Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO PROCESSO PENAL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:200103033362)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre as provas no Processo Penal, assinale V (verdadeiro) ou F (falso): a) ( ) A regra no Processo Penal brasileiro no que tange a interpretação das provas é o sistema do livre convencimento motivado, exceto no tribunal do júri, que adota o sistema da íntima convicção, e alguns casos específicos onde se admite o sistema da prova tarifada. b) ( ) Durante a inquirição das testemunhas as perguntas serão formuladas pelas partes diretamente às testemunhas. c) ( ) O cônjuge que presencia o outro cometer crime é obrigado a depor acerca dos fatos, ainda que outras pessoas tenham testemunhado o ocorrido, pois não é considerado parente consanguíneo em linha reta. d) ( ) São inadmissíveis as provas derivadas das ilícitas, ainda que observadas no processo fontes independentes capazes de conduzir ao fato objeto de prova, por incidência do princípio da causalidade onde a ilicitude de um ato dará causa a ilicitude dos demais atos dele decorrentes. Assinale a alternativa correta:
		
	
	V, F, F, V
	
	F, V, V, F
	
	V, F, V, F
	 
	V, V, F, F
	
	F, F, V, V
	
	
	
	2a Questão (Ref.:200103004400)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O juiz, no curso do processo, pratica inúmeros atos, seja para decidir a controvérsia entre as partes, seja para resolver questões incidentes. A respeito da sentença no processo penal, assinale a afirmativa incorreta.
		
	
	Qualquer das partes poderá, no prazo de 2 (dois) dias, pedir ao juiz que esclareça a sentença, se houver obscuridade.
	
	Na sentença absolutória, o juiz aplicará medida de segurança, se cabível.
	
	A sentença conterá a exposição sucinta da acusação e da defesa.
	 
	O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, ordenando, neste caso, que o Ministério Público adite a denúncia.
	
	Na sentença condenatória, o juiz fixará o valor mínimo para reparação dos danos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:200102963570)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a Prova, de acordo com o Código de Processo Penal, é correto afirmar:
		
	
	Considera-se fonte independente a prova que por si só seria incapaz de conduzir ao fato objeto da prova.
	
	Preclusa a decisão de desentranhamento da prova declarada inadmissível, esta não será inutilizada por decisão judicial.
	
	O juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida em contraditório judicial, podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação, ressalvadas as provas cautelares, não repetíveis e antecipadas.
	 
	O juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida em contraditório judicial, não podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação, ressalvadas as provas cautelares, não repetíveis e antecipadas.
	
	São admissíveis as provas derivadas das ilícitas quando não evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte dependente das primeiras.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:200103138931)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O Delegado de Polícia, desconfiado de que Fabiano é o líder de uma quadrilha que realiza assaltos à mão armada na região, decide, com a sua equipe, realizar uma interceptação telefônica sem autorização judicial. Durante algumas semanas, escutaram diversas conversas, por meio das quais descobriram o local onde a res furtiva era armazenada para posterior revenda. Com essa informação, o Delegado de Polícia representou pela busca e apreensão a ser realizada na residência suspeita, sendo tal diligência autorizada pelo Juízo competente. Munidos do mandado de busca e apreensão, ingressam na residência encontrando diversos objetos fruto de roubo, como joias, celulares, documentos de identidade etc., tudo conforme indicou a interceptação telefônica. Assim, Fabiano foi conduzido à Delegacia, onde se registrou a ocorrência. Acerca do caso narrado, assinale a opção correta.
		
	
	A realização da busca e apreensão é admissível, tendo em vista que houve autorização prévia do juízo competente, existindo justa causa para ajuizamento da ação penal.
	
	A realização da busca e apreensão é admissível, apesar da interceptação telefônica ter sido realizada sem autorização judicial, existindo justa causa para ajuizamento da ação penal.
	
	A realização da busca e apreensão não é admissível porque houve representação do Delegado de Polícia, não existindo justa causa para o ajuizamento da ação penal.
	 
	A realização da busca e apreensão não é admissível, pois derivou de uma interceptação telefônica ilícita, aplicando-se a teoria dos frutos da árvore envenenada, não existindo justa causa para o ajuizamento da ação penal.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:200103184059)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	((CESPE/Exame de Ordem Unificado 2009 ¿ adaptada) No contexto da produção de provas no Processo penal, analise as assertivas abaixo e assinale o quesito correspondente. I-As provas ilícitas que puderem ser obtidas pelos trâmites típicos e de praxe, próprios da investigação ou instrução criminal, podem ser admitidas no processo para beneficiar o réu ou satisfazer a pretensão punitiva do Estado. II- O juiz decidirá se realiza o interrogatório por videoconferência em razão de pedido do MP, não precisando fundamentar sua decisão. III- O exame de corpo de delito e outras perícias devem ser feitos, necessariamente, por dois peritos oficiais ou, na impossibilidade de estes o fazerem, por duas pessoas idôneas assim consideradas pelo juiz. IV- O procedimento de acareação, objeto de severas críticas por violar o princípio da dignidade da pessoa humana, foi extinto pela recente reforma do CPP.
		
	
	apenas os itens I e III estão corretos
	 
	todos os itens estão errados
	
	apenas os itens II e IV estão corretos
	
	todos os itens estão corretos.
	 
	os itens II, III e IV estão corretos e o item I está errado

Outros materiais