Buscar

agua tratamento dureza

Prévia do material em texto

A água pode ser classificada como: Água branda 0 a 40 mg/L; Água moderada 40 a 100 mg/L; Água dura 100 a 300 mg/L; Água muito dura 300 a 500 mg/L; e Água extremamente dura Acima de 500 mg/L. 
Dados pro gráfico
Algumas das soluções para o tratamento da água dura seria a utilização de um filtro abrandador, ocorre trocas iônicas onde as resinas carregadas de íons substituem os íons dos materiais que causaram a dureza por íons de sódio.( site terra). Este filtro é uma tecnologia avançada visando o tratamento da dureza da água , segundo a CEA do Brasil “Após detectar-se o estado de dureza em que se encontra a água, é necessário aplicar um tratamento na mesma, onde diversas técnicas podem ser utilizadas, porém a mais comum é o abrandamento. Este filtro abrandador possui válvula automática que realiza os processos de filtragem, retrolavagem, regeneração e enxágue facilitando o processo. Descomplicada também é a manutenção, feita com salmoura (água e sal grosso)”.
O abrandamento da água é uma forma de tratá-la por meio de uma precipitação química e por uma troca iônica. Para que ocorra estes tratamentos utiliza-se o abrandador, este controla as doses de sal que se assim houver doses baixas pode diminuir a capacidade de abrandamento podendo haver vazamento de dureza.
 A precipitação química é um processo ao qual é adicionado cal para haver uma elevação no pH da água e aumentando a sua alcalinidade e o carbonato de sódio fornece íons de carbonato e gera a alcalinidade para então assim acontecer as reações. Este tratamento é utilizados em altos níveis de dureza, sua desvantagem é que forma-se o iodo e que deve ser retirados.
Reação:
CaO + H2O à Ca(OH)2
Ca(OH)2 + H2CO3 à CaCO3 ¯  + 2H2O
Ca (HCO3)2 + Ca(OH)2 à 2CaCO3 ¯ +H2O
Mg (HCO3)2 + Ca(OH)2 à CaCO3 ¯ + MgCO3 + 2H2O
MgCO3 + Ca(OH)2 à Mg(OH)2 ¯ + CaCO3 ¯
MgSO4 + Ca(OH)2 à Mg (OH)2 ¯ + CaSO4
CaSO4 + Na2CO3 à CaSO3 ¯ + Na2SO4
fonte:http://www.logicambiental.com.br/dureza-e-abrandamento-de-aguas/
A troca iônica faz com que a água tenha que atravessar uma resina catiônica que assim captura os íons do cálcio e do magnésio e assim há uma substituição destes íons para que tenha-se compostos não prejudiciais. Neste processo há uma melhor remoção da dureza da água, e não há a formação do iodo, mas a água deve possuir um pré- tratamento na remoção de sólidos suspensos e o material efluente na regeneração deve ser descartado de forma apropriada.
Reação:
R(-SO3Na)2 + Ca2+ à R (-SO3)2Ca + 2Na+
R(-SO3Na)2 + Mg2+ à R (-SO3)2Mg + 2Na+
 Pode haver uma saturação na resina catônica no processo de trocas iônicas, logo após as trocas deve haver uma regeneração da resina com a adição de Cloreto de Sódio.
Reação:
R(-SO3)2Ca + 2Na+ à R(-SO3Na)2 + Ca 2+
R(-SO3)2Mg + 2Na+ à R(-SO3Na)2 + Mg 2+
http://www.logicambiental.com.br/dureza-e-abrandamento-de-aguas/
https://www.terra.com.br/noticias/dino/filtro-abrandador-e-solucao-ideal-para-tratamento-da-agua-dura,79dc72e12b2454fb33ff6d0fb603127c30yb0z3d.html

Continue navegando