Buscar

Instruções ativ 3 para IVANI

Prévia do material em texto

Instruções:  Os dois textos em anexo foram publicados em 2001. Primeiro, o texto de João Gabriel Lima, "Falar e Escrever, eis a questão", foi publicado na revista Veja, trazendo a seu público uma visão específica sobre língua e linguagem. Como resposta a essa visão, o linguística Marcos Bagno publicou uma carta, comentando essa visão do jornalista e discutindo seus pressupostos. Leia os textos em anexo e, em seguida, responda ao que se pede.  Importante: procure qualificar sua resposta articulando suas ideias com as referências bibliográficas do curso, presentes na biblioteca da disciplina.
a) Explicite e compare os posicionamentos do jornalista João Gabriel Lima e do linguista Marcos Bagno a respeito do uso e do ensino de língua e linguagem.
“falar e escrever melhor” devem estar se referindo a ter uma melhor dicção e uma boa caligrafia, espero. Pois, do ponto de vista da linguística, todos os falantes utilizam para suas interações regras, regularidades, como acima se expôs frecha, blusa e pranta e, assim o fazem, sem estarem dependentes das imposições normativas, mas porque “aprenderam a variedade a que” foram expostos, e não há nada de errado com ela Conforme afirma Marcos Bagno, em sua resposta à reportagem de Lima, a mídia continua a dar as costas à investigação cientifica da linguagem, preferindo consagrar-se à divulgação e sustentação das superstições, mitos e estereótipos’ que circulam na sociedade ocidental há 3/5 mais de dois mil anos E Bagno continua, agindo dessa maneira, a imprensa acaba prejudicando, e por que não diria, menosprezando um trabalho científico, que já duros anos, o da linguística, que consiste em explicar os fenômenos da variação da nossa língua, seus dialetos e também os fatores socioeconômicos e culturais que intervém em uma comunidade de falantes. 
b) Articule esses posicionamentos com o seu próprio olhar e seus conhecimentos sobre o tema, preferencialmente utilizando os debates apresentados na disciplina.
Nesse sentido, podemos dizer que Linguagem é o meio pelo qual a expressão de ideias, anseios, sentimentos e pensamentos se concretizam. Toda comunicação ocorre por meio de uma linguagem, seja ela verbal ou não verbal, o que pressupõe a utilização de um sistema de signos linguísticos palavras gestos, expressões corporais, cores, fala e escrita, ilustrações. Além das possibilidades de linguagem verbal e não verbal, também existe a linguagem híbrida – a linguagem híbrida, nada mais é do que a junção entre a verbal e não verbal visando intensificar a mensagem durante o processo comunicativo, são exemplos de linguagem híbrida filmes quadrinhos cartuns tirinhas cartazes publicitários outros vídeo clipes, etc., mas vale lembrar, só pode ser considerada linguagem híbrida se acontecer à junção entre a linguagem verbal e não verbal. Já a língua, por sua vez, além de ser a linguagem verbal particular de uma sociedade, ou seja, o idioma falado por uma determinada sociedade consiste num conjunto específico de códigos e signos linguísticos palavras usadas sobre regras e combinações, permitindo a formulação e transmissão de mensagens entre os interlocutores. Ou seja, a língua é uma das possibilidades de linguagem, é uma linguagem verbal, pois em seu processo de comunicação faz-se o uso de signos linguísticos palavras falada ou escrita.
.	
c) Discuta as possíveis influências de cada visão na construção da identidade linguística dos sujeitos do campo. 
Tendo-se como pressuposto que a identidade é um fenômeno dinâmico e social, ou seja, ocorre por intermédio das relações Inter psicológicas, abrangendo, então, experiências sociais e modos de comunicação, o pertencimento a um grupo social com uma forma característica de linguagem é de extrema importância para a constituição do sujeito. Uma vez que o termo linguagem tem um sentido bastante amplo, a linguagem é tudo que envolve significação, que tem um valor semiótico e não se restringe apenas a uma forma de comunicação. É pela linguagem que se constitui o pensamento verbal do indivíduo. Assim, a linguagem está sempre presente no sujeito, mesmo no momento em que este não se comunica com outras pessoas. A linguagem constitui o sujeito, a forma como este recorta e percebe o mundo e a si próprio (Goldfeld, 2002; Góes, 1999; Vygotski, 1996).
 
d) Discuta as possíveis influências de cada visão sobre a língua na atuação profissional do educador do campo da área de linguagens e códigos.
Atualmente vivemos em uma sociedade com varias possibilidades sendo imprescindível o domínio do código linguístico a fim ter acesso ao lazer aspecto social e cultural e econômico. Através do Bilinguismo se espera que o sujeito surdo comunique-se fluentemente na sua língua materna língua de sinais e na língua oficial de seu país. Através da língua de sinais propicia-se o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança surda, facilitando assim o processo de aprendizagem servindo de apoio para a leitura e compreensão do mundo. A Comunicação Total defende a utilização de todos os recursos linguísticos, orais ou visuais, simultaneamente, privilegiando a comunicação, e não apenas a língua. Já o Bilinguismo acredita que o surdo deve adquirir a língua dos sinais como língua materna, com a qual poderá desenvolver-se e comunicar-se com a comunidade de surdos, e a língua oficial de seu país como segunda língua: “compreensivelmente líderes surdos, principalmente aqueles ovalizados, temem que a proposta bilíngue elimine de vez o direito do surdo em ter acesso à oralidade o que os distanciaria dos próprios pais” (SOUZA, 1996, p. 127).
 Para proporcionar uma maior orientação aos professores interessados e para utilização de recursos didáticos, foram cuidadosamente elaborados os parâmetros curriculares nacionais da educação especial, dentre os inúmeros materiais disponíveis, como dicionário bilíngue que são oferecidos pelo governo, e a utilização do intérprete em sala de aula a partir da notificação da presença de alunos deficientes na escola, CD ROM de libras, softwares educativos específicos em deficiência auditiva, livros apostilas da língua brasileira de sinais - LIBRAS.
 
 Anexo 1 - Falar e Escrever Bem - Eis a questãoFile
 Anexo 2 - Carta de Marcos BagnoFile
 Envio da ATIVIDADE IIIAssignment

Continue navegando