Buscar

NÃO INCIDÊNCIA DE ICMS EM SALVADOS E SINISTROS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NÃO INCIDÊNCIA DE ICMS EM SALVADOS E SINISTROS
PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. TRIBUTÁRIO. ICMS. SEGURADORAS. VENDA DE BENS SALVADOS DE SINISTROS. OPERAÇÃO DE SEGURO. NÃO-INCIDÊNCIA DO TRIBUTO.
1. A Primeira Seção desta Corte, ao apreciar o REsp 72.204/RJ, firmou orientação no sentido de que o ICMS não incide sobre a venda, pelas seguradoras, de bens salvados de sinistros. Tal entendimento se justifica pelo fato de que a alienação dos mencionados bens integra a operação de seguro, não configurando operação relativa à circulação de mercadoria para fins de tributação.
2. "Conforme rezam os contratos de seguro, havendo indenização total, os salvados - que não são mercadorias - passam a pertencer à companhia seguradora. Esta, além de não ser comerciante, não é alvo de nenhuma operação mercantil: apenas torna-se titular dos bens segurados, em decorrência de um evento extraordinário. É o quanto basta para que se afaste, na espécie, a incidência do ICMS" (Roque Antônio Carrazza).
APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO TRIBUTÁRIO. AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO. ICMS SOBRE VENDA FEITA POR SEGURADORA DE BENS SALVADOS DE SINISTROS. NÃO INCIDÊNCIA. REPETIÇÃO. DEVIDA. Não incide ICMS sobre a venda feita pela seguradora, de bens salvados de sinistros, observado o teor do 3º, IX, da Lei Complementar 87/96. Aplicação da Súmula vinculante nº 32 do STF. Precedentes do TJRS, STJ e STF. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. MANUTENÇÃO. Manutenção da verba honorária fixada na sentença, em atenção ao art. 20, § 4º, do CPC, remunerando adequadamente o trabalho profissional do advogado que atua no feito. PREQUESTIONAMENTO. A apresentação de questões para fins de prequestionamento não induz à resposta de todos os artigos referidos pela parte, mormente porque foram analisadas todas as questões que entendidas pertinentes para solucionar a controvérsia posta no recurso. Apelação do demandado conhecida em parte, e, no ponto, com seguimento negado. Apelação da autora provida em parte liminarmente. (Apelação Cível Nº 70054346242, Vigésima Segunda Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Carlos Eduardo Zietlow Duro, Julgado em 03/05/2013)
(TJ-RS - AC: 70054346242 RS , Relator: Carlos Eduardo Zietlow Duro, Data de Julgamento: 03/05/2013, Vigésima Segunda Câmara Cível, Data de Publicação: Diário da Justiça do dia 13/05/2013)

Outros materiais