, democracia e participação são conceitos entrelaçados.
O que significa ser membro participante do Conselho do FUNDEB, para esses membros entrevistados?
Resposta: Significa ter responsabilidade, autonomia, envolvimento, compromisso, olhar coletivo e engajamento. Eles consideram que esses valores são necessários para um processo verdadeiramente democrático.
Que tipo de práticas exercem nesse conselho e o que pensam sobre elas?
Resposta: Os membros têm a responsabilidade de acompanhar a aplicação do Recurso do FUNDEB, estar junto à sociedade e aos dirigentes dos municípios. Pensam que devido a muita burocracia eles deveriam ter um técnico especializado, para orientação.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
LIMA, Ubirajara Couto. As práticas de participação institucionalizadas e sua relação com a cultura política: Um estudo sobre o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB. 2009.

Outros materiais